Facebook mantém decisão de banir conta de Donald Trump

Buscar

Facebook mantém decisão de banir conta de Donald Trump

Buscar
Publicidade

Mídia

Facebook mantém decisão de banir conta de Donald Trump

Conselho Independente, no entanto, determina que a plataforma reveja o posicionamento daqui seis meses


5 de maio de 2021 - 16h25

Perfil de Donald Trump (Créditos: Bloomberg)

 

*Texto da Bloomberg

Donald Trump continua impedido de fazer postagens no Facebook. O Conselho Independente de Supervisão de conteúdo da empresa tomou a decisão de manter o exílio do ex-presidente da maior rede social do mundo e o deixando sem um de seus canais favoritos para alcançar apoiadores e incitar oponentes.

O conselho recomendou, também, que a plataforma volte a avaliar o assunto daqui seis meses. Além do Facebook, o ex-presidente dos Estados Unidos também continua banido do Twitter.

“Como nós declaramos em janeiro, acreditamos que nossa decisão foi necessária e certa e estamos satisfeitos que o conselho reconheceu que as circunstâncias sem precedentes justificaram a medida excepcional que tomamos”, disse o Facebook, em um post.

A companhia suspendeu a conta de Trump depois dele encorajar seus apoiadores a marcharem em frente ao Capitólio, em 6 de janeiro deste ano, como forma de tentar parar a contabilização de votos do colégio eleitoral que nomearia o atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. O banimento, originalmente, era temporário, mas depois passou a ser definitivo.

O Conselho de Revisão do Facebook argumentou que as repetidas acusações de Trump a respeito de votos fraudulentos na eleição dos Estados Unidos criaram um ambiente “onde um sério risco de violência era possível.”

“No momento dos posts de Trump, havia um claro e imediato risco prejudicial e as suas palavras de apoio àqueles envolvidos nos protestos legitimaram suas ações violentas”, escreveu o conselho. “Como presidente, o senhor Trump tem um alto nível de influência”, complementou.

O Facebook, agora, deve agir dentro de suas regras existentes, seja restaurando a conta de Trump, banindo-o permanentemente ou impondo um limite em sua suspensão, diz Michael McConnell, copresidente do conselho de revisão, em conversa com repórteres. O conselho recomenda que dentro de seis meses o Facebook revise sua conduta, deixado claro sua decisão, complementa.

As próprias políticas do Facebook não autorizam uma suspensão indefinida e usuários não podem ser deixados em um “estado de incerteza” a respeito da restauração – ou não – de suas contas, disse McConnell.

O Facebook perguntou ao conselho, um grupo independente de acadêmicos, advogados e outros profissionais, a respeito da decisão de suspender Trump e se isso deveria ser revertido. A empresa comprometeu-se a seguir as recomendações desse conselho.

O consenso, porém, foi de que, apesar da rede social ter tido uma justificativa para suspender a conta de Trump dada as sérias violações com seus posts de janeiro, mas que não é apropriado que a rede social imponha uma suspensão indefinida.

Após seis meses, o conselho aconselha que o Facebook reexamine a penalidade arbitrária e decida a penalidade apropriada. Segundo o conselho, a empresa deve balancear a penalidade contra o prospecto dos danos futuros e deve consistir dentro das regras da própria rede social. “Na aplicação de uma penalidade vaga e sem padrões e então deixando o caso para o conselho resolver, o Facebook procura evitar suas responsabilidades”, diz o conselho, adicionando que “insiste que o Facebook aplique e justifique uma penalidade definida.”

A decisão chega em um momento onde as plataformas de mídias sociais estão enfrentando um exame minucioso da forma como lidam com conteúdo político e desinformação. Trump também foi banido do Twitter em janeiro, em uma atitude que o Twitter diz ser permanente. O ex-presidente dos Estados Unidos também foi bloqueado do Snapchat, YouTube e Twitch, entre outras redes, após os protestos no Capitólio.

**Traduzido por Henrique Cesar

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Meta se une a Trope para ajudar marcas a se comunicarem com a geração Z

    Consultoria e big tech criam solução voltada aos Reels que visa auxiliar nos insights, criação e produção de conteúdo por creators

  • Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Elon Musk X STF: quais os efeitos da polêmica para os anunciantes?

    Profissionais de mídia avaliam a delicada situação das marcas que utilizam o X como plataforma de conexão com seu público-alvo