Next, Now #05 – Como engajar na era da hipersegmentação

Buscar

Next, Now #05 – Como engajar na era da hipersegmentação

Buscar
Publicidade

Marketing

Next, Now #05 – Como engajar na era da hipersegmentação

Samuel Gomes, head de criação da Responsa, fala sobre a relevância da comunidade na estratégia de marketing e negócio das empresas


30 de março de 2020 - 13h00

Karina Balan e Luiz Gustavo Pacete

Cada vez mais, marcas buscam dividir consumidores em “clusters” de comportamento e interesses em comum. Não por acaso, o olhar sobre comunidades ganha relevância na estratégia de marketing e negócios das empresas, em uma análise que vai muito além dos dados demográficos. Neste episódio de Next, Now, podcast do Meio & Mensagem que trata da transformação e dos negócios sob o impacto da tecnologia, Samuel Gomes, head de criação da Responsa, fala da combinação entre curadoria humana e tecnologia na gestão de comunidades.

“Muitas marcas hoje perdem oportunidades de negócios e de aproximação com vários públicos por não irem além na compreensão de seus respectivos novos públicos e entender que eles são diferentes e que demandam formas diferentes de comunicação e abordagem”, diz Samuel. Ele reforça que, neste contexto, é importante que as empresas não ignorem a diferença demográfica e geográfica dos públicos e invistam em formas mais eficientes de falar com diferentes públicos.

“É comum que o mercado generalize a periferia, por exemplo, mas a periferia de São Paulo é diferente de Manaus, que é diferente do Rio e de outras regiões, e na medida que ocorre essa compreensão, as marcas passam a ter uma abordagem mais genuína e a terem melhores resultados em seus projetos”, diz Samuel. Ele reforça também a importância de levar a diversidade para o desenvolvimento e a concepção de tecnologias como aplicativos de compartilhamento e no modelo de operar das startups que acabam por ficar focadas nas mesmas regiões.

Escute os outros episódios do Next, Now:

Next, Now #04 – Social listening e experiência
Daniela Cachich, VP de marketing da PepsiCo, fala sobre como as marcas podem utilizar dados para combinar causas e mensagens em diferentes pontos de contato

Next, Now #03 – Os desafios das tech companies
Percival Jatobá, VP de Inovação e Soluções da Visa, fala sobre como as empresas da indústria 4.0 devem agir para se tornarem techs na maneira de pensar e atuar

Next, Now #02 – Novas métricas de influência
Inaiara Florêncio, diretora de social media da SunsetDDB, fala sobre os desafios dos criadores de conteúdo em meio a questionamentos sobre credibilidade e verdade

Next, Now #01 – Inteligência artificial na jornada de consumo
Luiz Medici, VP de Dados e IA da Vivo, fala sobre como a tecnologia já altera as dinâmicas de consumo, negócios e marketing

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    CMO global da Nestlé comenta negócio de chocolates

    Aude Gandon esteve no País uma semana antes da Páscoa e falou com exclusividade ao Meio & Mensagem, exaltando força comercial e cultural da categoria

  • Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Monange expande portfólio e ingressa no segmento de cuidados faciais

    Marca da Coty, antes restrita a produtos para o corpo, apresenta a linha Monange Facial, desenvolvida para a pele das brasileiras