Assinar

Gisele, Rebeca Andrade e Liniker são os nomes mais influentes do Brasil

Buscar

Gisele, Rebeca Andrade e Liniker são os nomes mais influentes do Brasil

Buscar
Publicidade
Marketing

Gisele, Rebeca Andrade e Liniker são os nomes mais influentes do Brasil

Constatação é da pesquisa “Most Influential Celebrities” da Ipsos, que considera aspectos como o engajamento nas redes sociais e as exposições na mídia


14 de agosto de 2024 - 17h55

Pela segunda vez, Gisele Bündchen lidera a pesquisa “Most Influential Celebrities” da Ipsos, como a personalidade mais influente do Brasil. Em seguida, aparece a maior medalhista do Brasil em Olimpíadas, Rebeca Andrade, e, em terceiro, a cantora Liniker.

influentes brasil

Gisele Bündchen, Rebeca Andrade e Liniker são as personalidades mais influentes do Brasil (Crédito: Reprodução)

Na quarta posição aparece a influenciadora Jout Jout, que, apesar de não publicar novos conteúdos há algum tempo, é considerada referência para muitos jovens. Em quinto lugar aparece a cantora Iza, celebridade mais associadas às marcas, de acordo com levantamento da TroianoBranding, divulgado em julho deste ano.

As mulheres seguem dominando o cenário de influência no Brasil há três anos, representando cerca de 80% dos  30 nomes mais influentes do País, segundo a pesquisa da Ipsos.

Neste ano, dentre as dez celebridades mais influentes do Brasil, nove são mulheres, incluindo uma mulher trans e quatro mulheres negras, o que, segundo o estudo, reflete uma busca crescente por representatividade. A análise da Ipsos considera aspectos como o engajamento nas redes sociais e as exposições na mídia para criar o ranking.

Além de Rebeca Andrade, outras atletas mulheres brasileiras ficaram bem colocadas no ranking geral da pesquisa. Rayssa Leal se destacou nos atributos que avaliam o driver de bom exemplo já a jogadora de futebol Marta Silva nos atributos de confiança. Nesse sentido, de acordo com o estudo, os atletas representam 17% das celebridades mais influentes em 2024.

Outra mulher também ganhou destaque no ranking: a cantora Anitta passou da 86ª posição em 2023 para o 14º lugar nesta edição. A cantora ficou na décima posição no levantamento realizado junto às mulheres, mas não figurou entre os 30 nomes mais influentes para os homens. O crescimento da influência da cantora foi impulsionado por atributos de drivers de modernidade e forte conexão com o público jovem.

Ascensão dos influenciadores digitais

Outro destaque da pesquisa são os influenciadores digitais. Iberê Tenório, único homem no top dez do estudo, Rafael Portugal e Fábio Porchat se sobressaíram nos atributos dos drivers de carisma e conexão com o público jovem. A porcentagem de atores e atrizes entre as 30 celebridades mais influentes caiu 40%, enquanto a quantidade de influenciadores cresceu na mesma proporção.

A edição 2024 da pesquisa também mostra que a autenticidade passou a ser um valor maior que a beleza, atributo que predominava em 2023. Segundo o estudo, essa mudança de preferências do público sinaliza uma nova valorização de atributos como credibilidade e transparência.

Além disso, a pesquisa indica que os consumidores estão cada vez mais exigentes, buscando celebridades que demonstrem valores genuínos, que mantenham uma conexão verdadeira com seus públicos e que se engajem com causas sociais. Nesse contexto, confiança e credibilidade emergem como características essenciais para as personalidades influentes em 2024.

Outros atributos também se evidenciaram no estudo: autenticidade, com a valorização de figuras que mostram sua verdadeira essência sem filtros, e o engajamento em questões sociais e ambientais. A diversidade e a inclusão também ganharam relevância. Enquanto a preferência por hábitos saudáveis e um estilo de vida equilibrado influenciou a escolha das celebridades, vistas como modelos de comportamento positivo.

As redes sociais ganharam maior importância na definição das personalidades mais influentes, uma vez que plataformas, como TikTok, Instagram, YouTube e Facebook superaram a televisão como fonte de informação de celebridades.

Enquanto em 2017 46% das pessoas usavam a TV aberta como veículo para se informar sobre celebridades, sendo o terceiro principal canal, atualmente, a TV passou para quinta posição entre os meios mais usados para seguir celebridades, atrás de redes como YouTube, Facebook, Instagram e TikTok.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Cimed amplia collab com Fini e lança gel dental e enxaguante bucal

    Já foram vendidas 7 milhões de unidades dos produtos para o varejo farmacêutico e projeção é chegar a 100 milhões em 2025, com faturamento de R$ 1 bilhão

  • Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Avon amplia pontos de venda e reforça atuação omnichannel

    Marca abre sua loja própria no Mercado Livre, chega à rede Bel Cosméticos e expande parceria com a Soneda