Fundador da ByteDance, dona do TikTok, deixa presidência

Buscar

Fundador da ByteDance, dona do TikTok, deixa presidência

Buscar
Publicidade

Mídia

Fundador da ByteDance, dona do TikTok, deixa presidência

Executivo afirmou não ter as habilidades ideais para um líder e será substituído por Liang Rubo, atual chefe de recursos humanos da companhia


20 de maio de 2021 - 14h19

Há menos de um mês Shouzi Chew, ex-diretor financeiro da matriz, assumiu como presidente-executivo do TikTok (Crédito: Solen Feyissa/Unsplash)

Em um memorando aos funcionários nesta quinta-feira, 20, Zhang Yiming fundador da ByteDance, anunciou que deixará o cargo de presidente da empresa. O executivo, no entanto, continuará como presidente do conselho da companhia que é dona do TikTok. Aos 38 anos, o empresário afirmou não ser social e não ter as habilidades ideais para um líder. Ele também disse que, agora, terá um impacto maior em iniciativas de longo prazo.

O cargo será ocupado por Liang Rubo, atual chefe de recursos humanos da ByteDance, que foi colega de quarto de Zhang na faculdade. Na declaração, ele informou que assumirá uma “posição-chave” na área estratégica da companhia no final do ano. O executivo detém de 20% a 30% da ByteDance e mais de 50% dos direitos de voto da empresa.

Essa é a principal mudança na gestão da chinesa desde seu lançamento, em 2012. Já em seu aplicativo TikTok, Shouzi Chew, ex-diretor financeiro da matriz, assumiu como presidente-executivo há menos de um mês. As mudanças ocorrem no momento em que cresce o escrutínio dos órgãos reguladores chineses com a relação as grandes empresas de tecnologia. O Alibaba, por exemplo, foi multado em US$ 2,8 bilhões por práticas anticompetitivas.

*Crédito da foto no topo: Reprodução

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    BBB 24: Chevrolet é a marca mais mencionada na 15ª semana

    Chevrolet, Seara, Oi Fibra, iFood e Centrum integram o top cinco das marcas mais mencionadas na última semana do BBB 24

  • SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    SporTV, Premiere, Band: veja quem transmitirá a Série B do Campeonato Brasileiro

    Competição de futebol estará disponível no formato multiplataforma, com TV aberta e por assinatura, pay-per-view e digital