O que mudaria com Instagram e WhatsApp juntos?

Buscar

O que mudaria com Instagram e WhatsApp juntos?

Buscar
Publicidade

Mídia

O que mudaria com Instagram e WhatsApp juntos?

A integração que o Facebook estaria planejando teria impactos relacionados à segurança e também nas oportunidades de marketing


31 de janeiro de 2019 - 6h00

 

53% dos internautas que possuem uma conta no WhatsApp utilizariam a ferramenta para pagamentos e transferências (Crédito: Reprodução)

A notícia de que o Facebook estaria planejando integrar os serviços de mensagens do Instagram, WhatsApp e Messenger, publicada pelo New York Times na semana passada, passou longe de ser confirmada pela companhia. O jornal afirma, no entanto, que o plano estaria em estágio inicial e com conclusão prevista para o início de 2020.

A ideia é que os aplicativos operem de forma independente, mas apresentem estrutura unificada reunindo os 2,6 bilhões de usuários das respectivas plataformas. Outro ponto é que as três empresas incorporem a criptografia em todos os serviços. A estratégia seria manter os usuários por mais tempo na plataforma.

Mensageria é uma área de negócios estratégica para o Facebook pela possibilidade que abre em termos de oportunidades de negócios. O levantamento Panorama Mobile Time/Opinion Box, feito com 1984 brasileiros com acesso à internet, ao longo de agosto de 2018, mostrou que 53% dos internautas que possuem uma conta no WhatsApp utilizariam a ferramenta para pagamentos e transferências.

Diante deste cenário, qual impacto teria essa integração? Alexandra Avelar, country manager da Socialbakers, explica aspectos que mudariam com o Instagram, WhatsApp e Messenger integrados.

Várias interações ao mesmo tempo
A integração do WhatsApp, Instagram e Facebook Messenger, que entre eles tem mais de 2,6 bilhões de usuários, apresenta infinitas oportunidades para os profissionais de marketing interagirem com seus públicos ativos em cada aplicativo de bate-papo do Facebook por meio de uma plataforma unificada.

Formato
Especificamente para profissionais de marketing, a mudança pode apresentar novas oportunidades de publicidade no WhatsApp e nas mensagens do Instagram. Como o Instagram se tornou a plataforma mais atraente para as marcas que buscam alcançar seus usuários, os anúncios podem apresentar um novo formato atraente e altamente segmentado para marcas.

Unificação
A mudança simplificará a vida do profissional de marketing e dos usuários, o que significa que eles não precisarão manter conversas em vários aplicativos.

Segurança
O fato de Mark Zuckerberg ter ordenado que os aplicativos incorporem criptografia de ponta a ponta mostra o quão focada está a plataforma em segurança e privacidade, uma preocupação fundamental para usuários e marcas. Os usuários ficarão mais tranquilos com o fato de que eles podem conectar-se com seus entes queridos através de canais, mantendo a máxima privacidade oferecida pela criptografia.

Monopólio
Como nem tudo são flores… todas essas vantagens que fazem a junção atrativa para usuários e profissionais de marketing, também preocupa frente a proporção que a liderança do Facebook vem tomando. Protagonista absoluto, com esta integração de canais o Facebook terá ainda mais força para definir modelos e precificação em social medial.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo