Procon questiona operadoras de TV pelo Brasileirão 2019

Buscar

Procon questiona operadoras de TV pelo Brasileirão 2019

Buscar
Publicidade

Mídia

Procon questiona operadoras de TV pelo Brasileirão 2019

Pelo fato de o Palmeiras não ter fechado acordo com o Premiere (Globosat), Fundação exige que empresas apliquem descontos na mensalidade pela ausência das partidas


4 de abril de 2019 - 18h44

Palmeiras não chegou a um acordo com o Grupo Globo e emissora não pode exibir as partidas do clube no Premiere (Crédito: Alexandre Schneider/GettyImages)

A falta de acordo entre a Globosat e o Palmeiras pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro no pay-per-view levou a Fundação Procon-SP a enviar uma notificação às operadoras de TV paga a respeito dos valores de assinaturas cobrados pelo pacote do Premiere.

Em nota publicada em seu portal nesta quinta-feira, 4, a Fundação Procon comunica que solicitou esclarecimentos às operadoras sobre o preço das mensalidades relativas à transmissão do Brasileirão 2019, que terá início no próximo dia 27.

Segundo a Fundação, a razão é o fato de a Globosat não ter entrado em acordo com o Palmeiras, o que impossibilitará o canal Premiere de exibir as partidas do clube paulista. Na visão do Procon, uma vez que a oferta do Brasileirão terá menos jogos do que nos anos anteriores – por conta da ausência das partidas do Palmeiras – as operadoras deveriam informar o consumidor a respeito e conceder um abatimento pelos jogos que não serão exibidos.

No comunicado oficial, o diretor-executivo do Procon-SP, Fernando Capez, explica que, na medida em que há um número menor de times no pacote, isso significa a diminuição na quantidade de serviço prestado e na quantidade do produto oferecido. “Isto leva a que o consumidor tenha direito a um abatimento proporcional do preço, nos termos do Artigo 19 do Código de Defesa do Consumidor. Ou, então, que ele tenha direito ao cancelamento do contrato com a restituição da quantia paga proporcionalmente”, declarou Capez.

A situação atípica dos direitos de transmissão do Brasileirão 2019 no pay-per-view começou a se desenhar há algum tempo, quando o Palmeiras e outros clubes do futebol brasileiro fecharam um contrato com a Turner (na época, com o canal Esporte Interativo) para a transmissão de seus jogos na TV paga. Pela primeira vez, a programadora exibirá 42 jogos do Brasileirão em sua grade dos canais TNT e Space.

Esses clubes negociaram com o Grupo Globo para a liberação de seus jogos na TV aberta, sendo que apenas o Palmeiras não fechou acordo. Já no pay per view, Palmeiras e Athlético Paranaense ainda não têm acordo com a Globosat.

De acordo com o Procon, as operadoras de TV tem 48 horas para apresentar as respostas para os questionamentos da Fundação. Procurada pela reportagem, a Sky respondeu que não comentará oficialmente o assunto. Já Net/Claro, Oi e VivoTV ainda não retornaram seu posicionamento.

Direitos diferentes
A definição dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro possui acordos diferentes para cada uma das janelas de mídia. Na TV aberta (Globo) apenas o Palmeiras não acertou a negociação com a emissora. Na TV paga, a Turner possui acordo com sete dos 20 clubes que disputam a série A (Palmeiras, Ceará, Bahia, Santos, Internacional, Atlhético Paranaense e Fortaleza) enquanto os outros 13 clubes (Grêmio, Atlético Mineiro, Avaí, CSA, Flamengo, São Paulo, Botafogo, Cruzeiro, Fluminense, Goiás, Chapecoense, Corinthians e Vasco) estão acordados com o SporTV. Já no Premiere, de todos os competidores da série A, apenas Palmeiras e Athlético Paranaense não chegaram a um acordo até o momento.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura