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Efeito Madonna: os impactos da vinda da artista para marcas e negócios

Prefeitura do Rio de Janeiro espera movimentar milhões, o show com transmissão ao vivo na televisão e streaming movimentou as marcas na criação produtos inéditos


30 de abril de 2024 - 16h58

madonna

Madonna estreia campanha de 100 anos do Itaú (Crédito: Reprodução)

Na era das super turnês, cantores e artistas são capazes de, literalmente, movimentar a economia. Exemplo disso foi o aumento de inflação registrado na Suécia após a cantora Beyoncé escolher o país para abrir sua turnê, no ano passado. Por conta desse efeito que as celebridades causam no público e nos negócios, as marcas começaram a se engajar na vinda de Madonna ao Brasil assim que o show, em homenagem aos 40 anos de carreira da cantora, foi confirmado pelo Itaú, em março,

Com transmissão ao vivo na TV Globo, Globoplay e Multishow, The Celebration Toor in Rio acontece no sábado, 4, em frente ao Copacabana Palace. Segundo a emissora, o plano comercial tem valor superior a R$ 20 milhões e Itaú, Heineken e Nivea serão os patrocinadores da transmissão do show, ao vivo.

Além disso, desde março, o banco começou a sortear 750 pares de ingressos aos clientes para que pudessem comparecer à área VIP do show, criado pelo Itaú. Com peças OOH, criadas pela LePub, a Heineken espalhou pela cidade ativações nos aeroportos do Galeão e Santos Dumont.

Também sob o “efeito Madonna”, a marca de hidratantes labiais Carmed lançou uma versão exclusiva inspirada na cantora. No sábado, 25 mil unidades do Carmed Madonna serão distribuídas no entorno de Copacabana.

Além disso, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, em parceria com a Warner Musica Brazil, trará ativações durante o evento. De 2 a 5 de maio, os visitantes poderão interagir com o cover da artista e ouvir DJs tocando os hits da artista. Ao final, haverá um quiz com premiações sobre a carreira da cantora. Com produção da Bonus Track, em parceria com Itaú Unibanco e a Heineken, o show é gratuito. A Deezer, o Governo do Estado do Rio de Janeiro e a Prefeitura do Rio de Janeiro são apoiadores da iniciativa.

Qual a expectativa do Efeito Madonna no Rio de Janeiro?

A secretaria de Desenvolvimento Urbano e Econômico da Prefeitura do Rio de Janeiro desenvolveu um estudo sobre as expectativas do “Efeito Madonna”.

Com o público estimado, em, pelo menos, um milhão de pessoas, os orgãos acreditam que pelo menos 15% dos presentes serão turistas, tanto estrangeiros como vindos de outros locais do País. A estimativa é resultado da comparação das informações oriundas dos Réveillons cariocas. Nesse sentido, o ticket médio do turista brasileiro nesses eventos é de R$ 490, enquanto os estrangeiros ficam nos R$ 560.

Segundo a plataforma de cupons e descontos Cuponomia, as buscas por passagens aéreas para o Rio de Janeiro cresceram em 170% dentro do ecossistema. Ao mesmo tempo, a Embratur ressaltou o crescimento de 27,3% nos turistas internacionais à cidade essa semana do show da cantora, em comparação com o ano de 2023.

Além disso, ao tomar como base os impactos do Web Summit Rio, a prefeitura estima que as principais movimentações vão ocorrer na rede hoteleira, assim como no setor alimentício, como bares e restaurantes, em meios de transporte e atrações locais.

O impacto econômico estimado é de R$ 293 milhões, sendo que a prefeitura do Rio de Janeiro investiu R$ 10 milhões para a execução do evento. Ao mesmo tempo, a arrecadação deve aumentar em 20%, ou seja, R$ 10 milhões em comparação ao ano passado.

Por que a Madonna vem ao Brasil?

A história começou quando o Itaú anunciou que Madonna era uma das protagonistas da campanha de celebração de seu aniversário de 100 anos. Com isso, o Itaú despertou nos fãs a expectativa de que poderia trazer a cantora para uma apresentação no Brasil.

Em dezembro, Madonna apareceu pela primeira vez na campanha do banco com outras personalidades nacionais. Artistas e atletas, como Fernanda Montenegro, Jorge Ben Jor, Ronaldo Fenômeno e Marta, protagonizaram algumas peças publicitárias.

Porém, foi somente em fevereiro que a cantora apareceu sozinha no comercial do banco. O filme, dirigido pela própria artista, destacava a longevidade e a capacidade de se reinventar.

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