Renata Afonso deixa o comando da CNN Brasil
Executiva deixa o canal de notícias após 19 meses como CEO; o chairman executivo, João Carlos Camargo, assume a operação de forma interina, segundo comunicado
Executiva deixa o canal de notícias após 19 meses como CEO; o chairman executivo, João Carlos Camargo, assume a operação de forma interina, segundo comunicado
Bárbara Sacchitiello
21 de novembro de 2022 - 17h14
Renata Afonso deixou nesta segunda-feira, 21, o cargo de CEO da CNN Brasil. A executiva havia sido contratada pelo canal de notícias em abril de 2021, para substituir Douglas Tavolaro, um dos criadores do projeto brasileiro do veículo, que deixou a empresa um ano depois de o canal ter entrado no ar.
Segundo o comunicado da CNN Brasil, a decisão de deixar a empresa partiu da executiva e que ela considera ter encerrado um ciclo de mudanças na gestão após a cobertura das eleições presidenciais. O canal promete apresentar sua nova estrutura de comando em breve.
No comunicado, Samson Desta, vice-presidente da CNN International, diz que Renata foi uma excelente líder para a CNN Brasil, fortalecendo a reputação da rede de jornalismo premiada e baseado em fatos, e incutindo uma cultura forte. “Desejamos a Renata o melhor em sua próxima empreitada e trabalharemos com a CNN Brasil à medida que avança o sucesso de sua recente cobertura eleitoral”, destaca Desta.
Conteúdo da CNN Brasil chega ao Prime Video
“Tudo isso só foi possível por ter ao meu lado um time competente, apaixonado pelo que faz e que se agiganta nos grandes momentos. A CNN Brasil está preparada para um novo ciclo. Encerro essa etapa realizada pela oportunidade de ter vivido tudo que vivemos e pelo que conquistamos até aqui”, afirmou Renata Afonso, no comunicado.
A saída de Renata Afonso acontece cerca de 20 dias depois de o veículo de notícias ter anunciado a chegada de João Carlos Camargo como sócio e chairman do canal. Segundo a CNN, será Camargo que ficará encarregado, de maneira interina, de despachar diretamente com os executivos da casa até que a empresa apresenta sua nova estrutura de comando.
O executivo chegou para substituir o empresário Rubens Menin, investidor do projeto da CNN Brasil, como presidente executivo do Conselho. Menin, contudo, permanece como acionista majoritário.
Não ficou claro no comunicado interno distribuído pelo canal na ocasião da chegada de Camargo se Renata Afonso seria subordinada ao novo chairman.
Os 19 meses em que Renata ficou à frente da CNN Brasil foram marcados por uma reformulação da estrutura do canal e pela criação de outros pilares de negócios, como a CNN Soft, área dedicada à produção de conteúdo não-factual.
Em entrevista dada ao Meio & Mensagem em junho de 2022, Renata fez uma analogia ao agronegócio para explicar sua primeira fase de gestão, dizendo que o primeiro ano havia sido utilizado para “preparar o solo” e que, agora, o veículo estaria em fase de colher os resultados.
“Foi uma gestão super desafiadora. A CNN Brasil é uma empresa que tem só dois anos e, quando entrei, os alicerces da gestão interna ainda eram muito frágeis. Nesse período, conseguimos avanços em várias áreas. Internamente, criamos toda a parte de governança, compliance e de processos. Readequamos toda a empesa para receber um projeto importante de cultura, com retenção de talentos e o desenvolvimento de uma cultura própria. Como aqui dentro temos pessoas que vieram de diversos veículos, cada um traz uma cultura diferente e, com a pandemia, não havia ainda dado tempo de construir uma cultura única. Fazendo uma analogia com o agronegócio, posso dizer que nesse primeiro ano preparamos o solo, plantamos e, agora, estamos esperando os resultados”, declarou a então CEO do canal, na época.
Antes de ingressar na CNN Brasil, Renata atuou por 14 anos na TV Tem, afiliada da TV Globo no Estado de São Paulo, chegando a assumir a liderança de toda a operação. Na carreira, também passou por HBO, RedeTV e Band.
Compartilhe
Veja também
Artplan reforça times de criação e conteúdo com 22 contratações
Agência anuncia contratações de 22 profissionais em posições estratégicas para o escritório de São Paulo
Fast Tennis contrata head de marketing
Durante sua trajetória, Natália Santos liderou projetos em empresas como DonaldBet, Evermart, Group Software e Revista Encontro