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Como é ser a cerveja do carnaval de São Paulo?

Com investimento de R$ 15 milhões, Skol e agência Tudo querem tornar a folia paulistana uma das maiores do Brasil


23 de fevereiro de 2017 - 9h00

 

Skol-RodaGigante

Desfile de blocos no Largo da Batata, em São Paulo; local recebe a roda gigante da Skol

“Em São Paulo, um espirro sempre vira uma pneumonia”. Com essa metáfora, o presidente da agência Tudo, Mauricio Magalhães, quer exemplificar o potencial amplificador da cidade em relação a tudo que é bom – e, paradoxalmente, aos problemas.

Como exemplo do lado bom, o profissional cita o crescimento exponencial do carnaval de rua da cidade, que apenas na semana passada atraiu milhões de foliões para o espaço público, em uma festa que só deve terminar na próxima semana. Em contrapartida, quanto maior a festa, maior os cuidados que ela exige para ser lembrada apenas pelos seus bons momentos.

“A Prefeitura de São Paulo vem tomando medidas para tentar ordenar a estrutura necessária para que o carnaval aconteça sem problemas. Para isso, é preciso controlar a aglomeração de pessoas em algumas áreas, porque isso gera impacto no policiamento, trânsito, meios de transporte, nos órgãos de saúde, em tudo. Quando São Paulo se envolve em algo, aquilo sempre se torna grande”, analisa Magalhães.

Garantir uma festa criativa e alegre é uma preocupação que vem pautando os trabalhos da Tudo desde setembro do ano passado, quando a agência apresentou a Skol o projeto de ativações na festa mais popular do País. Escolhida como a cerveja oficial do carnaval de rua da cidade, a marca da Ambev delegou á agência a responsabilidade de criar as ações para envolver os foliões nas ruas da cidade.

“Quando começamos a estudar o carnaval da cidade vimos que ele tem algumas diferenças em relação às festas de outros lugares do Brasil. Como o paulistano começou agora a aproveitar a folia no espaço público, ele ainda se sente tímido para se fantasiar. Foi a partir daí que desenvolvemos a ideia da roda gigante que fornece adereços e fantasias para as pessoas curtirem os blocos”, conta Iron Neto, sócio e head de negócios da Tudo.

Instalada no Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, a roda gigante atraiu uma multidão no último fim de semana e deve continuar enfeitando o público no feriado carnavalesco. A instalação segue o conceito do “carnaval fora do quadrado”, que a Skol vem promovendo na cidade.

Consumo responsável
O investimento estimado da Skol para o patrocínio do carnaval de São Paulo deste ano é de R$ 15 milhões. De acordo com a Tudo, agência com experiência na folia de Salvador, a verba é uma das maiores já destinada para uma marca no carnaval. “Talvez São Paulo já seja a cidade com maior arrecadação de patrocínio do País. O movimento de ocupação do espaço público que veio acontecendo na cidade nos últimos tempos potencializou a força da festa. Temos certeza de que São Paulo será o grande palyer de carnaval no futuro, podendo até desbancar outras cidades brasileiras”, aposta Magalhães.

Para uma marca que investe uma quantia tão representativa em um evento, quanto mais pessoas colocarem as fantasias e forem às ruas para consumir seus produtos durante a festa, melhor será. A Skol e a Tudo, no entanto, reforçam que a atenção ao consumo responsável foi algo que pautou toda a estratégia carnavalesca.

“Mais do que cuidar da logística para as vendas de nossas bebidas, nos preocupamos em treinar os mais de oito mil vendedores ambulantes da cidade a agir com responsabilidade. Isso inclui cautela para negociar cerveja apenas com pessoas maiores de idade e até mesmo a recusa de vender produtos a quem já estiver muito bêbado ou alterado. Isso é primordial para garantir o valor e o crescimento da festa”, destaca o sócio e presidente da agência.

Mais uma semana de festa

Com um calendário de ativações na cidade que teve início dia 17 de fevereiro e vai até 5 de março, A Skol e a Tudo estimam que a folia de 2017 será um marco da consolidação da festa de rua da cidade e torcem para que o gigantismo de São Paulo aja somente para amplificar os efeitos positivos do evento.
“Esperamos que tudo corra bem e que as pessoas se divirtam muito. Caso isso aconteça, a cidade de São Paulo já caminha para a construção de um dos maiores carnavais do País, tanto em termos de estrutura como também de negociações comerciais”, estima Magalhães.

A única reclamação da agência é o fato de o calendário da folia ter data certa para terminar. “Já conversamos com a Prefeitura para, quem sabe, incluir mais uma semana oficial de desfiles de blocos no próximo ano”, comenta Iron.

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