Experiências conversacionais no WhatsApp aproximam empresas e pessoas

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Experiências conversacionais no WhatsApp aproximam empresas e pessoas

Humanização e escalabilidade são decisivos na digitalização das marcas e relacionamento com clientes no cenário pós Covid-19

Empresas precisam apostar na humanização da comunicação para se aproximar de seus públicos no “novo normal”.



11 de novembro de 2020 - 15h47

Não é mais novidade que muitas das mudanças provocadas pelo cenário decorrente da Covid-19 permanecerão. Depois de quase um ano convivendo com o vírus, entendemos que a solução não será tão imediata como inicialmente pensamos.

Em meio a mudanças de comportamento, consumo e comunicação, as empresas precisam adaptar a forma como se relacionam com seus públicos e criar pontos de aproximação em meio a distância. A melhor forma de fazer isso é tornando a marca mais humanizada e conversacional, com canais acessíveis, ágeis e eficientes — seja para venda, atendimento, suporte ou engajamento.

No Brasil, o crescimento da tendência conversacional é evidente no principal aplicativo de mensageria do país, o WhatsApp. Com 66 milhões de usuários ativos diariamente no app, a versão desktop da ferramenta teve um aumento de uso de 97% entre fevereiro e agosto de 2020, de acordo com o relatório “Revolução WhatsApp” da Decode.

A adoção do WhatsApp nos negócios, no entanto, traz desafios. O maior deles é a profissionalização da solução: empresas que criam um perfil comercial básico não têm acesso aos dados de atendimento e histórico de clientes, esbarram na dificuldade de gestão de tickets e precisam criar vários números para cada um dos atendentes.

O WhatsApp Business API, solução avançada dedicada a médias e grandes empresas, é a alternativa ideal para contornar esses obstáculos. O primeiro benefício é a credibilidade, com possibilidade de conta verificada.

Em seguida temos a escalabilidade, com múltiplos atendentes para um mesmo número e integração com chatbots. Esse conjunto permite sanar as principais dúvidas dos 39 milhões de usuários ativos da API oficial e conduzir grande parte dos atendimentos, reduzindo a necessidade de intervenção humana. Os atendentes, então, têm mais tempo para se dedicar a demandas de grande complexidade.

Grandes empresas já adotaram chatbots no WhatsApp em sua estratégia de comunicação com o consumidor. É o caso da Coca-Cola que, por meio da plataforma Take Blip, teve mais de 80 milhões de mensagens trocadas na primeira campanha realizada com o contato. Para ter acesso a esses benefícios, é preciso contratar um provedor oficial WhatsApp Business API, como

Take Blip. Com integrações com ferramentas de geração de relatórios e inteligência artificial, a plataforma ainda garante agilidade, infraestrutura e segurança dos dados para empresas colocarem seu contato no principal canal de mensagens do Brasil.

Durante o mês de novembro, 107 empresas selecionadas podem ter as vantagens do WhatsApp Business API pela plataforma Take Blip com uma oportunidade única: isenção da taxa de ativação e 3 meses grátis no plano Business. As inscrições para concorrer a essas condições são até o dia 30/11/2020. Acesse o site para saber mais informações.

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