Van Pro: frustração com início de ano, mas otimismo com o restante

Buscar

Van Pro: frustração com início de ano, mas otimismo com o restante

Buscar
Publicidade

Comunicação

Van Pro: frustração com início de ano, mas otimismo com o restante

Estudo da Fenapro mostra que maioria das agências esperava mais do primeiro trimestre, mas perspectiva positiva segue alta com 2019


23 de abril de 2019 - 7h48

Primeiro trimestre do ano foi abaixo das expectativas, aponta VAN Pro (Crédito: Reprodução)

A expectativa do mercado com 2019 ainda é otimista. Apesar disso, os resultados do primeiro trimestre do ano deixaram a desejar. Quem aponta é o estudo VAN Pro (Visão de Ambiente de Negócios em Propaganda), desenvolvido a cada três meses pela Federação Nacional de Agências de Propaganda (Fenapro).

Os dados levantados pela entidade mostram que, de maneira geral, o início do ano não bateu a expectativa, exceto na região Sul, onde a performance declarada foi melhor do que a prevista — 57% das agências responderam que o começo do ano foi melhor do que o esperado. Já as regiões de maior frustração foram a Norte (75% previam que o primeiro trimestre seria melhor, mas ninguém de fato considerou melhor entre os pesquisados) e a Centro Oeste (previsão era de 46%, mas só 23% acharam de fato melhor). Nesta edição do VAN Pro, 208 agências responderam à pesquisa.

O estudo levantou ainda o cenário em relação ao número de concorrências realizadas este ano. Com exceção da região Centro Oeste (que inclui o Distrito Federal), onde observou-se uma diminuição mais significativa (40%), o número de concorrências não sofreu grandes modificações quando comparadas ao trimestre anterior. Entre os setores que se destacaram até agora no ano, também não houve alteração em relação aos últimos meses de 2018. O setor de Serviços continua em alta, seguido do Comércio e do setor Público.

Sobre a expectativa de investimento em propaganda por parte dos clientes no próximo trimestre, todas as regiões esperam uma melhora. O destaque fica por conta da região Nordeste, a mais otimista, com mais de dois terços das agências prevendo um segundo trimestre melhor que o primeiro. No Sudeste, este número é de 49%, no Sul de 53%, Centro Oeste 52%, e Norte 59%.

Apesar dos resultados dos três primeiros meses do ano, o mercado ainda tem um olhar positivo para 2019. No consolidado Brasil, o percentual de otimistas se manteve na faixa dos 70% e houve até uma queda do índice de pessimistas (de 11,3% para 8%). A região mais otimista é o Nordeste, onde 79% dos entrevistados esperam um desempenho positivo em 2019. Logo após vem Norte (75%), Centro Oeste (73%), Sul (61%) e Sudeste (54%).

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Banco Inter e Talent escalam Tatá Werneck como apresentadora de game show

    Agência estreia parceria com o anunciante em comunicação para destacar os serviços financeiros do aplicativo

  • Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Drogaria São Paulo escala Arnaldo Cezar Coelho

    Com bordão “Pode isso, Arnaldo”, campanha criada pela agência LVL apresenta serviços e cuidados oferecidos pela rede de farmácia