Sustentabilidade ainda é destaque do ESG para consumidores

Buscar

Sustentabilidade ainda é destaque do ESG para consumidores

Buscar
Publicidade

Comunicação

Sustentabilidade ainda é destaque do ESG para consumidores

Estudo ESG Consumer Index, da Lew’Lara\TBWA, avalia a percepção dos consumidores sobre o tema e cria ranking com 160 marcas


9 de março de 2022 - 6h00

Percepção do público sobre o ESG ainda está concentrada nas ações relacionadas ao meio ambiente (Crédito: Troyan/shutterstock)

Nos últimos anos, o ESG, sigla que reúne os investimentos e ações de uma empresa voltados ao meio ambiente, social e governança, vem ganhando cada vez mais relevância. O ESG tem se tornado uma peça-chave não só para acionistas e investidos, mas na maneira como os consumidores percebem uma marca. Pensando nisso, a Lew’Lara\TBWA lançou o estudo “ESG Consumer Index”, com o objetivo de identificar a percepção dos consumidores a respeito das iniciativas de ESG de 160 marcas e ranqueá-las. A pesquisa foi realizada em parceria com a DCODE Consumer Insights.

Para chegar aos resultados, as companhias realizaram pesquisas qualitativas online, entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022. Os dois mil respondentes estão distribuídos proporcionalmente entre as cinco regiões do País e em cotas sociodemográficas. Já as marcas foram escolhidas arbitrariamente, de acordo com sua relevância dentro das categorias que ocupam. A Lew’Lara\TBWA destaca que a intenção da pesquisa não é promover uma avaliação ou auditoria em ESG, mas entender a percepção dos consumidores sobre o desempenho das marcas no tema.

Insights do consumidor

Com isso, a pesquisa revelou que, apesar de o ESG ser composto por três pilares, a análise do público sobre o assunto ainda está concentrada principalmente nas ações relacionadas ao meio ambiente, que corresponde ao “E” da sigla. Quando perguntados sobre quais são os fundamentos mais importantes do ESG, a maior dos entrevistados citou questões como a proteção, cuidado e revitalização do meio ambiente. A exceção, no entanto, fica com a região Sudeste que citou a responsabilidade e transparência nos negócios – governança.

Outro dado indicado pelo ESG Consumer Index é que, para os consumidores, um posicionamento de marca consistente tem mais relevância que ações isoladas no tema. Exemplo disso Natura e O Boticário estão no topo do ranking de percepção dos usuários. Por conseguinte, na divisão por categorias, beleza mantém o topo da lista, seguida por bancos, não alcoólicos, limpeza, eletrodomésticos, moda, big techs, corporate, personal care e varejo.

Confira também o que é greenwashing e como a prática pode prejudicar as empresas.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo

    British Airways usa Bridgerton em seu filme de instruções de voo

    Filme desenvolvido pelo Uncommon Creative Studio informa passageiros sobre regras de segurança com abordagem inspirada na série original da Netflix

  • Suck My Chic inaugura escritório em Paris

    Suck My Chic inaugura escritório em Paris

    Abertura começa por meio de uma parceria com o executivo Dara de Deri e marca processo de internacionalização da agência