Marketing
Omo conquista prêmio máximo do Top of Mind
Marca da Unilever levou sozinha o título “Top do Top”, que vinha sendo compartilhado entre algumas marcas nas últimas edições
Marca da Unilever levou sozinha o título “Top do Top”, que vinha sendo compartilhado entre algumas marcas nas últimas edições
Meio & Mensagem
30 de outubro de 2019 - 12h22
Na noite desta terça-feira, 29, o Datafolha e a Folha de S. Paulo divulgaram o resultado da 29ª edição do Prêmio Folha Top of Mind. A premiação avalia as marcas com melhor lembrança na mente dos consumidores em 64 segmentos.
Em 2019, a marca de sabão OMO, da Unilever, fez história segundo os organizadores do Top of Mind. Isso porque havia 20 anos que nenhuma marca leva sozinha a premiação máxima. Além disso, desde 2013 o prêmio da categoria vinha sendo dividida entre quatro vencedoras. A última fez que alguém tinha vencido o Top do Top isoladamente tinha sido a própria marca OMO.
Todo o imbróglio político dos últimos anos parece não ter afetado a percepção do consumidor quanto à Petrobras. A companhia conquistou pela quarta vez o título de “Marca que representa o Brasil”. O maior número de citações veio de homens, com maior escolaridade e renda.
Já Ypê e Natura dividiram, pelo segundo ano, o título na categoria “Preservação do Meio Ambiente”. Em “Inovação” a vencedora foi a Samsung, que também dividiu com OMO o prêmio da categoria “Confiança” (veja abaixo a lista completa de vencedores).
O Top of Mind é resultado de pesquisas realizadas pelo Datafolha em 197 municípios de todas as regiões do Brasil. Foram ouvidas 6.618 pessoas acima de 16 anos, em entrevistas realizadas de 30 de julho a 6 de agosto.
ESPECIAIS
Top do Top: Omo
Marca que representa o Brasil: Petrobras
Preservação do meio ambiente: Ypê e Natura
Inovação: Samsung
Confiança: Samsung e Omo
Performance: Samsung
Top Feminino: Risqué
Top Masculino: Pirelli
CATEGORIAS
Adoçante: Zero Cal
Aveia: Quaker
Batata palha: Elma Chips e Yoki
Cereal matinal: Kellogg’s, Nescau, Sucrilhos e Nestlé
Iogurte grego: Vigor e Danone
Leite: Ninho
Margarina: Qualy
Molho de tomate: Elefante
Pratos congelados: Sadia
Requeijão: Vigor
LIMPEZA
Detergente: Ypê
Limpador multiuso: Veja
CASA
Louças e metais sanitários: Deca
Tinta de parede: Suvinil
COMPRAS
Caneta: Bic
Loja de móveis e eletrodomésticos: Casas Bahia
Site de compras: Mercado Livre
Supermercado: Extra e Carrefour
COMUNICAÇÃO
Operadora de banda larga de internet: Vivo
Operadora de telefone celular: Vivo
Operadora de TV por assinatura: SKY
Smartphone & Tablet: Samsung
ELETROELETRÔNICO
Aparelho de TV: Samsung
Barbeador elétrico: Phillips e Gillette
Chuveiro elétrico: Lorenzetti
Ferro de passar: Black & Decker
Geladeira: Consul
Máquina de lavar: Brastemp
FINANÇAS
Aplicativo de banco: Itaú, Bradesco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal
Banco: Banco do Brasil
Cartão de crédito: Visa
Plano de Saúde: Unimed
Poupança: Caixa Econômica Federal
Seguro: Porto Seguro e Bradesco
HIGIENE & BELEZA
Absorvente feminino: Sempre Livre
Aparelho de barbear: Gillette
Camisinha: Jontex
Esmalte de unha: Risqué
Hidratante: Monange
Pasta de dente: Colgate
Protetor solar: Sundown
MEDICAMENTOS
Medicamento genérico: Medley e Neo Química
TRANSPORTE
Aplicativo de transporte: Uber
Caminhão: Mercedes-Benz
Carro: Volkswagen e Fiat
Combustível: Petrobras
Moto: Honda
Óleo lubrificante: Lubrax e Shell
Pneu: Pirelli
TURISMO
Agência de viagem: CVC
Companhia Aérea: Gol
DESTAQUES REGIONAIS
Destaque Centro-Oeste: Piracanjuba
Destaque Nordeste: Primor
Destaque Sudeste: Casas Bahia
Destaque Sul: Elefante
Destaque Norte: Deline e Líder Supermercados
Crédito da imagem no topo: Divulgação
Compartilhe
Veja também
Como dominar as conversas sobre BBB para além das ações no programa
Ao fim de cada edição, os CMOs são questionados se ainda vale a pena patrocinar a atração, considerando KPIs pragmáticos, como ROI, e costumo responder que, no marketing, é fundamental entender que tudo precisa ser visto de forma conjunta
Aumento de propaganda de bets não agrada brasileiros
Pesquisa realizada pela Orbit Data Science percebeu mudanças nos comentários online em relação a casas de apostas