Mídia
Corinthians e São Paulo dominam Brasileirão
Mudança na negociação dos direitos de transmissão da TV Globo ampliou a quantidade dos jogos dos clubes paulistas no campeonato de 2012
Mudança na negociação dos direitos de transmissão da TV Globo ampliou a quantidade dos jogos dos clubes paulistas no campeonato de 2012
Bárbara Sacchitiello
20 de abril de 2012 - 10h18
Há um ano, os grandes clubes do futebol brasileiro, a Globo, a Record, a RedeTV e o Clube dos 13 estavam envolvidos em um longo e tumultuado imbróglio pela aquisição dos direitos de transmissão da série A do Campeonato Brasileiro nas temporada de 2012, 2013 e 2014.
Agora, meses depois de ter ficado claro que a força da Rede Globo foi capaz de fazer com que os clubes desertassem de sua própria entidade (o Clube dos 13) e negociassem com a emissora individualmente, é possível ter uma clara noção de quais clubes ganharam – ou perderam – exposição na mídia com a nova negociação.
Nessa segunda-feira, 19, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a tabela dos jogos do primeiro turno do Brasileirão 2011, que começa no dia 19 de maio, bem como a relação das partidas que serão televisionadas pela TV Globo e pela Band (que, por conta de uma parceria, também exibe as partidas da Globo).
Por enquanto, nessa primeira metade do torneio nacional, o campeão de exibição na TV Aberta será o Corinthians. O clube alvi-negro terá um total de 13 jogos transmitidos ao vivo no País. A tabela não especifica em quais praças o sinal dos jogos será exibido, mas contempla diversos clássicos e partidas importantes no torneio. Na ocasião em que a Globo começou a negociar individualmente os direitos de transmissão com os clubes, o Corinthians foi um dos times que mais se mostrou a favor da emissora, fechando rapidamente um contrato, cujos valor, embora estimado em quase R$ 100 milhões, jamais foi oficialmente revelado.
Outro clube que se beneficiou muito com as transmissões na TV no Brasileirão 2012 foi o São Paulo. Ao contrário do Corinthians, porém, o tricolor paulista foi um dos que deu mais trabalho para a TV Globo na negociação, pois sua diretoria defendia que os acordos deveriam ser negociados pelo Clube dos 13. O acerto entre o São Paulo e a emissora, porém, parece ter sido bem sucedido. O clube terá, no primeiro turno, um total de 12 jogos exibidos pela Globo. Em terceiro lugar no ranking global de futebol aparece o Flamengo, que terá um total de 10 jogos transmitidos pela emissora. Na sequência ficaram o Fluminense (7 jogos), o Cruzeiro e o Botafogo (6 jogos cada) e o Atlético Mineiro e Internacional (5 jogos).
No final da tabela, o Palmeiras e o Vasco são os clubes que mais perderão visibilidade na TV em 2012. Enquanto no ano passado a Globo transmitiu um total de 12 jogos do clube paulista no Brasileirão, neste ano serão apenas 4. O Vasco, que foi campeão da Copa do Brasil em 2011 e vice-campeão Brasileiro, terá suas transmissões reduzidas de 10 jogos para também 4 jogos.
Outra novidade na tabela da CBF para o Brasileirão 2012 foi o retorno dos jogos nas noites de sábado (as 21h50).
Relembre a polêmica do Brasileirão
No ano passado, quando o Conselho de Administração de Defesa Econômica (Cade) derrubou a claúsula preferencial (que permitia à Globo, a atual detentora dos direitos de transmissão do Brasileirão, negociar antecipadamente a renovação do contrato), o Clube dos 13 organizou um leilão, aberto a todas as emissoras para negociar as temporadas do Campeonato dos anos de 2012, 2013 e 2014.
Para evitar que um de seus principais produtos fosse tirado de sua grade pelas concorrentes, a Globo rapidamente se mobilizou, alegando que discordava das novas regras de negociação do Clube dos 13 e que, por isso, não participaria do leilão. A Record, que até então havia se mostrado muito interessada em brigar pelo Brasileirão, decidiu seguir a estratégia da Globo e acabou se retirando do leilão, com a esperança de tentar negociar com os clubes, individualmente.
Sozinha na disputa oficial, a RedeTV apresentou uma proposta anual de R$ 516 milhões pelo Campeonato Brasileiro e foi a vencedora oficial do leilão. A vitória, porém, não saiu do papel. Ignorando o acordo do Clube dos 13 com a RedeTV, os times brasileiros foram, um a um, negociando os direitos de transmissão diretamente com a Rede Globo. A RedeTV chegou a entrar na Justiça, mas não conseguiu reverter o processo.
Em setembro do ano passado, a Globo anunciou seu pacote comercial para a temporada de 2012 do Campeonato Brasileiro, já com os efeitos da nova negociação. As cotas de patrocínio foram as mais caras já negociadas pela emissora, com valor de tabela de R$ 174 milhões cada. Mesmo assim, rapidamente, os anunciantes Itaú, Ambev, Vivo, Volkswagen, Coca-Cola e Johnson & Johnson já fecharam contrato para exibirem suas marcas na temporada 2012 de futebol da emissora.
Compartilhe
Veja também
Veículos prestam homenagem aos 30 anos da morte de Ayrton Senna
Globo, SporTV e Record preparam conteúdo especial para homenagear o piloto brasileiro
Os influenciadores mais procurados no primeiro trimestre de 2024
Pesquisa realizada pela Influency.me indica os perfis de creators mais buscados e aponta que o investimento em marketing de influência deve aumentar nos próximos meses