Grupo Cataratas muda marca durante pandemia
Além do rebranding temporário, administradora de parques como Cataratas do Iguaçu, Eco Noronha e Corcovado promove crowdfunding solidário
Além do rebranding temporário, administradora de parques como Cataratas do Iguaçu, Eco Noronha e Corcovado promove crowdfunding solidário
Roseani Rocha
20 de abril de 2020 - 6h00
Responsável pela operação de alguns dos principais pontos turísticos do Brasil – Cataratas do Iguaçu, Marco das Três Fronteiras, Eco Noronha, Paineiras-Corcovado, AquaRio e BioParque do Rio, que deve ser inaugurado no segundo semestre – o Grupo Cataratas entrou para o rol de empresas que se engajou no combate aos efeitos da crise do Covid-19, mantendo a fidelidade a seu propósito de conectar as pessoas à natureza. O departamento de marketing do grupo mudou temporariamente o logotipo, separando o ícone de formas entrelaçadas em quatro gotas separadas, com a mensagem: “Separar agora, para juntar depois”, em apoio ao confinamento social e também reafirmando a esperança de que superada a crise as pessoas poderão voltar a ter seus momentos de turismo e lazer em meio à natureza.
Akemi Gouvêa, diretora de marketing do Grupo Cataratas, conta que além do rebranding, foi lançada na semana passada uma campanha de crowdfunding na plataforma Beifeitoria, com a qual a empresa tem a meta de chegar a R$ 600 mil em doações, sendo que a empresa já fez o aporte inicial de R$ 400 mil. O objetivo é que o montante arrecadado seja utilizado em duas frentes. A primeira é a doação de cestas básicas às comunidades do entorno dos parques, pois estima-se que 10 mil famílias estejam sendo afetadas pela falta de renda, já que os locais estão fechados para visitantes (são profissionais autônomos e informais, como pipoqueiros, guias turísticos e pequenos produtores de artesanato). A segunda frente de ação é a compra de EPIs a serem distribuídos às equipes de hospitais que precisem – neste caso, a distribuição será feita em parceria com a União Rio. “Ao contrário de outras ações de crowdfunding, a nossa tem recompensas aos participantes. O objetivo é retornar o equivalente a R$ 1 milhão em ingressos e experiências aos participantes nos nossos parques, porque sabemos que quando tudo isso passar, será a oportunidade de as pessoas se reconectarem umas com as outras e com a natureza”, explica Akemi. As opções de doações vão de R$ 50 a R$ 1 mil, com contrapartidas como ingressos, ser biólogo por um dia no AquaRio ou até dar um mergulho no tanque oceânico do parque. Rebranding e a campanha de crowdfunding estão sendo divulgados em filmes para mídias digitais feitos com apoio de mídia digital da agência E-Can.
(*) Crédito da imagem no topo: Divulgação
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