Marcas dos anos 90: relembre os maiores sucessos do passado
Década de grandes momentos políticos em âmbito nacional e internacional, anos 90 trouxeram marcas como Fido Dido, Fiorucci Jeans, Pakalolo Company para o mercado
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Meio & Mensagem
22 de dezembro de 2022 - 11h32
Surgimento da internet, conciliações políticas globais, moda básica e grunge, surgimento de marcos televisivos. Todos esses elementos estiveram presentes na sociedade e nas marcas dos anos 90, a última década do século XX.
O período contou com grandes marcas que fizeram sucesso na moda brasileira e que foram, posteriormente, descontinuadas, mas que ainda seguem com apelo emocional para o público. A moda, no entanto, segue atemporal e é constantemente relembrada por marcas que relançam modelos icônicos.
Antes de relembrar algumas das marcas dos anos 90, é preciso entender a situação econômica e cultural da década.
Em termos de contexto histórico, os anos 90 foram marcados por importantes acontecimentos relacionados a disputas territoriais. Em 1990, a República Democrática Alemã e a República Federal da Alemanha voltam a se unir, restabelecendo o território alemão que havia antes da Segunda Guerra Mundial.
Ainda se tratando da Europa, em 1993 foi assinado o Tratado de Maastricht, que estabeleceu a União Européia, um bloco político-econômico assinado por 12 países (hoje são 27) para garantir a livre circulação de pessoas, mercadorias e serviços entre os membros.
Outro acordo firmado foi entre Estados Unidos, Canadá e México, o NAFTA (North American Free Trade Agreement – Acordo de livre-comércio da América do Norte) para redução das barreiras econômicas e alfandegárias.
Em 1991, ocorre a dissolução da URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas), dando lugar à Comunidade dos Estados Independentes (CEI), e reconhecendo as declarações de independência dos países ligados à União.
Outro fim importante foi o do Apartheid, sistema e legislação discriminatória criado em 1948, na Africa do Sul, após anos de luta dos povos negros, a contribuição da presidência de Nelson Mandela sob o país e pressão internacional. A dissolução ocorreu em 1994.
Os anos 90 foram também um período de grande revolução no campo tecnológico. Foi nessa década que a internet discada passou a ser comercializada para o público geral, democratizando o acesso para além dos âmbitos corporativos.
Já no ano de 1997, a tecnologia Wi-Fi foi criada e, no ano seguinte, o Google foi lançado. Também nesse ínterim o Napster, que promovia o compartilhamento e distribuição de arquivos de som, e o MSN Messenger, de trocas de mensagens instantâneas, ganharam espaço.
No Brasil, 1990 foi uma década de grandes eventos políticos. Em setembro de 1992 ocorreu o impeachment do então presidente Fernando Collor, que foi acusado de corrupção e fraudes financeiras, intensificadas pelo fato de ter confiscado depósitos acima de 50 mil cruzeiros. O próprio irmão do presidente, Pedro Collor, revelou provas de que Fernando esteve envolvido em desvio de dinheiro. Foram 76 senadores a favor do impeachment e três contra.
Nessa época, para protestar contra a corrupção do governo Collor, jovens estudantes saíram às ruas com os rostos pintados, o que ficou conhecido como o Movimento dos Caras Pintadas.
No lugar de Collor, o vice-presidente, Itamar Franco, assumiu o posto. Em seu governo de Franco, foi lançado o Plano Real, que consistiu em uma série de medidas para controlar a inflação. Entre elas, estava o lançamento da moeda Real, em 1994, que tinha o mesmo valor que o dólar.
Um pouco antes, em abril de 1993, houve um plebiscito para decidir qual sistema de governo deveria ser mantido no País (monarquia ou república e parlamentarismo ou presidencialismo). A República Presidencialista ganhou a votação.
Com o fim do mandato de Itamar Franco, em janeiro de 1995, Fernando Henrique Cardoso assumiu o governo, permanecendo no cargo até o fim de 2002, após ter sido reeleito.
A televisão brasileira dos anos 1990 foi marcada pelo surgimento da MTV Brasil, quando a marca era licenciada pelo Grupo Abril. Canal de TV aberta, irreverente e voltado ao jovem, a MTV Brasil lançou nomes como Astrid Fontenelle, Marcos Mion, Titi Muller e tantos outros.
Com a democratização da internet e dificuldade de retorno financeiro, em 2013 o Grupo Abril devolveu a marca à Viacom, então dona. A MTV voltou, mas como canal de TV por assinatura e seguindo as diretrizes norte-americanas.
Algumas produções audiovisuais da época seguem como sucessos atemporais, como a sitcom Friends, que, inclusive, tem forte apelo comercial em produtos licenciados.
Outras produções mais recentes procuraram levar ao público um pouco da nostalgia da década. Foi o caso da novela Verão 90, veiculada na Globo em 2019,cuja premissa era retratar um período sem smartphones e internet, classificado como “efervescente, dinâmico e ainda pouco abordado na TV” por Paula Amaral, que foi roteirista da novela, em entrevista concedida ao Meio & Mensagem.
As listas de marcas dos anos 90 têm forte presença de empresas de vestuário e acessórios, uma vez que a década foi precursora de inúmeras peças de roupas que ainda são usadas na atualidade, tais como o modelo de calça mom jeans, regatas muscle tee, camisetas largas, vestidos do tipo slip, botas inspiradas no estilo da marca Doc Martens, tops, gargantilhas, gola alta, bermuda de ciclista, entre outros. Outra peça muito utilizada na época foram os blazers.
O estilo mais básico, de cores mais neutras e menos extravagantes contrapunham as peças usadas nos anos 1980, que trouxeram à tona ombreiras, jaquetas bufantes, cores neon, grifes e penteados mais elaborados. As roupas dos anos 90 eram mais simples, feitas para o dia a dia, normalmente composta por um jeans, camiseta e tênis.
A estética grunge também teve início no final dos anos 1980 e perdurou na década seguinte. Ela é composta por roupas com estampa xadrez, camisas de flanela e roupas mais largas, algo muito usado por bandas de rock.
Buscando conversar com o novo consumidor, as marcas passaram a contratar estilistas mais jovens, que posteriormente abriram suas próprias grifes.
Alguns desses estilistas que ascenderam no período foram Marc Jacobs, Calvin Klein, Alexander McQueen, Tom Ford e Tommy Hilfiger.
Desenhado pela cartunista Sue Rose em um guardanapo no ano de 1985 e nomeado pela autora Joanna Ferrone, o personagem Fido Dido foi criado para representar um jovem pensativo, tranquilo e divertido.
Ele se tornou embaixador da marca de refrigerantes 7Up e sua fama nos anos 1990 culminou em uma nova frente de negócios: merchandising com o personagem, incluindo material escolar e camisetas.
No Brasil, a marca Fido Dido é licenciada pela Cativa Têxtil desde 1999 e segue em produção.
O personagem também voltou em uma edição limitada da 7Up em 2018 e em 2019 em uma campanha da PepsiCo “#BacktoCool”, para celebrar a nostalgia do mascote.
Introduzida no Brasil no final dos anos 1970, a italiana Fiorucci ocupa um espaço entre as marcas dos anos 90 que geraram grande repercussão e sucesso.
A empresa tinha como logo dois rostos de anjos e produzia biquínis, jeans, camisetas, acessórios, etc. A identidade visual das peças levava brilho e cores fortes.
No Brasil, os jeans eram mais reconhecidos. Na música “Pelados em Santos”, de 1995, a banda Mamonas Assassinos menciona “Comprei um Reebok e uma calça Fiorucci” .
A partir da popularização dos produtos e queda na qualidade, a marca caiu em desuso. Até o final dos anos 2000, havia presença da Fiorucci no Brasil.
A Pakalolo foi fundada em 1987 mas que pode ser considerada entre as marcas dos anos 90 por ter sido nessa década que a empresa apresentou seu mais expressivo crescimento, chegando a abrir uma loja por semana.
As peças de vestuários focadas em pré-adolescentes apresentavam cores de destaque, incluindo os acessórios de cabelo e moletons, que eram os itens de maior sucesso.
A marca descontinuou suas lojas no final dos anos 1990. Em 2005, ela foi adquirida pelo Grupo Marisol e voltou ao mercado em 2009, como franquia.
As cores, no entanto, já não eram tão vibrantes e o foco se tornaram os antigos consumidores, dos anos 1990. Eventualmente, a marca foi novamente descontinuada.
Em 2022, a Marisol lançou uma coleção cápsula exclusiva da marca.
A 775 Surfwear foi uma marca internacional de moda surfista que fez sucesso entre jovens nos anos 1990. Os produtos incluíam camisetas, chinelos estampados e outros produtos de vestuário, mas o que se tornou mais icônico na marca eram os adesivos, que podiam ser colados em janelas, nos carros, postes e objetos.
A Company foi uma marca criada em 1973 no Rio de Janeiro e que, originalmente, produzia e comercializava mochilas emborrachadas.
Porém, sua adesão fez com que ela se expandisse para o segmento de vestuário, lançando camisetas, bermudas, estojos e bonés. Em 2004, a empresa fechou.
A Kylonos foi uma pasta de dente com embalagem verde e amarela lançada nos Estados Unidos e que ganhou mercado no Brasil.
Inclusive, a empresa realizava ações de merchandising no programa Domingão do Faustão, na Globo.
Em 1997, a marca foi adquirida pela Colgate-Palmolive e, para cumprir com as exigências do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) e para evitar concentração de mercado, a marca Kylonos deixou de existir, dando lugar à Sorriso.
Com estreia em 1983, a TV Manchete foi uma das principais emissoras do Brasil no final do século XX.
Foi ela que exibiu a primeira versão da novela Pantanal, em 1990, o desenho Cavaleiros do Zodíaco e outros animes, além filmes de Hollywood, como Star Wars, a novela Xica da Silva, em 1996, e transmitiu grandes eventos, incluindo o Carnaval brasileiro, Copa do Mundo e Jogos Olímpicos.
No final dos anos 90, a rede começou a enfrentar efeitos de crises, envolvendo débitos fiscais e trabalhistas.
Em meio às dificuldades macroeconômicas, em maio de 1999, a emissora foi vendida para Amílcare Dallevo, dono, na época, da TV Ômega. O canal foi rebatizado como RedeTV.
A Glasslite foi uma fábrica de brinquedos fundada em São Paulo em 1968, mas que ganhou tração com a abertura de capital para investidores em 1980.
Isso permitiu que ela investisse em parcerias com outras empresas do ramo, ampliasse a gama de produtos ofertados, como brinquedos licenciados e lançasse filiais em Belo Horizonte, Curitiba, Recife e no Rio de Janeiro.
Alguns dos brinquedos mais famosos foram jogos do Rambo, de Gugu, de Eliana e Carla Perez. Mesmo assim, durante esses anos, a Glasslite enfrentou crises financeiras e decretou falência em 2005.
O termo nostalgia foi cunhado em 1688 pelo médico suíço Johannes Hofer para descrever uma espécie de melancolia sentida pelos soldados suíços quando lutavam no exterior.
O termo deriva das palavras gregas nostos (retorno) e algos (sofrimento). Em 1979, o sociólogo Fred Davis afirmou, através de pesquisas, que a nostalgia se trata de uma resposta emocional normal e universal ao “anseio sentimental de qualquer objeto, evento ou lugar no passado”. Tal revelação distanciou a nostalgia da patologia.
Hoje, o apelo à memória do espectador ou consumidor é utilizado como uma estratégia mercadológica tanto como recurso narrativo, quanto para apelo comercial.
A nostalgia entrou para a estratégia das marcas no relançamento de coleções ou produtos icônicos.
Em 2018, a Adidas lançou a coleção de tênis Never Made, inspirada nos modelos icônicos da marca nos anos 1970, 1980 e 1990.
Em 2022, junto com as camisetas de seleções para a Copa do Mundo Fifa 2022, a marca também apresentou uma coleção de camisas de goleiros da Alemanha, Argentina, Bélgica, Espanha e México usadas nos anos 90 por jogadores como Bodo Illgner, Sergio Goycochea, Andoni Zubizarreta e Jorge Campos, como parte da coleção Icon.
Ainda na seara dos calçados, a New Balance lançou o Modelo 1600, tênis que foi sucesso de vendas na década de 1990, em dezembro de 2020.
A Nike relançou o Air Command Force, de 1991, que contém uma bomba de ar que infla a parte posterior.
A Rebook voltou a comercializar o tênis Aztrek ’93 e a linha Classics, unindo o aspecto vintage com o moderno.
Da mesma forma, a Melissa relançou o modelo Possession, com uma campanha em que os modelos aparecem em diversas poses vestindo o calçado, o que também foi inspirado na campanha do sapato nos anos 90.
Ainda em vestuários, a Oakley relançou o modelo de óculos Sub Zero com o design original, mas com inovações técnicas. O modelo faz parte da coleção MUZM, de modelos icônicos relançados com tecnologias atuais.
Estrela celebra 80 anos com nostalgia
Na categoria de brinquedos, a Blizzard e o clube de assinaturas Nerd ao Cubo resgataram o StarCraft, jogo de tabuleiro de 1998 em que os jogadores, criam facções, tecnologia, realizam combates e outros.
A Ri Happy e a Estrela se uniram para voltar a comercializar brinquedos e jogos das décadas de 1970, 1980 e 1990 para estimular a brincadeira entre diversos membros de uma família.
Foram eles: a boneca Rockita, o boneco Falcon Turbocóptero, o cachorro de pelúcia Snif Snif, os brinquedos Vira Vira Helicóptero, Vertiplano, Kit Frit, Aquaplay, Brincando de Motorista e Segure se puder.
No setor de perfumaria, O Boticário trouxe de volta às lojas o perfume infanto-juvenil Ma Chérie, lançado em 1997, para atender a pedidos dos consumidores. O produto foi comercializado como edição limitada, mas faz parte de um projeto de resgate da marca, que visa voltar a comercializar algumas das fragrâncias que fizeram parte da história de O Boticário.
Além das marcas dos anos 90 que ainda estão presentes no imaginário das pessoas, a década tem sido, também, resgatada em algumas ações de comunicação.
Para anunciar o lançamento do Ma Chérie, a agência W3Haus, agência responsável pela campanha, trouxe a atriz Fernanda Rodrigues, que fez sucesso em novelas na década de 1990, como protagonista, Na peça, ela faz um discurso sobre saudade, dizendo que aquilo que é bom precisa voltar.
A Cheetos, da PepsiCo, além de relançar o Cheetos Tubo, dos anos 1990, teve uma ação assinada pela AlmapBBDO que os consumidores deveriam mandar um fax para o número da promoção para ganhar um pacote.
Para o Lollapalooza de 2018, a Budweiser fez um comparativo dos anos 1990 com os atuais. A ideia da marca era fazer um paralelo entre o primeiro Lollapalooza, em 1991, nos Estados Unidos, e 2018 que seria a primeira vez que a marca estaria presente na edição brasileira.
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