Quem são as celebridades mais associadas às marcas para as quais anunciam?

Buscar

Quem são as celebridades mais associadas às marcas para as quais anunciam?

Buscar
Publicidade

Marketing

Quem são as celebridades mais associadas às marcas para as quais anunciam?

Pesquisa feita pela TroianoBranding em parceira com a Brasil Panels aponta que apenas 11% dos entrevistados consegue associar uma personalidade à uma empresa que a patrocina


10 de julho de 2024 - 12h50

celebridades marcas

Iza foi a personalidade da pesquisa com maior índice de associação com as marcas para as quais faz publicidade (Crédito: Reprodução/YouTube)

Contar com rostos famosos para endossar os produtos e serviços de uma marca é uma das estratégias antigas – e, até hoje, mais utilizadas – pelas grandes marcas anunciantes. Mas, em um cenário multimídia e de diversos impactos de comunicação, será que as pessoas conseguem associar as celebridades com as marcas para as quais elas fazem publicidade?

A TroianoBranding tentou responder a essa questão por meio de uma pesquisa, realizada em parceria com a Brasil Panels.

De acordo com o monitoramento, que ouviu 2,3 mil pessoas de todo o Brasil durante os meses de abril e maio, somente 11% dos entrevistados consegue acessar uma celebridade à marca para a qual ela já fez ou faz alguma campanha publicitária.

Para chegar ao índice, a TroianoBranding listou 27 celebridades que têm grande exposição na mídia e, também, trabalhos no universo da publicidade. Cada um dos entrevistados recebeu uma lista aleatória, com dez nomes entre essas 27 personalidades. Para cada uma dessas pessoas havia, ao lado, uma lista com 15 marcas para que o entrevistado associasse com cada personalidade.

Na visão de Jaime Troiano, presidente da Troiano Branding, o percentual baixo causou surpresa e reforça o desafio de atrair e de reter a atenção dos consumidores em um cenário de diferentes meios.

As celebridades mais associadas às marcas

Pela pesquisa, a consultoria procurou avaliar o índice de conexão percebida entre celebridade e marca (CPCM), para avaliar quais são as personalidades que são mais facilmente identificadas com as marcas que anunciam.

Sob esse critério, pelo índice estabelecido pela pesquisa, as celebridades mais bem posicionadas foram:

Iza (CPCM 21)
Marina Ruy Barbosa (CPCM 17,7)
Fátima Bernardes (CPCM 17,6)
Tiago Leifert (CPCM 16,7)
Marcos Mion (CPCM 16,5)

Além dessas personalidades que compõem o top 5 da lista de índice de conexão entre celebridades e marcas, a lista total da pesquisa continha, ainda, os nomes das seguintes personalidades: Alex Atalla, Anitta, Bia Haddad Maia, Bruna Marquezine, Camila Queiroz, Fernanda Montenegro, Gabriel Medina, Gil do Vigor, Giovanna Ewbank, Gisele Bündchen, Ítalo Ferreira, Ivete Sangalo, Ludmilla, Manu Gavassi, Michel Teló, Pabllo Vittar, Pedro Scooby, Rafael Portugal, Rita Lobo, Rodrigo Hilbert, Sabrina Sato e Tatá Werneck.

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apple, CeraVe e State Farm: os indicados ao Emmy 2024 de melhor comercial

    Apple, CeraVe e State Farm: os indicados ao Emmy 2024 de melhor comercial

    Uber One e Sandy Hook Promise também têm vagas na lista deste ano

  • Huggies ingressa na categoria de produtos infantis para cabelos

    Huggies ingressa na categoria de produtos infantis para cabelos

    Brasil será o primeiro País da América Latina a receber os produtos da linha, que apresenta as versões Cachinhos Poderosos, Brilho Mágico e Nutrição & Força