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Comunicação

Relevância tem relação com captação de investimentos, indica pesquisa

Levantamento da Motim revela que boa comunicação de proposta de valor é essencial para que marcam atraiam investimentos


31 de outubro de 2024 - 6h01

Marcas que comunicam bem sua proposta de valor para o mercado são mais propensas a receber investimento. É o que pensam 91% dos investidores ouvidos pela Motim para a segunda edição da Pesquisa Nacional Sobre o Impacto das Relações Públicas no Mercado de Inovação.

reputação investimento

(Crédito: Gumbariya/Shutterstock)

Ao todo, foram ouvidos 50 decisores de alocação de investimento de venture capital, corporate venture capital, private equity, entre outros.

A mesma porcentagem (91%) também acredita que a reputação e a marca pessoal dos fundadores das companhias contribuem como ativos relevantes para a decisão de direcionar investimentos para os negócios.

É por isso que, segundo a Motim, não só os fundadores, mas também a alta liderança, devem ter papel ativo na comunicação a fim de influenciar, inspirar e moldar os mercados em que operam.

De acordo com os investidores, uma empresa que investe na construção de uma reputação sólida tem maior capacidade de atingir objetivos de crescimento tanto no curto, quanto no médio e longo prazo. Do total, 31% acreditam que isso aconteça apenas no médio prazo, contra 26% no longo prazo.

Para além das rodadas de investimentos — tida por 69% como um evento no qual a divulgação de marca via imprensa e canais proprietários — aparecem cases de sucesso (64%), resultados de crescimento e faturamento (56%), lançamento de produtos (50%), entre outros.

Há também uma valorização por parte de 77% dos respondentes a presença de marcas e seus porta-vozes em palestras, paineis e debates. Já 58% afirmaram que a participação na imprensa digital, TV e podcasts é essencial.

O estudo concluiu, ainda, que o impacto do posicionamento e da força das marcas no valuation acontece nas primeiras rodadas. Para a maior parte dos entrevistados (45%), a influência é percebida a partir da series A.

Enquanto isso, 22,4% citam o momento do seed em diante; 17,2% a series B em diante; e 12,1% entendem que a influência começa a partir do pré-seed. Só 3,4% citaram a series C em diante.

 

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