Assinar

Mônica mais forte que nunca

Buscar
Publicidade

Marketing

Mônica mais forte que nunca

A principal personagem de Mauricio de Sousa completa 50 anos e a festa que vai durar o ano inteiro já começou


26 de fevereiro de 2013 - 3h36

Nem o temperamento explosivo impediu que ela se tornasse uma das personagens mais queridas e bem sucedidas comercialmente no Brasil. Mônica, a dentucinha, baixinha, forte e sabichona, completa 50 anos dia 03 de março e é líder de uma turma que, hoje, tem nada menos que 2.500 produtos licenciados de aproximadamente 150 empresas.

A própria Mônica de Sousa, filha de Mauricio, foi inspiração para a personagem e, hoje, é diretora comercial da Mauricio de Sousa Produções (MSP), empresa na ativa há 54 anos e que elevou seu faturamento em 22% de 2010 para 2011 (os dados de 2012 estão sendo fechados). Ela também coordena as comemorações pelos 50 anos da personagem, que começaram no carnaval de Salvador com Claudia Leitte (a cantora criou uma música especial para a baixinha) e pela gestão de um universo enorme de licenciamentos que inclui o das próprias histórias em quadrinhos, hoje, com a Panini.

A festa

Para o que a MSP batizou “O Ano da Dentuça”, serão investidos R$ 5 milhões. A Amor aos Pedaços criou o Bolo da Mônica, com receita inédita criada especialmente para o aniversário. Já o restaurante Giraffas pretende investir R$ 4 milhões na divulgação de ações que incluem promoções. Em uma delas, agora em março, o consumidor que comprar um GiraPrato ganha um porta-pratos ilustrado e colecionável, com personagens da Turma da Mônica.

Brinquedos serão relançados. A primeira boneca, lançada pela Troll, volta ao mercado por iniciativa da Multibrink. Já a Grow relançará os brinquedos Estrelinha Mágica e Mônica MixFace. Um dos novos licenciados da MSP, a Mileno, lançará produtos retrô, como estojo anos 80 e cubo mágico, além do Sansão amarelo, em pelúcia. Isso porque, originalmente, o fiel amigo da Mônica não era azul. O coelhinho também é homenageado com uma exposição no Memorial da América Latina que reunirá versões de mais de 70 desenhistas do Brasil.

Dia 03, o espetáculo teatral Mônica Mundi estreia no Rio de Janeiro, cidade onde também acontecerá um desfile com o coletivo de moda Apoena, que promete uma “releitura divertida e sofisticada da Mônica”. Em maio, São Paulo recebe uma grande exposição interativa sobre a trajetória da personagem.

Em conteúdo, a Panini produzirá edições especiais e o Cartoon Network fará o Mês da Mônica em setembro. Antes disso, exibe “pílulas” comemorativas durante a programação do ano. Na grade noturna, estreará o Mônica Toy, vinhetas de 30 segundos cujo humor é mais voltado para o público juvenil e adulto.

Confira mais sobre os 50 anos da Mônica na edição 1548 do Meio & Mensagem e no vídeo abaixo:

wraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Apple segue no topo, mas perde valor pela primeira vez

    Apple segue no topo, mas perde valor pela primeira vez

    Marca caiu 3% no ranking Best Global Brands 2024, mas continua em primeiro lugar, seguida, no top 5, por Microsoft, Amazon, Google e Samsung

  • Em parceria com a Fórmula 1, Hot Wheels lança coleção de brinquedos

    Em parceria com a Fórmula 1, Hot Wheels lança coleção de brinquedos

    Colecionáveis celebram os 75 anos da competição de automobilismo e homenageiam legado da marca em carros colecionáveis