Smart Money Ventures lança mentoria para startups com finalidade social

Buscar
Meio e Mensagem – Marketing, Mídia e Comunicação

Smart Money Ventures lança mentoria para startups com finalidade social

Buscar
Publicidade

Notícias

Smart Money Ventures lança mentoria para startups com finalidade social

Estão aptos a se inscrever para participar da mentoria Smart Money Ventures quaisquer perfis - alunos ainda em graduação, jovens com idéias ainda carentes de formatação, empreendedores com produtos ainda em ideação ou desenvolvimento, e até mesmo empreendedores sendo acelerados ou com startups já tracionando.


10 de junho de 2020 - 9h38

 

O Smart Money Ventures, veículo de investimento de Fábio Póvoa e César Bertini – acaba de criar a Mentoria Smart Money, primeiro programa do gênero a unir orientação sólida e fundamentada a startups, com um componente de impacto social.

Caso aprovada para receber a mentoria, a startup deverá fazer uma doação de R$ 199,00 para instituições de caridade de sua preferência por meio da plataforma Doare .

Estão aptos a se inscrever para participar da mentoria Smart Money Ventures quaisquer perfis – alunos ainda em graduação, jovens com idéias ainda carentes de formatação, empreendedores com produtos ainda em ideação ou desenvolvimento, e até mesmo empreendedores sendo acelerados ou com startups já tracionando. Para empresas em estágio de crescimento, que contam com produtos definidos, clientes ativos e que já geram receita, é fundamental que alguns materiais básicos, tais como a apresentação para investidores ( pitch dech) e planilhas com os principais números do negócio, sejam enviadas para análise pelosmentores de forma prévia.

De acordo com Fábio Póvoa, que foi um dos dois fundadores da Movile – “unicórnio” brasileiro edetentor de marcas como iFood, PlayKids e Sympla – além de ter uma componente social de apoio a organizações não governamentais, a mentoria foi pensada para oferecer não apenas dicas, mas interação real, com insights e críticas, que propiciem crescimento e capacitação real para os empreendedores – a essência do que se convenciona chamar de smart money .

“Percebemos que o termo ‘mentoria’ acabou se tornando mal visto entre empreendedores, sinônimo de ‘pitaco de graça’, ou desculpa ‘humilde’ para conseguir acessar e se conectar com investidores. Isso acontece porque, em geral, as seções de mentoria não costumam ter o engajamento dos mentores, e o resultado são ensinamentos genéricos que, muitas vezes, mais atrapalham do que ajudam.

Queremos trazer uma experiência diferente de interação aprofundada com potenciais e atuais empreendedores”, explica Póvoa.

Ele ressalta que a ideia do programa de mentoria da Smart Money Ventures nasceu de sugestões dadas pelos founders das startups que integram o próprio portfólio de investidas.

“Nossos empreendedores ressaltam o valor que agregamos durante a análise da startup, e principalmente após a rodada, vai muito além do capital. Durante a gestão cotidiana do portfólio, sempre nos dizem que seria muito rico se outros empreendedores também pudessem passar por uma experiência análoga. Daí veio a idéia de criarmos a mentoria como uma experiência real de interação prática, com análise prévia de materiais e debate em cima de perguntas e dúvidas postadas pelos empreendedores que se candidatam”.

Fábio ressalta, ainda, um importante aspecto pedagógico da iniciativa. “A experiência que tive em diversas interações indica que que a esmagadora maioria de empreendedores que buscam mentoria, na verdade, precisam mesmo de capacitação”. Os empreendedores que aplicarem terão também indicações de leituras, ferramentas, melhores práticas e outras referências que já direcionem e respondam suas dúvidas.

Papo reto

O programa da mentoria em si contemplará interações via Zoom, de 45 minutos, entre empreendedores e os sócios Smart Money Ventures. Segundo Cesar Bertini, “a mentoria contemplará, em boa medida, uma dose de ‘papo reto’, com críticas construtivas e questionamentos feitos em cima dos materiais (pitch e planilhas), exatamente como fazemos quando analisamos uma oportunidade”.

As perguntas mais frequentes enviadas serão também trabalhadas no conteúdo a ser gerado no blog Smart Money Ventures, e também nos cursos de capacitação de empreendedores de Founders.Education, edtech do portfólio Smart Money. “Queremos gerar conteúdo e orientações práticas a partir das questões reais mais comuns enviadas pelos empreendedores que aplicaram para serem mentorados”, completa Bertini.

O Smart Money Ventures se define como “um veículo privado de investimento em startups early stage, com preferência para aquelas que já apresentam certo nível de tração e monetização, liderando rodadas de capital semente de até R$ 4M.”

Comandada por Fábio Póvoa – cofundador da Movile e professor da Unicamp, com MBA pela Universidade de Berkeley, na Califórnia -, e Cesar Bertini, um dos precursores em provedores de internet no Brasil e fundador da MC1 Technologies, sua tese de investimento engloba empresas com modelos de negócios de aplicação global em segmentos como fintech, insurtech, teched e SaaS B2B.

Entre as startups investidas por Smart Money estão Basement, Kria, Ramper, Iugu, Produttivo, Fala Universidades, Gama Academy e Worldpackers.

Para participar, as empresas podem fazer sua inscrição por meio do site www.smartmoney.ventures/mentoria/ .

Publicidade

Compartilhe

Veja também