Y&R mantém conta de Casas Bahia
Via Varejo define concorrência pela maior verba da publicidade brasileira, além de Ponto Frio
Via Varejo define concorrência pela maior verba da publicidade brasileira, além de Ponto Frio
Felipe Turlao
23 de janeiro de 2014 - 8h25
Após cinco meses de concorrência, a Via Varejo define que a Y&R seguirá com a conta de Casas Bahia, a maior verba da publicidade brasileira, além de Ponto Frio.
A definição oficial por parte do Comitê Executivo da Via Varejo, que reúne os principais executivos da operação de varejo de móveis e eletrodomésticos do Grupo Pão de Açúcar, foi tomada há instantes. Participaram da disputa também Lew´Lara\TBWA, Loducca, NBS e Publicis.
Segundo o comitê, a definição pela manutenção da Y&R no atendimento se deve à aderência estratégica da agência às marcas da empresa e sua experiência no setor de varejo e consumo. Um porta-voz reforçou que as agências analisadas eram muito boas e que elas deixaram os membros do comitê impressionados.
No entanto, a experiência contou a favor da Y&R que, desta forma, mantém a posição de maior agência da publicidade brasileira. Segundo o ranking Agências e Anunciantes, Casas Bahia investiu R$ 1,3 bilhão em compra de mídia com desconto em 2012. Já Ponto Frio foi o 38º maior anunciante do País naquele ano, com R$ 154 milhões de investimento.
Pelos dados do Ibope Monitor, que considera os valores de tabela cheia divulgados pelos veículos, sem os descontos normalmente negociados por anunciantes e agências, a Unilever ultrapassou a Casas Bahia no primeiro semestre de 2013.
Há dez anos, mais exatamente em 2003, a Unilever perdeu a liderança do Agências & Anunciantes para a Casas Bahia. Por atender a conta desde 2002, a Y&R também assumiu a liderança do ranking nacional em 2003. Desde 2010, a agência concentra também a verba de Pontofrio, antes dividida entre DM9DDB e Fischer.
A Via Varejo, surgida após a fusão da Casas Bahia, da família Klein, com o Ponto Frio, do Grupo Pão de Açúcar, tem o GPA como acionista majoritário. O grupo ainda deve definir a agência que será responsável pela verba de Pão de Açúcar, que compreende bandeiras como Pão de Açúcar e Extra. O Havas havia conquistado a conta no final de dezembro, mas divergências contratuais interromperam o processo, que segue indefinido.
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