Einstein documenta a pandemia de Covid em produção no Globoplay

Buscar

Einstein documenta a pandemia de Covid em produção no Globoplay

Buscar
Publicidade

Mídia

Einstein documenta a pandemia de Covid em produção no Globoplay

Projeto de conteúdo da organização foi realizado em parceria com a Vbrand e CineGroup e retrata o período de emergência sanitária causada pela Covid-19


5 de agosto de 2022 - 12h14

Documentário mostra as consequências e as respostas do sistema de saúde à pandemia de Covid-19 (Crédito: Reprodução)

Estreou na Globoplay nesta quinta-feira, 4, o documentário Retratos de uma Pandemia: Na linha de frente do combate à covid-19, produto do Albert Einstein, que retrata a emergência sanitária e de saúde causada pela pandemia de Covid-19. O vírus que foi identificado pela primeira vez no Brasil em fevereiro de 2020, pelo Einstein, gerou inúmeras consequências e exigiu uma resposta rápida do sistema de saúde nacional.

Todos os aspectos foram documentados pela organização no período de fevereiro de 2020 e abril de 2022, em 70 diárias de gravação. A equipe de produção, que contou com profissionais da Vbrand e CineGroup que deram vida ao material, e as filmagens que foram realizadas pela própria empresa nas unidades Einstein do Morumbi, em São Paulo, e em Goiânia, além das unidades da rede pública no M’Boi Mirim e Vila Santa Catarina, a UPA Campo Limpo, além do hospital de campanha montado no estádio do Pacaembu, que são administrados.

A diretora de Comunicação do Einstein, Debora Pratali, diz que, assim que o primeiro caso foi descoberto, e acompanhando os relatos que vinham de países como China e Itália – que sofreram muito com a abrangência do vírus – a organização  decidiu que seria importante documentar os esforços e aprendizados de tudo que aconteceria daí para frente. “O que a gente quer é que as futuras gerações tenham acesso a esse material e vejam o que aconteceu do ponto de vista dos profissionais de saúde”, reforça.

Por isso, a equipe focou em contar histórias dos profissionais de saúde que atuaram na linha de frente durante os picos da doença e em como esses esforços afetaram as suas vidas pessoais. Além disso, a conscientização sobre a doença faz parte do viés do documentário.

Nesse aspecto, a jornalista do time de comunicação do Einstein e coordenadora de conteúdo da série Retratos de Uma Pandemia, Fabiana Cambricoli, comenta que durante a curadoria, o intuito da equipe foi tratar cada face do que a Covid desencadeou para a saúde da população, reforçando pontos sobre distanciamento de entes queridos, fake news, saúde mental em declínio, sofrimento, morte, cuidado, esperança, humanização, ciência, vacinas, novas variantes. “Conseguimos contemplar cada face da pandemia, sempre com a responsabilidade de que as imagens e as histórias captadas estivessem no lugar certo e no contexto certo”, explica.

Para a composição da narrativa, o Einstein contou com a presença de profissionais que trabalharam na linha de frente e figuras que foram fundamentais durante o processo, com nomes como Margareth Dalcolmo, Gonzalo Vecina, Preto Zezé, Luiza Trajano, entre outros grandes nomes. “Nosso objetivo é fazer com que os profissionais de saúde se identifiquem nessas imagens e se sintam reconhecidos e valorizados por sua atuação”, sentencia Debora.

Assista ao trailer:

Publicidade

Compartilhe

Veja também