Marketing
IPO: Alibaba já vale US$ 230 bilhões
Ações da empresa chinesa de comércio eletrônico começam a ser negociadas nesta sexta-feira 19, em Nova York
Ações da empresa chinesa de comércio eletrônico começam a ser negociadas nesta sexta-feira 19, em Nova York
Jonas Furtado
19 de setembro de 2014 - 6h08
Em uma das maiores ofertas públicas iniciais já realizadas, o Alibaba ultrapassou a barreira dos US$ 200 bilhões de valor de mercado no primeiro dia de comercialização de suas ações, nessa sexta-feira 19, na Bolsa de Nova York.
Ao longo do pregão, os papéis da empresa chinesa de comércio eletrônico valorizaram quase 40% em relação ao preço inicial, firmado em US$ 68 – o que já garantiria uma arrecadação de aproximadamente US$ 21,8 bilhões. Com a procura superando a oferta, as ações chegaram a ser cotadas próximas dos US$ 100, antes de recuarem para um patamar pouco acima dos US$ 90.
O sucesso fez o valor de mercado do Alibaba ficar perto dos US$ 230 bilhões, muito acima da concorrente Amazon, avaliada em US$ 150 bilhões, e até mesmo do Facebook, que gira em torno dos US$ 230 bilhões.
O rei do e-commerce na China
Juntos, os sites que pertencem ao Alibaba movimentaram quase US$ 250 bilhões em compras online no ano passado. O número de clientes ativos é de aproximadamente 280 milhões.
A empresa, que responde por 80% do comércio eletrônico na China, tem aumentado sua atuação nos Estados Unidos. Em julho, abriu uma loja online restrita a convidados.
Compartilhe
Veja também
Como as marcas estão ativando o Festival Folclórico de Parintins
Bois Caprichoso e Garantido devem receber até R$ 20 milhões em patrocínio e Festival terá presença de marcas como Coca-Cola e O Boticário
Granado une perfumes e gastronomia em sorveteria temática
Em novo projeto da marca, que chega a São Paulo, sabores de sorvetes são inspirados em fragrâncias clássicas e propõem experiência sensorial e descontos