Ford e Volkswagen oficializam parceria global

Buscar

Ford e Volkswagen oficializam parceria global

Buscar
Publicidade

Últimas notícias

Ford e Volkswagen oficializam parceria global

Aliança prevê novos modelos de veículos, incluindo o desenvolvimento de modelos elétricos e autônomos


15 de janeiro de 2019 - 15h09

Jim hackett, CEO da Ford e Herbert Diess, CEO da Volskswagen (Crédito; divulgação)

Se o mercado automotivo precisa ajustar rotas para um futuro próspero, a parceria de gigantes pode ser um caminho interessante para descobrir novos modelos de produção, distribuição e, principalmente, inovação. Não à toa, nesta terça-feira, 15, as montadoras Ford e Volkswagen anunciaram os termos de uma aliança global. O acordo foi revelado durante o evento Auto Show, em Detroit, nos Estados Unidos.

Em princípio, nenhuma nova empresa ou marca será criada. A aproximação prevê o compartilhamento de projetos para veículos futuros, começando com uma linha de picapes, ainda sem nomes ou marcas definidas. A única coisa que se sabe é que a plataforma do modelo Ranger, hoje da Ford, será utilizada no protótipo. Depois disso, a ideia é trabalhar na construção de vans. O objetivo é que os novos carros já estejam prontos para veiculação em 2022.

A busca por inovação também está em pauta no acordo. A aliança prevê a cooperação entre as empresas na criação de carros elétricos e autônomos. O que não está em contrato, por hora são fusões ou participações acionárias divididas entre as empresas.

O mais importante, neste primeiro momento, é que a comunicação da parceria está alinhada. Juntos, Jim hackett, CEO da Ford e Herbert Diess, CEO da Volskswagen falaram com a imprensa sobre o assunto. Ambos revelaram que mais detalhes sobre a parceria devem ser divulgados em breve, incluindo as informações para o mercado sul-americano.

No Brasil, de acordo com números do Fenabrave (Fenabrave Federação Nacional Distribuição Veículos Automotores), uma possível junção entre Ford e Volkswagen daria origem à uma empresa que seria líder no segmento de carros leves, com 25% de market share e também no setor de caminhões, com 50% de participação.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Os planos da Oracle na Fórmula 1

    Plataforma Oracle Cloud Infrastructure será usada pela Red Bull nos projetos de desempenho do carro, aprendizado de máquina, análise de dados e para aprimorar a experiência dos fãs

  • Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Ambientes saudáveis alicerçam a reputação corporativa

    Expectativa de profissionais para o período pós-Covid-19 aponta trabalho mais flexível, empático e solidário