Futuro sombrio para digitais e social media

Buscar

Comunicação

Publicidade

Futuro sombrio para digitais e social media

Estudo do Publicis Groupe com jovens aponta: maioria acha que este tipo de agência não vai existir mais

Felipe Turlao
21 de maio de 2013 - 9h50

As agências puramente voltadas a marketing digital ou de social media devem desaparecer nos próximos anos. Essa é a opinião de nada menos que 80% de entrevistados por um estudo conduzido pelo Publicis Groupe junto a 2 mil estudantes de marketing no continente europeu.

Essa geração acredita que a social media e o digital são aplicáveis a todas as funções do marketing, e não podem ser vistos como disciplinas isoladas.

Nativos digitais, 70% dos jovens ouvidos acreditam ainda que o cenário do marketing dentro de dez anos será dominado por um pensamento mais voltado a relações públicas e conteúdo.

Em relação a conteúdo, 81% apontam que ações em que as marcas se tornam publishers e criadores de seus próprios conteúdos serão dominantes. E quanto ao RP, 70% afirmam que a busca por repercussão positiva (por conquista de boa reputação e por recomendações boca a boca) será estratégia essencial para a agência responder ao briefing. Sete a cada dez entrevistados dizem que o publicitário do futuro terá que entreter, e não vender. E 90% apontam que o full service é o modelo do futuro, reunindo serviços de publicidade, direct, social, digital e RP.

Em relação às redes sociais, o Facebook é apontado como o melhor ambiente para as marcas, segundo 77% dos entrevistados. O estudo do Publicis não deixa de fazer uma provocação ao rival WPP: 40% dos estudantes não acreditam em uma frase recente de Martin Sorrell, CEO da holding britânica concorrente, de que o Twitter não é uma mídia publicitária.

Por fim, os entrevistados apontaram suas campanhas favoritas do ano passado. A mais votada, por 44% dos ouvidos, é “Red Bull Stratos”, a ação da marca que levou um homem a saltar da estratosfera e quebrar recordes como o de velocidade vertical. Também foram destacados “My Time is Now”, da Nike, e mesmo a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Londres.

Confira abaixo vídeos das ações de marketing favoritas dos jovens entrevistados:

wraps

Publicidade

Compartilhe

Comente

“Meio & Mensagem informa que não modera e tampouco apaga comentários, seja no site ou nos perfis de redes sociais. No site, quando o usuário ler a indicação Este comentário foi apagado’ significa que o próprio comentarista deletou o comentário postado. Não faz parte da política de M&M gerenciar comentários, seja para interagir, moderar ou apagar eventuais postagens do leitor. Exceções serão aplicadas a comentários que contenham palavrões e ofensas pessoais. O conteúdo de cada comentário é de única e exclusiva responsabilidade civil e penal do cadastrado.”