WPP irá nomear Mark Read como novo CEO

Buscar

WPP irá nomear Mark Read como novo CEO

Buscar
Publicidade

Comunicação

WPP irá nomear Mark Read como novo CEO

Favorito para o posto deixado por Martin Sorrell, Read deverá ser anunciado na próxima semana como o novo líder da maior holding de comunicação do mundo


31 de agosto de 2018 - 10h29

Internamente, Mark Read é o favorito para assumir o controle dos negócios da holding (Crédito: Arthur Nobre)

O nome que mais se destaca na indústria da comunicação como o provável sucessor de Martin Sorrell no WPP deverá ser oficialmente anunciado como o novo líder da holding. COO da operação, Mark Read deverá ser nomeado nessa próxima semana como o CEO do grupo. A informação foi dada por executivos e funcionários da holding à publicação Advertising Age.

Aos 51 anos de idade, Read vem sido apontado como o favorito pela holding para assumir a posição de CEO. Algumas pessoas do grupo ouvidas pela Bloomberg recentemente apontaram diversos motivos que levam Read a ser o favorito para substituir Sorrell. Entre essas características estão o entendimento profundo de negócios e uma postura menos combativa do que a do antecessor. A expectativa é de que a holding oficialize o nome de seu nome CEO no próximo dia 4, quando apresentará os resultados financeiros do segundo trimestre do ano.

Desde a saída de Sorrell, em abril, Read assumiu o papel interino de co-COO – ao lado de Andrew Scott – e passou a maior parte das últimas três décadas dedicados aos negócios do WPP. Em entrevista concedida em junho ao Advertising Age, Read classificou a oportunidade de ocupar a liderança como co-COO como algo “incrível” e comentou sobre a possível sucessão.

“Alguém nos perguntou: o WPP precisa de um novo coração batendo? É claro que sim. Precisamos ser mais centrados e mais focados em nossos clientes. Mais focados neles do que em nós mesmos. Quando falo com os clientes, eles precisam ter um acesso mais simples a todo o WPP”, comentou, na entrevista, já dando indícios de seu estilo de gestão.

Um porta-voz do WPP disse que não haveria um anuncio oficial de sucessão até que os termos estivessem acordados entre todos, o que está previsto para acontecer agora, em setembro.

Read tomaria as rédeas do grupo em um momento complicado, no qual grande parte dos grandes anunciantes começam a adotar medidas de redução dos investimentos com publicidade e as agências começam a se deparar com a concorrência de grandes players digitais. A holding, que contém centenas de empresas de publicidade – o que a torna o maior grupo de comunicação do mundo – está sem liderança desde a conturbada saída de Sorrell, que foi alvo de investigações sobre supostos comportamentos inadequados enquanto liderava a companhia. Algumas das investigações apontam que Sorrell teria utilizado verbas do WPP para fazer pagamentos à prostitutas. O executivo negou veementemente as acusações.

O novo CEO terá, portanto, o desafio de mostrar uma conduta e visão diferente de Sorrell e retomar a confiança nos negócios do grupo. As ações da holding sofreram uma queda de 29% nos últimos dois anos. Desde a saída de Sorrell, no entanto, o valor das ações aumentou 7,6%.

Há 12 anos, Read começou a despontar como um nome forte do grupo, quando passou a ser o braço direito de Sorrell e assumiu o controle do WPP.com, divisão de agencias do grupo focadas no ambiente digital. O executivo ingressou no WPP assim que terminou a Universidade de Cambridge, primeiro atuando na área de relações com os investidores e, posteriormente, na Ogilvy & Mather. Chegou a deixar a companhia por um tempo para trabalhar na consultoria Booz Allen Hamilton e, deppis, fundou a WebRewards, empresa de inteligência de consumo que, depois, foi comprada pela Bertelsman. Read retornou ao WPP em 2002, no cargo de CEO da WPP Digital e head de estratégia da companhia.

O executivo entrou para o board do WPP em 2005 e, em 2015, tornou-se CEO global da Wunderman, uma das mais importantes marcas do grupo. Read visitou o Brasil em outubro do ano passado para acompanhar a nomeação de Pedro Reiss como novo CEO da Wunderman no Brasil. Na ocasião, a imprensa internacional já começava a especular que seu nome era o favorito como um possível substituto de Sorrell. Em entrevista ao Meio & Mensagem, na época, Read disse apenas que seu foco total era trabalhar em prol dos negócios do WPP.

Com informações da Bloomberg e do Advertising Age

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Ana Maria Braga mostra seu lado gamer em ação da Ruffles

    Ana Maria Braga mostra seu lado gamer em ação da Ruffles

    Com o posicionamento Viva essa Onda, marca busca quebrar estereótipos relacionados ao público gamer

  • Artplan abre unidade de negócios dedicada a retail media

    Artplan abre unidade de negócios dedicada a retail media

    Journey Retail Media atuará tanto com marcas que já contam com plataformas de ads como para aquelas que pretendem iniciar a exploração de captação de novas receitas como publishers