Assinar

WPP irá nomear Mark Read como novo CEO

Buscar

WPP irá nomear Mark Read como novo CEO

Buscar
Publicidade
Comunicação

WPP irá nomear Mark Read como novo CEO

Favorito para o posto deixado por Martin Sorrell, Read deverá ser anunciado na próxima semana como o novo líder da maior holding de comunicação do mundo


31 de agosto de 2018 - 10h29

Internamente, Mark Read é o favorito para assumir o controle dos negócios da holding (Crédito: Arthur Nobre)

O nome que mais se destaca na indústria da comunicação como o provável sucessor de Martin Sorrell no WPP deverá ser oficialmente anunciado como o novo líder da holding. COO da operação, Mark Read deverá ser nomeado nessa próxima semana como o CEO do grupo. A informação foi dada por executivos e funcionários da holding à publicação Advertising Age.

Aos 51 anos de idade, Read vem sido apontado como o favorito pela holding para assumir a posição de CEO. Algumas pessoas do grupo ouvidas pela Bloomberg recentemente apontaram diversos motivos que levam Read a ser o favorito para substituir Sorrell. Entre essas características estão o entendimento profundo de negócios e uma postura menos combativa do que a do antecessor. A expectativa é de que a holding oficialize o nome de seu nome CEO no próximo dia 4, quando apresentará os resultados financeiros do segundo trimestre do ano.

Desde a saída de Sorrell, em abril, Read assumiu o papel interino de co-COO – ao lado de Andrew Scott – e passou a maior parte das últimas três décadas dedicados aos negócios do WPP. Em entrevista concedida em junho ao Advertising Age, Read classificou a oportunidade de ocupar a liderança como co-COO como algo “incrível” e comentou sobre a possível sucessão.

“Alguém nos perguntou: o WPP precisa de um novo coração batendo? É claro que sim. Precisamos ser mais centrados e mais focados em nossos clientes. Mais focados neles do que em nós mesmos. Quando falo com os clientes, eles precisam ter um acesso mais simples a todo o WPP”, comentou, na entrevista, já dando indícios de seu estilo de gestão.

Um porta-voz do WPP disse que não haveria um anuncio oficial de sucessão até que os termos estivessem acordados entre todos, o que está previsto para acontecer agora, em setembro.

Read tomaria as rédeas do grupo em um momento complicado, no qual grande parte dos grandes anunciantes começam a adotar medidas de redução dos investimentos com publicidade e as agências começam a se deparar com a concorrência de grandes players digitais. A holding, que contém centenas de empresas de publicidade – o que a torna o maior grupo de comunicação do mundo – está sem liderança desde a conturbada saída de Sorrell, que foi alvo de investigações sobre supostos comportamentos inadequados enquanto liderava a companhia. Algumas das investigações apontam que Sorrell teria utilizado verbas do WPP para fazer pagamentos à prostitutas. O executivo negou veementemente as acusações.

O novo CEO terá, portanto, o desafio de mostrar uma conduta e visão diferente de Sorrell e retomar a confiança nos negócios do grupo. As ações da holding sofreram uma queda de 29% nos últimos dois anos. Desde a saída de Sorrell, no entanto, o valor das ações aumentou 7,6%.

Há 12 anos, Read começou a despontar como um nome forte do grupo, quando passou a ser o braço direito de Sorrell e assumiu o controle do WPP.com, divisão de agencias do grupo focadas no ambiente digital. O executivo ingressou no WPP assim que terminou a Universidade de Cambridge, primeiro atuando na área de relações com os investidores e, posteriormente, na Ogilvy & Mather. Chegou a deixar a companhia por um tempo para trabalhar na consultoria Booz Allen Hamilton e, deppis, fundou a WebRewards, empresa de inteligência de consumo que, depois, foi comprada pela Bertelsman. Read retornou ao WPP em 2002, no cargo de CEO da WPP Digital e head de estratégia da companhia.

O executivo entrou para o board do WPP em 2005 e, em 2015, tornou-se CEO global da Wunderman, uma das mais importantes marcas do grupo. Read visitou o Brasil em outubro do ano passado para acompanhar a nomeação de Pedro Reiss como novo CEO da Wunderman no Brasil. Na ocasião, a imprensa internacional já começava a especular que seu nome era o favorito como um possível substituto de Sorrell. Em entrevista ao Meio & Mensagem, na época, Read disse apenas que seu foco total era trabalhar em prol dos negócios do WPP.

Com informações da Bloomberg e do Advertising Age

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Britânia promove espetáculo natalino ao som de Air Fryers

    Iniciativa foi desenvolvida pela Calia Y2 Propaganda e Marketing e conta com a presença do maestro João Carlos Martins

  • Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Campanhas da Semana: verão, festas e presentes

    Intimus reforça importância do conforto no Verão, enquanto McDonald’s e Multishow apostam em música para se conectar com o público