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Comunicação

“Vale a pena comer um hambúrguer com um idoso”

VP de criação da David explica como a ideia do King Senior pode conscientizar


19 de janeiro de 2017 - 9h51

 

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Combo terá duas ofertas do Whopper para incentivar o compartilhamento de refeições na companhia dos idosos (Crédito: Divulgação)

Um combo que contem dois sanduíches, batatas e bebidas. A proposta não seria inovadora para um cardápio de uma rede de fast food se não fosse atrelada a uma regra: uma das pessoas a consumir o lanche deve, obrigatoriamente, ter mais de 70 anos.

Essa oferta, que estará disponível em todas as lanchonetes do Burger King a partir do próximo dia 25, foi desenvolvida pela agência David com o apoio do Projeto Velho Amigo – Associação de Amparo ao Idoso. A iniciativa nasceu da observação de uma situação bem comum às pessoas idosas: o isolamento social. “Quando começamos a estruturar essa ideia percebemos que, conforme a população idosa aumenta, essa questão da exclusão social vai se tornando um problema. Esse é um assunto do qual não se fala muito no Brasil e que, com o apoio da Associação, achamos que valia a pena trazer a tona”, analisa Rafael Donato, vice-presidente de criação da David.

E em que o consumo de um sanduíche pode ajudar na inclusão das pessoas mais velhas na sociedade? Segundo o criativo, a criação de um produto voltado ao público idoso é um estímulo para promover a interação familiar. “O King Senior nada mais é do que um convite para que as pessoas levem os idosos para passear, convidando-os para uma refeição no Burger King. Vale a pena comer um hamburger junto com um idoso, conversar com ele e permitir que ele desfrute de um momento descontraído. Isso é positivo tanto para ele como para os familiares e amigos, uma vez que essas pessoas tem muito a oferecer em termos de convívio social”, acredita Donato.

O King Senior ainda traz uma alusão às ofertas das redes de fast food direcionadas às crianças – que, geralmente, são acompanhadas de um brinquedo. “A embalagem do combo traz a explicação de que, ao adquiri-lo, a pessoa ganha, de brinde, a companhia. Com isso, mostramos que a presença e aquele momento compartilhado é o maior presente que as pessoas podem ganhar”, explica.

A comercialização do King Senior, no entanto, terá algumas regras. A venda do combo (que contém duas ofertas do Whopper (sanduíche, batatas-fritas e bebida) pelo preço de uma, será restrita para pessoas acima de 70 anos. Caso seja necessário, os atendentes do Burger King poderão solicitar documentos para comprovar a idade. A faixa etária da ação foi estipulada, segundo Donato, por orientação da própria entidade Projeto Velho Amigo. “As pesquisas e a própria experiência da associação comprova que, embora as pessoas com mais de 60 anos já se enquadrem na faixa dos idosos, a questão do isolamento e da exclusão social é mais comum para quem tem idade mais avançada”, pontua.

A oferta é válida para as lojas da rede em todo o Brasil. O estoque do King Senior, porém, é limitado. No dia da abertura da ação, a David irá filmar a reação dos consumidores em algumas lojas do Burger King. O material, posteriormente, será transformado em um filme, que será exibido nas redes sociais e em outras plataformas da marca.

As pretensões da agência e do Burger King, no entanto, vão além. A exemplo de iniciativas de sucesso, como Pride Whopper (em homenagem à causa LGBT) e o Whopper Sign (cuja comunicação era inclusiva para surdos e mudos), a marca e a agência planejam levar a ideia para outros mercados. “Já estamos trabalhando um alinhamento global para essa campanha, a fim de que a ideia seja levada para outros países. O case videocase terá uma versão em inglês e queremos gerar um awareness global”, conta o VP de criação.

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