Big dos Bigs: BBB 21 tem 196 ações de marcas

Buscar

Big dos Bigs: BBB 21 tem 196 ações de marcas

Buscar
Publicidade

Mídia

Big dos Bigs: BBB 21 tem 196 ações de marcas

Durante os 100 dias de programa, além das inserções na TV, também foram feitas 537 ações entre conteúdos patrocinados nas páginas do BBB, Gshow e redes sociais


3 de maio de 2021 - 6h00

Não se pode negar que o Big dos Bigs — como a Globo chamou a 21ª edição do Big Brother Brasil — realmente bateu recordes. Com final nesta terça-feira, 4, a maior edição da história do reality, atingiu marcos inéditos em termos de ações de marca e engajamento. Ao longo do programa, que teve início em 25 de janeiro, foram realizadas 196 ações de conteúdo de 22 anunciantes nos canais lineares da Globo — TV Globo e Multishow –, recorde de todas as edições do programa. Já no digital, foram 537 ações entre conteúdos patrocinados na página do BBB no Gshow e ativações nas redes sociais oficiais do programa.

 

22 anunciantes participaram do BBB 21, sendo 11 patrocinadores (crédito: divulgação/Globo)

Além dos 11 patrocinadores da edição (Americanas, Amstel, Avon, C&A, McDonald’s, P&G, PicPay, Seara, Unilever, Above e Organact), o programa contou com outras marcas presentes em ações de conteúdo nos canais lineares da emissora, projetos de licenciamento da marca BBB e projetos criados para o ambiente digital. “Foram múltiplas oportunidades de aproveitar o engajamento gerado pelo programa em todas as telas, que foram muito bem utilizadas por agências e anunciantes em parceria com nossos times de comercialização e conteúdo, além do apoio fundamental do time do programa na criação e desenvolvimento das ações”, explica Manzar Feres, diretora de negócios integrados em publicidade da Globo.

Como aprendizado das edições anteriores, Manzar revela que a Globo reforçou seu trabalho de mensuração e avaliação das ações realizadas, agregando ainda mais inteligência à experiência dos anunciantes com o BBB. “Refinamos o olhar para os dados coletados a cada ação, extraindo informações bastante relevantes para as estratégias das marcas”, enfatiza.

Como parte desse trabalho de mensuração, pela primeira vez, a Globo utilizou o serviço Globo Tracking BBB21, que além de realizar o mapeamento dos resultados, também desenvolve uma série de pesquisas com os brasileiros, para entender quais as percepções que ficaram das marcas patrocinadoras ao final de cada ação. Em 69 dias de campos de pesquisa, foram mapeadas 108 ações de conteúdos de 26 marcas diferentes e ouvidas mais de 32 mil pessoas, das classes ABC, com mais de 16 anos.

Os dados levantados pela pesquisa mostram que 88% dos respondentes acreditam que o BBB é uma vitrine importante para as marcas, 83% alegam ter vontade de experimentar produtos/marcas consumidos pelos brothers e sisters, e três em cada quatro passam a considerar mais as marcas que veem no BBB na hora de fechar o próximo carrinho de compras. Por fim, 82% das pessoas ouvidas concordam que apenas marcas de qualidade patrocinam o reality.

Engajamento

O reality não chamou somente e atenção das marcas, mas do público também. Segundo dados do Painel Nacional de Televisão (PNT), o alcance médio diário do programa foi de 39,8 milhões de pessoas, superando a edição completa do BBB 20 em 2,9 milhões de pessoas e a do BBB 19 em 7,9 milhões de pessoas. A temporada também quebrou duas vezes o recorde de maior número de votos por minuto de toda a história do reality. O primeiro paredão de Carla Diaz, no dia 23 de março, computou mais de 2,9 milhões de votos por minuto, e o que eliminou Arthur, em 27 de abril, chegou a computar de 3,6 milhões de votos por minuto.

O sucesso de audiência do programa também foi sentido nas redes sociais. Do início do programa até o dia 27 de abril, o BBB 21 teve um aumento em seu desempenho no Twitter, com 4.557.360 usuários únicos comentando sobre o programa. Além disso, 4.078 termos únicos relacionados ao reality ficaram entre os assuntos mais comentados no Twitter, número que é 8% maior que o da edição de 2020. “Após 21 edições no ar, podemos afirmar que a grande fortaleza do BBB está em sua capacidade de mobilizar e engajar o público. É uma atração de entretenimento, um reality show, em que um grande prêmio está em jogo”, afirma diretora de negócios integrados em publicidade da Globo.

O Big Brother Brasil 21 funcionou como um espelho da sociedade que refletiu temas altamente discutidos na atualidade. Logo no início da edição deste ano, temas como exclusão, violência psicológica, racismo e homofobia marcaram o reality, culminando na desistência do ator Lucas Penteado, por não aguentar a exclusão e os julgamentos que sofreu dos demais participantes do jogo, principalmente da rapper Karol Conká. Esse fato levou à saída da cantora com 99,17% dos votos, recorde histórico do programa. Aqui fora, a rejeição em cima da rapper continuou, o que levou a marcas como Amstel e Avon a se posicionarem contra os cancelamentos e ataques à cantora. Inclusive, na semana passada, o Globoplay estreou o documentário “A vida após o tombo”, no qual Karol conta como está sua vida pós-cancelamento.

“É um jogo de personalidades plurais, diversas, assim como é a nossa sociedade. O que faz com que muitas situações e discussões reflitam exatamente questões latentes entre os brasileiros, e provoque reflexões que podem fomentar e fortalecer movimentos de conscientização e mudanças. E foi isso que vimos acontecer em vários momentos ao longo do BBB21. É claro que muitas dessas conversas entraram em pauta também entre as marcas presentes do programa. Mas, nos momentos em que isso aconteceu, entendemos que era um convite para que nossos parceiros também fizessem parte dessa trajetória conosco”, comenta Manzar.

A grande final 

Uma edição repleta de engajamento e marcas terá uma final a altura. Pela primeira vez em 21 edições, toda a transmissão do encerramento do reality show acontecerá diretamente do gramado da casa. De lá, o apresentador Tiago Leifert comandará o último programa da temporada.

Além disso, como em edições anteriores — com exceção do BBB 20, por conta da pandemia da Covid-19 –, a final contará com um show de encerramento. Neste ano, porém, o comando da festa musical será dos cantores participantes desta edição no grupo Camarote, Karol Conká, Projota, Pocah e Rodolffo, junto a seu companheiro de dupla Israel. No gramado da casa, eles se apresentarão no mesmo palco de outros artistas que passaram pela temporada.

**Crédito da imagem no topo: Divulgação/Globo

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura