Meio & Mensagem apresenta nova marca

Buscar
Publicidade

Mídia

Meio & Mensagem apresenta nova marca

Ao chegar à edição de número 2.000, semanal lança rebranding, criado em parceria com Ana Couto, e atualiza projeto gráfico para unificar presença multiplataforma


7 de março de 2022 - 6h00

“&” ressurge com mais personalidade e como elemento identificador visual (crédito: Ana Couto)

Nesta segunda-feira, 7, a versão impressa de Meio & Mensagem atinge o número histórico de 2.000 edições. Fundado em 1978, o veículo especializado em comunicação, marketing e mídia aproveita o ensejo para apresentar sua nova marca. O projeto, desenvolvido em parceria com a Ana Couto, teve como ponto de partida a evolução de Meio & Mensagem como negócio e a identificação da necessidade de reposicionar a marca para que todos os seus públicos percebessem as transformações realizadas de 2010 para cá.

Desde o surgimento com o jornal impresso, inicialmente quinzenal e, depois, semanal — num formato diferenciado que se tornou uma marca registrada —, Meio & Mensagem ampliou o número de plataformas em que está presente. A empresa também investiu na realização de premiações (Caboré, Effie Awards e Women To Watch), eventos de conteúdo (Maximídia e ProXXIma), encontros de relacionamento e compartilhamento de conhecimento (Mídia Master Brasil, Marketing Network Brasil, Marketing Network Internacional e Marketing Network Knowledge), além da publicação de notícias e análises no digital e da produção de conteúdo em podcasts, distribuídos por agregadores de áudio, vídeos, publicados em seu portal e nos canais oficiais nas principais redes sociais, e webinars.

Capa da edição 2000: nova marca está alinhada ao modelo multiplataforma (crédito: arte M&M)

Para desenhar a nova marca, a equipe da Ana Couto, que atuou de forma cocriativa com o time executivo de Meio & Mensagem, conversou com líderes, parceiros estratégicos de clientes, agências e profissionais de marketing. Essa investigação levou a conclusões que embasaram a construção da plataforma de branding, “que é o código genético da marca, onde encontramos o propósito de Meio & Mensagem e definimos quem a marca é (personalidade), o que ela faz (proposta de valor e experiência) e como ela fala (posicionamento e tagline)”, explica Fernanda Galluzzi, sócia vice-presidente executiva da Ana Couto.

O projeto gráfico anterior é de 2010 e, de lá para cá, segundo Marcelo de Salles Gomes, presidente de Meio & Mensagem, o digital cresceu muito. “Ampliamos a presença da marca, com podcast, webinar, vídeos, e novos eventos foram lançados. Chegou a hora de entendermos a organização da marca para que todas as plataformas possam beber um pouco do que é Meio & Mensagem e também alimentar a marca. Quando falamos de Meio & Mensagem, não tem que vir à lembrança das pessoas somente o jornal impresso, mas toda essa presença multiplataforma. Buscamos entender qual é o propósito dessa marca, qual é a linguagem e o tom numa conversa. Propósito não se inventa, você tem que descobrir e, ao perguntar o que o mercado perderia se Meio & Mensagem não existisse, descobrimos que perderia a conexão, além da informação”, conta Marcelo.

Credibilidade, seriedade e relevância são valores associados ao Meio & Mensagem impresso e a nova marca resgata a versão que originou o jornal, transformando-a para o atual momento da em presa, consolidada como um hub multiplataforma de conexão da indústria de comunicação, marketing e mídia. Além disso, o “&” que era muito característico no início e que, ao longo do tempo, foi se tornando mais comum, ressurge com mais personalidade e como elemento identificador visual de Meio & Mensagem. Com a estreia da marca, o veículo adota a tagline “Informa, inspira e conecta”.

A nova estrutura de arquitetura de marcas é baseada no modelo de endosso. Assim, Meio & Mensagem dá espaço para as marcas de eventos, premiações e podcasts desenvolverem sua proposta de valor, equities visuais e verbais próprios, enquanto cumpre o papel de credenciadora. “A marca chancela tais iniciativas como sendo dela, com foco estendido de atuação. A lógica que devemos ter em mente é sempre essa: as demais marcas existem com objetivos, propostas de valor e territórios específicos, porém, respondem a um ecossistema maior, o de Meio & Mensagem”, salienta Fernanda. Para dar unidade ao portfólio, as logomarcas dos eventos foram atualizadas, seguindo a ampla paleta de cores desenvolvida pela agência, e assumiram a assinatura M&M.

Junto com a nova marca, Meio & Mensagem atualiza seu projeto gráfico, trabalho desenvolvido pela equipe de arte interna da empresa. Em linha com as diretrizes do trabalho da Ana Couto, a nova paleta de cores estará presente na edição semanal (nas versões impressa, para aplicativo mobile e para acesso via acervo do site), nas plataformas digitais (portal www.meioemensagem.com.br, sites dos eventos, projetos especiais e canais das marcas nas principais redes sociais), nos conteúdos audiovisuais (podcasts, vídeos e webinars) e na comunicação visual dos eventos.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    BBB 25 receberá apenas inscrições em duplas

    Globo anuncia que as inscrições para a temporada do reality no próximo ano serão feitas apenas por duas pessoas que tenham um laço afetivo

  • Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Disney une Disney+ e Star+ em um só streaming em junho

    Nova plataforma terá seções das marcas Disney, Pixar, Marvel, Star Wars e National Geographic, além de novos planos de assinatura