Com lives e patrocínios, São João migra para o digital

Buscar

Com lives e patrocínios, São João migra para o digital

Buscar
Publicidade

Marketing

Com lives e patrocínios, São João migra para o digital

Ao lado de Brahma, Yoki, Santa Helena e O Boticário, artistas como Ivete Sangalo, Wesley Safadão e Luan Santana apostam na data para se aproximar do público


19 de junho de 2020 - 6h00

Guilherme Dantas no festival São João de Todos, do streaming Sua Música, conta com patrocínio de marcas como Seara, Engov After e Brahma (Crédito: Divulgação)

O mês de junho é, tradicionalmente, marcado pelos festejos a Santo Antônio, São João e São Pedro. Apesar da origem cristã, no Brasil, os eventos se transformaram em uma celebração multicultural que movimenta, anualmente, as indústrias da música, alimentos e marketing. Neste 2020, no entanto, a pandemia da Covid-19 inviabilizou a realização física das festas juninas. Mas, marcas e artistas estão apostando no digital para trabalhar esse ativo e levar o São João para perto do público.

Patrocinadora tradicional dos eventos juninos, a Brahma, marca de cerveja da Ambev, criou a plataforma “Vai ter São João, sim”, que reúne em um hotsite shows online, kits com Brahma e comidas típicas entregues na casa do consumidor, jogos que simulam as tradicionais brincadeiras juninas e outros conteúdos. “Nosso grande desafio vem sendo digitalizar ao máximo a experiência do São João para dentro da casa dos brasileiros”, explica Harry Racz, gerente de marketing regional de Brahma.

A vertente de shows da campanha está sendo realizada em parceria com o streaming Sua Música, que promove o festival São João de Todos. O evento online vai até o dia 30 de junho e conta com mais de 40 artistas participantes. Além da Brahma, o festival tem marcas como Engov After, Seara, Pic Pay, Kwai, Sesc, Mob Telecom e Indaiá como patrocinadoras e apoiadoras. O dinheiro arrecadado será doado para o Mesa Brasil Sesc e para o Ação da Cidadania.

Hotsite JuntosNaJunina, da Santa Helena (Crédito: Divulgação)

As comidas típicas são parte da tradição junina. De olho nisso, a Santa Helena, indústria de produtos à base de amendoim, criou o hotsite JuntosNaJunina. A página apresenta receitas, dicas de como fazer um arraial em casa, uma ferramenta para calcular a quantidade certa de quitutes e indicações de combos exclusivos com produtos da marca. “Projetamos que 60% das vendas entre os meses de junho e julho serão dos kits juninos, montados com exclusividade e que chegam em cinco opções para atender às diferentes necessidades e preferências dos consumidores”, conta Tiago Garcia Leal, gerente de marketing e inovação da Santa Helena.

Também na área de alimentos, a Yoki, marca da General Mills, colocou no ar a sua “Yokermesse”. A iniciativa online faz parte da campanha “Fica gostoso juntar, mesmo que de longe”, criada pela agência FCB Brasil, e disponibiliza brincadeiras, danças, dicas de decoração e receitas. A quadrilha, outro item tradicional das festas juninas, será realizada em uma live com a dupla Simone e Simaria, no dia 27 de junho, no Youtube. A aposta no formato de lives é uma opção para entreter e conectar o público. “É uma forma de levarmos, com segurança, um pouco de alegria em um momento tão sensível para que pessoas de qualquer canto do país possam comemorar a data juntos, mesmo que de longe de forma online, ” conta Priscila Pizano, diretora de marketing da General Mills.

O Boticário é outra marca a apostar nas lives. Nesta sexta-feira, 19, o grupo promove apresentação digital do cantor Dorgival Dantas. A marca de beleza criou uma canção especial para a festa, intitulada “Se Aprochegue São João”, que vai embalar os filmes da campanha de O Boticário para a data. A live acontece às 19 h no canal do cantor no Youtube.

Live da cantora Ivete Sangalo será realizada no sábado, 20, às 22 h (Crédito: Divulgação)

Outros artistas não ficarão de fora da celebração. Neste sábado, 20, a cantora Ivete Sangalo realiza o Arraiá da Veveta. A apresentação terá setlist temático com músicas como “Isso Aqui Tá Muito Bom”, “Asa Branca” e “Xodó”. A cantora também aproveitará a data para lançar uma nova canção. O evento terá patrocínio da Riachuelo, Britânia, Gerovital, Gtex (desinfetante Urca) e Paçoquita. Todas as doações realizadas durante a live serão revertidas para o Projeto Axé, ao Instituto de Cegos da Bahia e ao Abrigo São Gabriel.  

“Ivete sempre teve muito prazer em celebrar os festejos juninos, isso sempre foi muito marcante e muito presente em sua história. Esse ano o formato será diferente, mas ela irá celebrar o São João com todo carinho de sempre e teremos a oportunidade de as marcas estarem junto nessa celebração”, conta Fábio Almeida, empresário de Ivete. A apresentação acontece às 22 h, nas redes sociais da cantora.

Também no sábado, 20, os cantores Wesley Safadão e Luan Santana farão uma live transmitida da Vila Forró, em Campina Grande, um dos destinos disputados do São João na Paraíba. O evento terá participação dos cantores Dorgival Dantas e Raí do Saia Rodada. Com patrocinadores ainda não anunciados, a live terá doações revertidas para instituições da região.

*Crédito da foto no topo: Angela Macario/ iStock

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas