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Comunicação

Campanhas da semana: marcas engajam em transformação social

Conheça os trabalhos de Sesc RJ, Senac RJ, TIM, Localiza e outros


15 de outubro de 2021 - 18h27

Especialmente por conta da crise econômica advinda da pandemia da Covid-19, marcas estão mais preocupadas em causar um impacto social positivo. Destinar dinheiros para causas é uma forma de fazer isso, mas muitos anunciantes criam iniciativas ou fazem parcerias para auxiliar grupos de pessoas em diferentes áreas da vida, seja na alimentação, empregabilidade ou na prática de esportes.

Na campanha “Ninguém faz o que a gente faz”, o Sesc RJ e Senac RJ contam histórias de pessoas cujas vidas foram transformadas pelas instituições e destaca o papel de ambas no esporte, cultura, lazer, saúde, assistência e educação profissional, indicando iniciativas próprias já realizadas. A comunicação foi criado por times internos e está sendo veiculada em TV aberta, TV por assinatura, rádio, revistas, jornais e no digital. A estratégia de mídia foi desenvolvida pela Nova/sb.

A TIM firmou parceria com o aplicativo Mulheres Positivas para oferecer acesso gratuito a conteúdo sobre desenvolvimento pessoal e profissional para clientes da operadora. Na campanha de divulgação da iniciativa, Iza incentiva o uso da plataforma para mulheres de diversos tipos. Camilla de Lucas, Thelma Assis, Pequena Lo, Camila Loures, Niina Secrets, Giovana Heliodoro, Tia Má, Bielo, Cris Guerra e atletas embaixadoras da operadora participam da mensagem no digital. A campanha foi criada pela BETC Havas para TV e mídia digital.

Para celebrar o Dia do Professor, que são agentes da transformação de diversas vidas pela educação, a Mynd lançou a websérie “Lição de Mestre”, em que os influenciadores João Pedrosa, Tia Má, Luana Xavier, Ligia Mendes e Assucena contam histórias emocionantes de bastidores da profissão de educador. Os episódios são lançados ao longo do restante do mês no IGTV da Mynd.

Também no intuito de homenagear os professores, a Figtree & Co, criou o primeiro “Dicionário de Uma Palavra Só” para a Fundação Bradesco, que foi materializado no formato livro e filme. O livro foi um presente para os professores da Fundação Bradesco, mas a homenagem foi estendida a todos os professores do País: um filme de 60 segundos rodado na Fundação Bradesco do Jardim Conceição, no qual os alunos contam para a câmera, sem roteiro e com suas palavras de forma autêntica, suas definições do que é ser professor. Para o livro que chegou às mãos de cerca de 1.600 professores, crianças de mais de 40 escolas enviaram mais de 6 mil frases e desenhos, ressignificando e redefinindo a palavra professor.

Crédito: Divulgação

 

A FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos) decidiu alertar o público geral de golpes e fraudes que ocorrem no digital através de uma campanha de prevenção criada pela iD\TBWA. Com veiculação em TV aberta, por assinatura, em rádio, mídia OOH, digital e publicações em redes sociais, as peças tem paródias buscam abordar um assunto sério de forma leve. Um dos filmes, por exemplo, tem paródia da música “Pare”, de Zezé Di Camargo e Luciano. Celebridades e influenciadores também comunicarão dicas para evitar cair em golpes.

Para o lançamento de seu posicionamento como Superapp, o banco Inter destaca os produtos e serviços disponíveis dentro do mesmo ecossistema digital. Criada pela agência Criatura, a comunicação circula em TV, mídia digital, publicações em redes sociais e mídia OOH.

Celebrando o aniversário de 78 anos e promoções da data, a rede Supermercados Mundial decidiu engajar os artistas Flávia Alessandra e Otaviano Costa a criar uma dança para o aplicativo TikTok. Os vídeos foram transformados em um filme a parte com um compilado dos vídeos enviados pelo público geral.

Sabrina Sato é a protagonista da campanha do Localiza Meoo, serviço de carros por assinatura da Localiza. A apresentadora foi eleita pois, assim como a Localiza, acha importante inovar em funções e propósitos. Na campanha, ela conta sua trajetória profissional. Criada pela Artplan, a campanha tem peças para o digital, TV aberta e mídia OOH.

Além de artistas, animais de estimação de colaboradores também podem ser protagonistas. É o caso da campanha da Ciclic para o lançamento do novo plano de assistência à saúde voltado exclusivamente para pets. Cerca de 70 pets dos colaboradores da empresa fizeram parte das peças veiculada no site e redes sociais da empresa.

**Crédito da imagem no topo: Irina Devaeva/iStock

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