Fundador da ByteDance, dona do TikTok, deixa presidência

Buscar

Mídia

Publicidade

Fundador da ByteDance, dona do TikTok, deixa presidência

Executivo afirmou não ter as habilidades ideais para um líder e será substituído por Liang Rubo, atual chefe de recursos humanos da companhia


20 de maio de 2021 - 14h19

Há menos de um mês Shouzi Chew, ex-diretor financeiro da matriz, assumiu como presidente-executivo do TikTok (Crédito: Solen Feyissa/Unsplash)

Em um memorando aos funcionários nesta quinta-feira, 20, Zhang Yiming fundador da ByteDance, anunciou que deixará o cargo de presidente da empresa. O executivo, no entanto, continuará como presidente do conselho da companhia que é dona do TikTok. Aos 38 anos, o empresário afirmou não ser social e não ter as habilidades ideais para um líder. Ele também disse que, agora, terá um impacto maior em iniciativas de longo prazo.

O cargo será ocupado por Liang Rubo, atual chefe de recursos humanos da ByteDance, que foi colega de quarto de Zhang na faculdade. Na declaração, ele informou que assumirá uma “posição-chave” na área estratégica da companhia no final do ano. O executivo detém de 20% a 30% da ByteDance e mais de 50% dos direitos de voto da empresa.

Essa é a principal mudança na gestão da chinesa desde seu lançamento, em 2012. Já em seu aplicativo TikTok, Shouzi Chew, ex-diretor financeiro da matriz, assumiu como presidente-executivo há menos de um mês. As mudanças ocorrem no momento em que cresce o escrutínio dos órgãos reguladores chineses com a relação as grandes empresas de tecnologia. O Alibaba, por exemplo, foi multado em US$ 2,8 bilhões por práticas anticompetitivas.

*Crédito da foto no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe