“Se o papa gera conflito, imagine nós”, diz Habib’s

Buscar

“Se o papa gera conflito, imagine nós”, diz Habib’s

Buscar
Publicidade

Comunicação

“Se o papa gera conflito, imagine nós”, diz Habib’s

Marca lança nesta semana duas campanhas humorísticas e irreverentes


19 de janeiro de 2017 - 11h00

 

Foto: Reprodução

Nova campanha do Ragazzo, batizada de “Delação”

O Ragazzo, restaurante da rede Habib’s, divulgou nesta semana a campanha “Delação”, inspirada no recurso da delação premiada associado à Operação Lava Jato, em uma nova investida do grupo em uma comunicação voltada a temas quentes do cenário nacional. O filme, criado pela PPM Brasil, house agency do grupo Habib’s, divulga uma promoção das coxinhas do Ragazzo, ao mostrar um homem prestando depoimento a procuradores. Ainda nesta semana, a rede lançou outro filme realizado pela Publicis, onde dois políticos relatam um “esquema” de descontos.

Embora não se posicione contra ou a favor da operação, esta não é primeira vez que as campanhas da rede tocam em pontos sensíveis de um País em crise política e econômica. Em março de 2016, durante as manifestações referentes ao impeachment de Dilma Rousseff, a marca mobilizou internautas nas redes sociais com a hashtag #fomedemudança, causando muita repercussão e até críticas, dentre as quais a de que teria sido oportunista ao abordar o assunto. Em abril, às vésperas da votação do processo que determinaria a permanência ou não da presidente, a marca lançou a campanha “Caiu!”.

Segundo André Marques, diretor de criação de criação e marketing do grupo Habib’s, a abordagem indireta de temas de interesse público, de forma bem-humorada, é uma forma de competir com outras redes de alimentação. “Temos concorrentes internacionais com investimentos de mídia muito maiores, e para competir com eles enquanto uma marca nacional, precisamos falar de assuntos que o povo está falando. O que temos a oferecer é essa agilidade para mudar campanhas e assuntos de uma hora para outra, para que a marca seja assunto e que as campanhas sejam reconhecidas”, argumenta.

 De acordo com ele, é uma característica do grupo falar sobre assuntos que estão no dia a dia das pessoas, em uma estratégia que vem desde 2015. Na época, a marca fez campanhas que tangenciavam temas como desemprego, inflação e aumento de preços. Para André, a vantagem do grupo é ter autonomia para implantar esse tipo de campanha.“Uma empresa maior com esferas de aprovação global teria dificuldade em implantar algo do tipo.  Tudo isso tem muitas consequências, já sabemos que a crítica virá e temos tudo alinhado com o jurídico e outras esferas, mas por ser uma marca com fundação 100% nacional, optamos por nos posicionar”, avalia André.

Em um momento de alta polarização, no entanto, se posicionar é um risco que muitas marcas não gostam de correr, mas o Habib’s garante que não tem a pretensão de agradar a todos. “É impossível não causar conflito. Se até o papa coloca uma mensagem no Facebook e gera conflito, imagine nós, é difícil chegar em um consenso. Toda mensagem que tem algum tipo de personalidade mais forte nunca é unânime. Buscamos aceitação da maioria, mas nunca unanimidade. A gente não quer constrangimento e problema, mas não temos medo de falar sobre o assunto”, diz Marques.

Confira a última campanha da rede:

 

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Verbo Creative Intelligence e Seven7th pretendem fechar o primeiro ano de operação com faturamento de R$ 30 milhões

  • Brian Wieser: agências full service precisam de reinvenção

    Brian Wieser: agências full service precisam de reinvenção

    No Mídia Master 2024, analista financeiro e editor do boletim informativo Madison and Wall discute crescimento das agências de mídia