Marketing

Minalba faz rebranding e quer liderar movimento

Marca apresenta novas embalagens e manifesto de comunicação, mirando em movimento de saudabilidade e origem da água

i 21 de novembro de 2025 - 6h06

A Minalba, do Grupo Edson Queiroz (GEQ), apresenta novo posicionamento e identidade visual como parte do compromisso de liderar um movimento de hidratação com foco na saudabilidade, caráter natural do produto, e no bem-estar.

Minalba

Minalba (Crédito: Divulgação)

O conceito de comunicação, criado pela cearense Mulato Comunicação, apresenta o manifesto “A natureza que move você”, convidando os consumidores à conexão com a importância da hidratação, seja no cotidiano ou na prática de esportes, como base do bom funcionamento do corpo.

Já o design, desenvolvido pela agência de branding Baars Creative Design, traz visual mais minimalista, reflete o propósito de contar com comunicação mais elegante, moderna e alinhada ao público alvo.

O rótulo e posicionamento serão apresentados oficialmente no domingo, 23, na terceira edição do Desafio Minalba. A corrida da marca será em São Paulo e receberá participantes em circuitos de 3 km, 5 km e 10 km.

Um dos movimentos que justifica a mudança, segundo Christina Larroude, diretora de Marketing da Minalba Brasil, é a mudança nos hábitos dos consumidores em relação à bebidas, ressaltando a saudabilidade, sobretudo diante da tendência da diminuição do consumo de bebidas alcoólicas. A mudança se estende, ainda, à água com gás, vista como substituta aos refrigerantes, por exemplo, ou utilizadas na preparação de dinks sem álcool.

O estudo Brand Footprint 2025 da Worldpanel by Numerator mostra que o aumento de 48% do setor em ocasiões de consumo foi puxado por bebidas não alcoólicas. Nove delas aparecem entre as 15 marcas de bebidas mais escolhidas pelos consumidores fora do lar.

Minalba aparece na 14° posição no ranking, com um Consumer Reach Point (CRP) de 29,8. O resultado é obtido por meio da multiplicação da população de um país pelo percentual de compradores (penetração) de uma determinada marca e pelo número de interações (frequência) com a marca em um ano.

A marca busca a diferenciação da concorrência, de acordo com a executiva, ao evidenciar as propriedades da água — até como forma de educar o público sobre os componentes –, bem como sua origem natural e fonte única, em Campos do Jordão, em São Paulo.

O rebranding, contudo, acontece apenas para a marca Minalba.

A divisão Minalba Brasil tem portfólio que engloba as marcas Indaiá, Minalba, São Lourenço, Petrópolis, Refri, Citrus e do energético Night Power. Além disso, detém o licenciamento da marca Nestlé Pureza Vital, bem como a distribuição exclusiva de Perrier, S. Pellegrino e Acqua Panna.