Comunicação
Picnic ocupará o Parque Lage em novembro no Rio
Evento que tem foco em criatividade, inovação e conhecimento será realizado entre os dias 3 e 5; Nuvem Criativa, GiG e SRCom estão envolvidas no projeto
Picnic ocupará o Parque Lage em novembro no Rio
BuscarPicnic ocupará o Parque Lage em novembro no Rio
BuscarEvento que tem foco em criatividade, inovação e conhecimento será realizado entre os dias 3 e 5; Nuvem Criativa, GiG e SRCom estão envolvidas no projeto
Teresa Levin e Teresa Levin
6 de outubro de 2016 - 13h21
Já estão definidas as datas para a primeira edição do Picnic, festival nascido em Amsterdã, no Brasil. Entre os dias 3 e 5 de novembro o evento ocupará o Parque Lage, tradicional ponto turístico do Rio de Janeiro. Com foco em criatividade, inovação e conhecimento, o Picnic é uma iniciativa da Waag Society, em parceria com o Governo da Holanda, e será realizado pela primeira vez fora da Europa, desde sua criação, em 2006. A sua vinda para o Brasil é fruto de uma parceria com a curadoria Nuvem Criativa e a rede de inteligência GiG. Com produção da SRCom, a ideia é que, até 2021, cinco edições do festival sejam realizadas por aqui.
“O Picnic é uma plataforma para pensar soluções em conjunto e propor mudanças através da criatividade. Trouxemos o festival para o Brasil com o objetivo de criar um ambiente permanente de troca de ideias, que vai muito além do evento”, explica André Eppinghaus, sócio-fundador da GiG e diretor criativo do festival. Ele acrescenta que há todo um ecossistema da economia criativa e do pensamento de inovação no Brasil que precisa ser estimulado. “Queremos compartilhar conhecimento e inspirar os empreendedores do século 21. Essa é nossa missão”, reforça.
Para isso, o Picnic Brasil 2016 reunirá especialistas brasileiros e internacionais no Parque Lage com o intuito de apresentar soluções no universo da economia criativa, influenciando a sociedade a dialogar e a formular políticas que estimulem o desenvolvimento sustentável. A expectativa dos organizadores é de que, ao longo dos três dias, o evento atraia cerca de 2.400 pessoas, impactando ainda outras três milhões. Os ingressos já estão à venda no site do festival; associados dos clubes de criação do Rio e de São Paulo terão 10% de desconto.
Além de palestras com especialistas do Brasil e do exterior, o evento contará com workshops, laboratórios, espaços para exposições (Maker Faire), apresentação de startups e um desafio para artistas, designers, hackers e programadores, conhecido como Hackers Camp. O tema da edição de estreia em solo brasileiro será “Redesenhando o Crescimento” (Redesign Growth). Para discutir esta questão, o Picnic reunirá nomes dos setores de inovação, tecnologia, criação, ciências e negócios. O objetivo é compartilhar ideias e projetos que ajudem a gerar negócios, com foco em tecnologia e processos disruptivos, através de 35 palestras, sendo 20 de especialistas internacionais. Entre eles estão nomes como Christine Gould (Thought for Food), Matthias Hollwich (Hollwich Kushner) e Mitchell Joachim (arquiteto especializado em sustentabilidade e cofundador da Terreform ONE).
“O Picnic tem a missão fundamental de acelerar mudanças sociais através da inovação. Criatividade e tecnologia são as ferramentas para essas mudanças”, explica Daniela Brayner, fundadora da Nuvem Criativa e diretora geral do festival. O público será convidado a explorar o desconhecido, sair da zona de conforto e criar colisões inesperadas. “Seremos o ponto de encontro para inspirar novas ideias, construir novos projetos e soluções de impacto. O Picnic é um convite às pessoas com o desejo de explorar como a aplicação criativa da tecnologia pode nos permitir enfrentar juntos os desafios da sociedade hoje, em constante transformação”, conclui.
Compartilhe
Veja também
Campanhas da semana: esportes e música dominam as mensagens das marcas
Havaianas chega em Paris com Sabrina Sato, enquanto Trident conta com imagens de Rita Lee e Luisa Sonza para homenagear o Rock in Rio
British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo
Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix