As piores fake news do ano

Buscar
Publicidade

Mídia

As piores fake news do ano

World News Daily Report, pela mentira "adolescente virgem engravidou ao tomar vacina", é o vencedor da categoria Grand Fake News do The Foolitzer Prizes


26 de março de 2019 - 15h35

 

World News Daily Report é o vencedor da categoria Grand Fake News do The Foolitzer Prizes (crédito: divulgação)

Por conta da notícia falsa “adolescente virgem engravidou ao tomar vacina”, o site satírico de notícias World News Daily Report é o vencedor da categoria Grand Fake News do The Foolitzer Prizes. O resultado da premiação criada pelo portal E-farsas, que desde 2002 busca esclarecer boatos que circulam pelas redes sociais, saíram após três meses de votação e mais de 70 mil interações. O The Foolitzer Prizes reúne os maiores sites produtores de informações falsas.

“O grande desafio no combate às fake news é justamente descobrir as pessoas que estão por trás dos sites que as propagam. Muitas vezes, até os telefones e endereços que constam nas páginas são fakes”, disse Wilson Mateos, vice-presidente de criação da Leo Burnett Tailor Made, em nota. “Toda ideia por trás do prêmio é justamente expor e incomodar os autores desse tipo de notícia por todo o desserviço que eles vêm prestando à sociedade como um todo e ao jornalismo sério em particular”, adiciona.

Além da categoria Grand Fake News, o The Foolitzer Prizes escolhe as piores notícias em Política, Saúde, Entretenimento, Esporte e Conspiração. Os vencedores da premiação tiveram seus nomes espalhados com o apoio dos maiores grupos de mídia do País via mobiliários urbanos, anúncios em jornal impresso, banners na internet e avião na praia.

Confira os vencedores de cada categoria do The Foolitzer Prizes:

*Crédito da foto no topo: Scott Webb/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também