AdAge repercute concorrência do GPA

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AdAge repercute concorrência do GPA

Parceiro editorial do Meio & Mensagem nos Estados Unidos relata polêmica na venda da PA Publicidade


9 de setembro de 2013 - 5h56

A concorrência do Grupo Pão de Açúcar repercutiu na mídia internacional. O Advertising Age, parceiro editorial de Meio & Mensagem, publicou em sua edição desta segunda-feira, 9, uma reportagem sobre o assunto com o título "Quer a nossa conta? Compre nossa house agency". 

O AdAge afirma que o negócio, por sua dimensão e por envolver uma aquisição, está envolvendo diretamente as holdings que controlam as agências, dentre elas WPP e Publicis. O veículo tentou falar sobre o assunto com Martin Sorrell, CEO do WPP, que não comentou, e com Maurice Lévy, CEO do Publicis, que disse pretender analisar os termos da negociação para traçar sua estratégia.

Confira a reportagem abaixo:

(*) Do Advertising Age

"Quer a nossa conta? Compre nossa house agency"

O Grupo Pão de Açúcar, dono de uma rede de supermercados no Brasil, está transformando a concorrência de sua agência em uma novela: ao invés de convidar as empresas para a disputa da verba, pediu que fizessem uma oferta por sua house agency, que administra uma conta de US$ 125 milhões.

Dada à natureza financeira da concorrência – é muito mais uma aquisição do que uma concorrência por um novo negócio – diversas holdings estão profundamente envolvidas na assinatura do negócio. 

De acordo com o Meio & Mensagem, parceiro editorial do AdAge no Brasil, o Pão de Açúcar promoveu um encontro com oito agências de São Paulo, e cinco participarão da próxima fase do negócio: Young & Rubicam, do WPP; Lew’Lara\TBWA, do Omnicom; Havas; Publicis; e Africa, do Grupo ABC. Elas receberão informações confidenciais e formularão uma “proposta de negócio” para a agência PA Publicidade.

“Estamos analisando as possibilidades e vamos decidir como iremos disputar a concorrência”, disse Maurice Levy, CEO e chairman do Publicis Groupe, em um e-mail.

Martin Sorrell, CEO do WPP, se recusou a comentar. Todas as agências assinaram acordos de confidencialidade. 

A situação parece favorável para Sorrell e o WPP. No Brasil, o supermercado francês Casino agora controla o Pão de Açúcar e a Casas Bahia, a maior anunciante do Brasil, que investe US$ 730 milhões  por ano, de acordo com o DataCenter do AdAge. A conta das Casas Bahia, atualmente na Y&R, também está passando por revisão. 

Executivos afirmam que o Casino pretende estabelecer sua própria relação com as agências ao vender a house agency do Pão de Açúcar e rever os negócios das Casas Bahia.

A Y&R, do WPP, pode ficar como agência do Pão de Açúcar e das Casas Bahia, ou o supermercado pode fechar acordo com outra empresa, e a Y&R pode perder sua maior conta caso a verba das Casas Bahia também saia. Em outro cenário, a Y&R pode manter a conta das Casas Bahia, mas em termos menos favoráveis. 

Em um comunicado, o Grupo Pão de Açúcar descreveu o acordo como “um processo de consulta com agências de publicidade para assinar uma parceria estratégica com a PA Publicidade” ao invés de uma venda. A empresa não respondeu às perguntas do Ad Age. Com cerca de 250 funcionários, a PA Publicidade é tão grande ou maior que algumas das agências que podem a adquirir. 

Três agências já decidiram que este negócio não é para elas. Na semana passada, a AlmapBBDO, da Omnicom, a WMcCann, do Interpublic, e a Neogama/BBH, da Publicis, anunciaram sua saída da concorrência. 

(*) Tradução: Aline Rocha

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Leia também as reportagens e artigos do Meio & Mensagem sobre o assunto:

Casas Bahia e Ponto Frio definem concorrentes

Três agências desistem da concorrência do GPA

Editorial: I have a dream

Uma aquisição travestida de concorrência

Pão de Açúcar negocia a house PA

Casas Bahia e Ponto Frio em concorrência

Pão de Açúcar abre concorrência publicitária

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