Atendimento: vire a chave!

Buscar
Publicidade

Opinião

Atendimento: vire a chave!

Só com um pouco de curiosidade você vai ver que dá para descobrir coisas incríveis que pode fazer e colocar no seu dia a dia


10 de abril de 2019 - 15h15

(Crédito: iStock/Antonio Guillem)

Nos meus até então 35 anos como profissional de atendimento, já tive a oportunidade de vivenciar e participar de grandes mudanças no negócio de comunicação. Desde o surgimento de novas lideranças oriundas de áreas como criação e planejamento até o surgimento de novas tecnologias aliadas à mudança de comportamento de consumo que colocou nosso negócio em transformação.

Mas não quero falar do negócio de comunicação. Tem gente muito mais experiente e preparada do que eu para falar disto. Quero falar da transformação do profissional de atendimento.

É inquestionável que já se faz necessária uma mudança de atitude e mindset. Você pode estar pensando “mas, de novo, lá vem esse papinho?”  Pois é! E o que posso te falar é que ainda estamos em transformação. O mindset está em working progress.

É sério! Não se muda apenas dizendo ou pensando: “pronto, mudei!”

A mudança tem que partir de dentro. E tem que vir com vontade.

Vontade de aprender coisas novas, de ler e estudar.

Vontade de ser curioso, fazer novas perguntas.

Faço parte do Grupo de Atendimento & Negócios há dois anos. No ano passado, decidimos incluir o termo “negócios” na denominação do grupo. Bingo! Faz todo sentido. Porque atendimento e negócios tem que andar juntos. Atender é fazer gestão. Negócios é pensar e trazer resultados.

Nossa ficha caiu e, desde então, parece que nossa estrada está mais larga, melhor pavimentada. As oportunidades de aprendizado são muito maiores.

Recentemente, pelo GA&N, fizemos um Encontro de Líderes com o Eduardo Simon, CEO da DPZ&T. E o que ele colocou para quem assistiu, tenho certeza, mexeu com o status quo de cada um. Em especial algumas questões que ele abordou e tomo a liberdade de repetir aqui:

Quantos calls de investidores do seu cliente você ouviu no último ano?

Quantas vezes você foi a campo sem seu cliente te pedir essa ajuda?

Quantos dias da semana você começa perguntando: como estão as vendas da marca que eu atendo?

Quantos projetos baseados em problemas reais sem ser pedido pelo seu cliente você já fez na vida?

Pense e responda.

Dá para entender porque eu digo que o mindset ainda está em working progress? Estamos numa jornada de transformação. E transformação exige protagonismo. O seu protagonismo.

Só com um pouco de curiosidade você vai ver que dá para descobrir coisas incríveis que você pode fazer e colocar no seu dia a dia.

Agora, se você tem vontade, vontade mesmo, tem muitos cursos bacanas, palestras e eventos, tem o GA&N, livros e a internet com seu mundo infinito de descobertas.

Mas uma coisa é certa, caro atendimento: vire a chave! E com vontade. Garanto que você vai ser mais feliz e realizado.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O que as conversas de bastidores do Web Summit Rio dizem sobre o futuro da tecnologia?

    Conversei, observei e andei bastante pelo Riocentro e decidi compartilhar 3 percepções que me chamaram muita atenção nas conversas

  • Sobre barreiras transponíveis

    Como superar os maiores desafios do marketing com a gestão de ativos digitais