Conteúdo e opinião de usuários impulsionam compras digitais

Buscar

Conteúdo e opinião de usuários impulsionam compras digitais

Buscar
Publicidade

Mídia

Conteúdo e opinião de usuários impulsionam compras digitais

Estudo da Conversion aponta que 85,5% dos consumidores analisam avaliações de outras pessoas antes de comprar


22 de novembro de 2019 - 6h00

Crédito: Tarik Vision/ iStock

Produzir conteúdo de qualidade é o fator que mais torna uma marca inovadora para os consumidores. A afirmação é resultado de uma pesquisa realizada pela Conversion, agência digital especialista em performance estratégica. No levantamento, 64,1% dos entrevistados citaram o conteúdo como diferencial de inovação das marcas. O atributo superou o uso de tecnologias, assinalado por 48,4% dos respondentes.

Os usuários também indicaram o design de embalagem dos produtos (46,6%), sites modernos e práticos (44,6%) e a propaganda na internet (34,4%), como fatores que impulsionam a percepção de inovação. Para chegar a esses dados a agência ouviu, via internet, 395 pessoas, homens e mulheres, acima de 18 anos, de todo o Brasil.

Fonte: Conversion

Para Eduardo Yamashita, COO do Grupo GS&Gouvêa de Souza, o caminho para atender às demandas do público por conteúdo passa por compreender os pontos de dor do cliente. “Quando você entende o motivo pelo qual o consumidor está buscando um determinado produto, é possível criar uma comunicação muito mais assertiva para ele”, explica o consultor.

Propaganda e mídia
A pesquisa também abordou o nível de confiança dos usuários na propaganda de cada mídia. No ranking, o Google e outros buscadores despontam com 87,9% da confiança, enquanto 82,9% acreditam na publicidade da TV e 81,8% nas apresentadas em jornais e revistas impressos. As redes sociais em geral têm 71,9% da confiabilidade.

Fonte: Conversion

Nesse sentido, o levantamento mostra a influência de buscadores como canal de publicidade para as marcas, sendo um atributo importante na jornada de compra. Diego Ivo, CEO da Conversion, destaca a necessidade de que as empresas busquem a melhor maneira de se posicionar nesses sites para interagir com o público final. “As técnicas de SEO estão ganhando papel no branding das marcas”, diz Diego.

Experiência prévia do usuário
Outro ponto de destaque da pesquisa foi a relevância da opinião prévia dos usuários na decisão de compra. Quando perguntados sobre os critérios mais importantes para efetuar uma aquisição ou se interessar pela marca, 57,5% dos entrevistados indicaram as avaliações em sites e lojas — a indicação de amigos foi apontada por 51,4% dos usuários.

Fonte: Conversion

Na pesquisa, 85,8% dos consumidores também afirmaram que costumam analisar avaliações de outras pessoas antes de comprarem em lojas físicas. Esse movimento dá às empresas o desafio de incorporar as ferramentas de opinião e interagir com o feedback do usuário, como explica Diego. “Muitas marcas ainda não perceberam que o usuário também quer dar um feedback positivo”, afirma.

*Crédito da foto no topo: Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo