Assinar

Como a Copa do Mundo influencia as compras dos brasileiros?

Buscar

Como a Copa do Mundo influencia as compras dos brasileiros?

Buscar
Publicidade
Mídia

Como a Copa do Mundo influencia as compras dos brasileiros?

Pesquisa do Google destaca quais categorias tendem a ser mais procuradas antes, durante e depois do período dos jogos


29 de agosto de 2022 - 12h28

Além de mobilizar os brasileiros para torcer por mais uma conquista da seleção, a Copa do Mundo costuma ter, também, muitos efeitos para a economia e negócios. Neste ano, em que a competição de seleções acontecerá mais perto do fim do ano, a expectativa de movimentação de negócios tende a ser ainda maior, já que o evento coincidirá com a Black Friday, período que já se tornou uma das datas comerciais mais importantes do País.

Copa do Mundo influencia consumo de produtos

(Crédito: MarcusVDT/Shutterstock)

Para entender como a Copa do Mundo tende a influenciar as intenções de compra dos brasileiros neste ano, o Google fez uma pesquisa que procurou mapear as expectativas em relação ao evento e de que maneira as intenções de compra se distribuem no período pré, durante e pós Copa.

Uma das percepções extraídas da pesquisa é que os brasileiros parecem estar otimistas em relação aos eventos do fim do ano. Entre as pessoas avaliadas pela pesquisa do Google, 86% disseram que pretendem acompanhar a Copa do Mundo. E o interesse em relação à competição é maior do que era há quatro anos: no geral, o interesse pelo Mundial do Catar é 47% maior do que era, em 2018, o interesse pela Copa da Rússia.

“Existe uma certa demanda reprimida pela Copa, pelo fato de ser no segundo semestre, ou seja, mais tarde do que estamos acostumados, e também por acontecer no momento pós-pandemia. A Copa acaba trazendo uma ideia de a vida retomando o ritmo normal”, analisa Gleidys Salvanha, diretora de negócios de varejo do Google Brasil.

Momentos de consumo

Para entender melhor as intenções de compras dos brasileiros nesse período – e também as categorias que devem ter melhor performance na época da competição entre as seleções – o Google estabeleceu cinco momentos diferentes de consumo que, na visão da companhia, representam comportamentos aos quais a indústria deve se atentar.

Preparando a Casa

O primeiro deles, chamado de “Preparando a Casa”, diz respeito sobretudo à comercialização de produtos eletrônicos, que tende a acontecer bem antes da Copa. Gleidys explica que é natural que as pessoas usem o Mundial como um momento para trocar a televisão ou outro equipamento eletrônico. Esse tipo de compra, geralmente é precedido por pesquisas de preços, que têm início ainda no primeiro semestre e seguem em alta até outubro.

O Google identificou que, nessa categoria, além dos aparelhos de TV, também estão aparelhos de som, eletrodomésticos e eletroportáteis, celulares, computadores e móveis.

Entrando no clima e se preparando para a festa

Outra etapa mapeada pelo Google, e classificada como “Entrando no Clima”, diz respeito aquelas aquelas compras que tendem a se concentrar de julho até o início da Copa, em novembro. Nessa categoria, entram, por exemplo, planos de internet, camisas da seleção e artigos esportivos.

Outro momento de consumo foi classificado pelo Google como “Se preparando para a festa”, que compreende o mês de início da Copa (novembro) e, geralmente, envolve itens que serão usados para acompanhar os jogos, como objetivos de decoração, bandeiras do Brasil e roupas ou acessórios.

Celebrando

Assim que a Copa começa, dois segmentos tendem a crescer: alimentos e bebidas. A diretora de varejo do Google explica que, como geralmente os brasileiros têm o costume de se reunir para ver os jogos com familiares e amigos, é comum abastecer a geladeira com bebidas, comidas e petiscos que serão consumidos durante os jogos.

E os anunciantes?

Gleidys Salvanha destaca, para os anunciantes, essas informações são importantes para ajudar no planejamento das ações publicitárias. “É importante entender quais categorias tendem a despertar mais ou menos interesse para que as marcas possam se preparar. Acreditamos que, neste ano, por conta a Black Friday, a tendência é que os anunciantes antecipem seus investimentos comerciais que, nos anos anteriores, eram geralmente concentrados no fim de semana da Black Friday”, explica a executiva.

No geral, a diretora do Google é otimista em relação aos negócios que devem ser gerados no fim do ano, sobretudo pelo fato de os dois anos de pandemia terem acelerado o comportamento digital e a compra online. O que ela acredita, no entanto, é que prevalecerá o hábito de os consumidores pesquisarem bastante produtos e preços antes de, de fato, dar o clique final na compra. “Como todas as lojas estão abertas e há esse maior comportamento digital, há um volume maior de oferta, o que traz um desafio. Os consumidores estão visitando mais sites e lojas, buscando preços e procurando muitas informações no Google antes de fazer compras. Nossa pesquisa apontou que 44% das pessoas mudaram de marca nesse período. Então, os anunciantes precisam estar preparados para esse consumidor mais atento e mais digitalizado”, destaca Gleidys.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Globo tem 16 marcas nas transmissões da Copa do Mundo de Clubes

    Empresa de mídia fechou 22 cotas para as exibições na TV aberta e por assinatura de todas as partidas do torneio

  • Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Google seleciona veículos brasileiros para jornada de IA

    Meio & Mensagem está entre os veículos selecionados que participarão de sessões ao vivo, mentorias e avaliação da FT Strategies