Stagwell estrutura plataforma de IA para relações públicas
Com a compra da empresa alemã Unicepta, grupo quer integrar ferramentas que atuarão desde a definição da estratégia até o desenvolvimento dos materiais
Stagwell estrutura plataforma de IA para relações públicas
BuscarStagwell estrutura plataforma de IA para relações públicas
BuscarCom a compra da empresa alemã Unicepta, grupo quer integrar ferramentas que atuarão desde a definição da estratégia até o desenvolvimento dos materiais
Meio & Mensagem
24 de março de 2025 - 13h49
Em mais um movimento de aquisição, a holding de comunicação Stagwell anunciou a compra da Unicepta, companhia alemã de inteligência de mídia e análise de dados. A aquisição foi feita em dezembro, com valores não divulgados, mas somente agora o grupo decidiu que haverá aplicações para a mercado nacional. No Brasil e na América Latina, a Unicepta é liderada pela managing director, Ester Lautert.
Vinicius B. Reis, presidente do Stagwell na América Latina, e Ester Lautert, managing director da Unicepta na América Latina (Crédito: Divulgação)
Fundada em 1996, a empresa soma mais de 550 clientes, como Stellantis, Adidas, TikTok e Bayer. A Unicepta conta com uma ferramenta de inteligência artificial proprietária, a Mind, que oferece monitoramento de mídia, análise de reputação, tendências e gestão de stakeholders. Assim, a companhia fará parte da divisão de softwares e tecnologia do Stagwell.
A proposta é que, a partir de 2026, ela seja incorporada ao Prophet, plataforma da holding para profissionais de relações públicas e comunicação corporativa, que passará a operar no Brasil. Com o incremento em IA, a plataforma pretende criar e testar conteúdos para prever o interesse dos jornalistas e atuar de maneira conjunta desde a estratégia até o desenvolvimento dos materiais.
Ao longo de 2025, as ferramentas passarão por um processo de integração até a fusão completa no próximo ano. Ao todo, em 2024, o Stagwell realizou 11 M&As com destaque para a compra da agência de relações públicas brasileira PROS. Segundo o presidente do Stagwell na América Latina, Vinicius B. Reis, a proposta é manter o ritmo de aquisições neste ano.
Compartilhe
Veja também
Confiança criativa está diminuindo, indica The State of Creativity 2025
Elaborado pela Lions Advisory, relatório ressalta ela está sendo abalada pela incapacidade de desenvolver insights de qualidade e pela falta de agilidade cultural
Ana Maria Braga coloca a PPK na mesa em ação de Gino Canesten
Iniciativa é parte do movimento criado pela Droga5 para a marca estimular as mulheres a falarem abertamente sobre saúde íntima