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Dia das mães: anunciantes aproveitam “o segundo Natal”

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Marketing

Dia das mães: anunciantes aproveitam “o segundo Natal”

Investimento em comunicação e ampliação do desejo de presentear são ganchos para as marcas apostarem nesta e nas demais datas sazonais


12 de maio de 2023 - 6h00

Datas sazonais impulsionam comunicação e vendas das marcas (Chay tee/ shutterstock)

O Dia das Mães, comemorado todo segundo domingo de maio, é uma data que atrai a atenção dos anunciantes. Seja pelo seu potencial de vendas ou por ser uma ocasião propícia para que as marcas se posicionem sobre questões do dia a dia. Segundo uma pesquisa conduzida pela Abrasce, a expectativa de faturamento para esse ano é de cerca de R$5,3 bilhões.

Dentro desse valor, o estudo Tendências de Consumo para o Dia das Mães 2023, feito pela Mobiuspace revela que roupas, sapatos, produtos de beleza e joias são a intenção de compra de cerca de 41% dos respondentes. Enquanto isso, os eletrodomésticos e produtos eletrônicos, representam 34,6% do interesse das pessoas. O levantamento, que ouviu seis mil usuários do aplicativo Lark Player, revelou ainda que o número de compradores será 89% maior que o percentual do ano anterior.

Feriados agregam valor

Segundo Diego Oliveira, professor de Mídias e Inovação da ESPM, não só o Dia das Mães, mas as datas sazonais como um todo são uma oportunidade de marketing para as marcas, que não podem deixar de investir. Esse investimento pode ser traduzido em forma de campanha com o objetivo de se conectar com os consumidores ou incentivar ou experiências. “A questão é estar próximo ao seu consumidor. Onde essas marcas podem se mostrar presentes, fidelizando e captando novos clientes, com investimento em mídia e experiências voltadas para o one to one”.

O especialista utiliza o panorama que a pandemia trouxe em relação a essas datas como exemplo da evolução da produção de conteúdo para essas épocas. Para ele, esse período foi importante para que as empresas conseguissem criar formas de se comunicar com o seu consumidor e impulsionar diferentes o consumo em diferentes frentes. A isso se deve o impulsionamento do e-commerce e do digital como meio de contato com os clientes.

A head de marketing da Riachuelo, Thais Lima, explica que, mesmo que não esteja em um bom momento financeiro, os consumidores costumam aproveitar essa data. A executiva avalia, ainda, que o Dia das Mães é, depois do Natal, uma das datas mais prósperas para as vendas, principalmente quando se fala em lojas de departamento. “As pessoas se disponibilizam a gastar. O Dia das Mães, por exemplo, é um momento superespecial para retratar as mães como elas merecem ser tratadas”.

Campanhas remetem datas sazonais

Esse movimento coloca em evidência outra tendência que as marcas entendem ser importantes para essas datas. Colocar o cliente como centro da comunicação, retratando posicionamentos e contando histórias. Por isso, o professor Diego explica por o consumo de empresas de segmentos específicos aumenta em determinadas épocas.
“Se formos pensar nas mães, ainda falamos de produtos voltados para casa, dependendo da classe, móveis e eletroeletrônicos. Já quando trazemos Dia dos Namorados, os produtos são celulares e viagens” avalia Oliveira.

Por isso, a Riachuelo investiu em uma campanha que traz com Luisa Sonza e Malía ao lado de suas mães abordando a temática “Viva sua Moda Braba”. Criada pela Soko, a marca investe na relação entre mães e filhas como mote de sua comunicação. Essa estratégia também é voltada para outras datas, cada um utilizando as suas características. “Dependendo do seu target, você precisa se expressar como marca, é importante construir nossa marca nessa data. é assim que ele vai entendendo qual”, avalia Thais.

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