Evaristo Costa vira “omão da p****” em comunicação de Omo

Buscar

Evaristo Costa vira “omão da p****” em comunicação de Omo

Buscar
Publicidade

Comunicação

Evaristo Costa vira “omão da p****” em comunicação de Omo

Marca da Unilever faz maior reformulação de produto dos últimos anos e aposta em campanha descontraída


2 de abril de 2019 - 8h07

(Crédito: reprodução/ frame da campanha)

No último domingo, 31, o público que assistia ao Domingão do Faustão, na TV Globo, se deparou no intervalo com a imagem do jornalista Evaristo Costa, ex-profissional da emissora e atualmente um influencer com mais de 10 milhões de seguidores em suas redes sociais. Ao invés de um retorno à antiga casa, no entanto, Evaristo utilizou o seu carisma para dar início a uma nova fase da marca Omo, tradicional lava roupas da Unilever. Segundo a companhia, a reformulação da linha é a maior dos últimos 24 anos de sua história no País. A maior mudança é Omo Multiação, que agora se torna Omo Lavagem Perfeita. Além do break comercial, o jornalista fez um post em suas redes sociais que mostrava o seu rosto e a frase: “É mais que Omo. É um omão da p****”.

Criada pela MullenLowe Brasil, a campanha integrada para comunicar as novidades reforça a modernização da marca e seus benefícios, principalmente o pó ultrafino de rápida dissolução, a maior capacidade de remoção de manchas e também os novos ativos que deixam o produto mais sustentável, exigindo menos água no processo de lavagem. Neste primeiro momento, seguindo uma pegada criativa mais pop, o filme principal da campanha é “Despedida”, que usa a melodia da música “Hoje”, da cantora Ludmilla. A assinatura é “O que já era OMO ficou ainda melhor”.

No ambiente digital, a campanha contará com várias ações diferenciadas, dentre elas um unboxing em realidade aumentada no site www.novoomo.com.br. Além de novos filmes com Evaristo, essa etapa também contará com a ajuda de outros influencers. Na entrevista abaixo, a diretora de marketing de Omo, Giovanna Gomes, dá mais detalhes sobre o trabalho de comunicação:

Meio & Mensagem — Como foi planejada a comunicação deste reposicionamento de Omo?
Giovanna Gomes —
Omo é uma marca reconhecida por suas credencias de inovação e modernidade e sempre acompanha de perto o dia-a-dia dos consumidores para entender a sua rotina em relação aos cuidados com as roupas e então desenvolver as melhores opções para atendê-los. O desafio de mudar o principal produto da Unilever Brasil exigiu um formato de trabalho diferente, ágil e colaborativo. A agência MullenLowe Brasil liderou o projeto, realizado por meio de uma integração feita a quatro mãos com a marca e as agências trabalhando juntos no dia-a-dia. A ideia é que a comunicação potencializasse a mudança da fórmula, utilizando todos os recursos de informação para isso: de creators, influencers e mídias tradicionais. Usamos a realidade aumentada para criar o maior movimento de unboxing do Brasil para revelar o novo OMO Lavagem Perfeita e reforçar o perfil inovador da marca. Tudo isso aliado a uma ideia criativa que é leve e conectada às pessoas. Além da MullenLowe Brasil, participaram do projeto as agências In Press Porter Novelli na estratégia de relação públicas e a Bullet, que cuida das ativações.

Qual é a pegada criativa da campanha?
Trata-se de uma campanha integrada focada no produto e em seus atributos, com caráter popular, sensorial e didático, que possibilita uma abrangência dos diversos públicos da marca. Um exemplo disso é o uso do hit “Hoje”, utilizado para apresentar os benefícios de OMO Lavagem Perfeita nas mídias tradicionais. A campanha também conta com o jornalista e influenciador Evaristo Costa em conjunto com outros artistas amados pelo Brasil, realizando ações digitais e participando de ativações para levar as inovações do novo Omo para todo o país.

O que muda e o que será preservado como ativo de marca na nova comunicação?
A comunicação da marca foi totalmente renovada, trazendo modernidade e leveza, desde as embalagens até a campanha que está no ar. Com uma abordagem mais abrangente da categoria, focada no poder de limpeza e cuidado com as roupas, e reforçando o caráter de pioneirismo da marca.

“Contamos com o Evaristo Costa para reforçar a credibilidade dos lançamentos de Omo ao longo de 2019, incluindo o seu carisma e bom humor. Falar sobre lavagem de roupas não precisa ser sério”

Quais serão as plataformas de maior destaque no planejamento de mídia?
Para este lançamento estamos explorando TV aberta, digital e mídias sociais, com foco em influenciadores para gerar conversas com objetivo de engajar o nosso público. Além disso, com estratégias de data driven marketing, entregaremos conteúdos mais personalizados para o consumidor em toda sua jornada ao longo do dia nos pontos de contato com a marca.

Por qual motivo a marca escolheu o jornalista Evaristo Costa para protagonizar a campanha?
Pensamos que para a campanha seria importante uma personalidade para agregar e reforçar toda a performance superior que oferecemos aos consumidores com o lançamento de Omo Lavagem Perfeita e ajudar a fomentar o engajamento e a conversa. O nome do Evaristo Costa surgiu naturalmente. Reconhecido por muitos por sua credibilidade e carisma, também passou por um processo de reinvenção nos últimos anos, assim como está acontecendo com Omo. Sabíamos que ele era a escolha certa para estar conosco nesse momento de renovação.

Quais são os atributos que o jornalista traz para a comunicação da marca?
Contamos com o Evaristo Costa para reforçar a credibilidade dos lançamentos de Omo ao longo de 2019, incluindo o seu carisma e bom humor. Falar sobre lavagem de roupas não precisa ser sério, então acreditamos que o tom descontraído que ele traz é o que precisamos nesse momento para atingirmos todos os brasileiros, sejam homens e mulheres de variadas faixas etárias. Ao deixar a bancada de um dos principais jornais brasileiros, aproximou o seu contato com o público, evidenciando que têm credenciais para falar sobre seus hábitos e costumes na rotina de cuidados com a casa e roupas.

*Crédito da foto no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Agência CPB muda de nome e de líderes na América do Norte

    Agência CPB muda de nome e de líderes na América do Norte

    Rede de publicidade, que pertence a Stagwell, decidiu adotar a nomenclatura de Crispin e passa a ser liderada pela CEO Maggie Malek e pelo CCO, Steve Denekas

  • Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Agências independentes se unem para formar o Midst Group

    Verbo Creative Intelligence e Seven7th pretendem fechar o primeiro ano de operação com faturamento de R$ 30 milhões