Cerveja perde espaço para não-alcoólicos fora do lar
Energéticos, refrigerantes, sucos de fruta e bebidas quentes superaram a categoria em crescimento de ocasiões de consumo, indica Brand Footprint

Cerveja (crédito: IA com Adobe Firefly)
Principal categoria de bebidas alcoólicas do Brasil, a cerveja está ficando para trás de não-alcoólicos em termos de crescimento de ocasiões de consumo fora do lar. Os dados são do estudo Brand Footprint 2025 da Worldpanel by Numerator publicado com exclusividade por Meio & Mensagem. Assinante do jornal tem acesso ao conteúdo aqui.
No período de agosto a dezembro do ano passado, o setor de bebidas registrou crescimento de 48% em ocasiões de consumo. O resultado foi puxado, especialmente, por bebidas não-alcoólicas: pela ordem, energéticos (97%), refrigerantes (88%), vinhos/destilados/licor/outros (37%), sucos de fruta (26%) e bebidas quentes (26%). Cerveja (21%) apareceu no final da lista.
Não à toa, no ranking das 15 marcas de bebidas mais escolhidas pelos consumidores fora do lar, nove são marcas de não-alcoólicos. Coca-Cola e Fanta lideram, seguida por Brahma, a primeira cerveja do ranking. Veja a lista completa abaixo.
Top 15 marcas de bebidas mais escolhidas pelos consumidores fora do lar |
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Marca | CRP (em milhões) |
Coca-Cola | 806,8 |
Fanta | 161,2 |
Brahma | 113,9 |
Pepsi | 109,4 |
Antarctica Guaraná | 98,0 |
Antarctica | 93,8 |
Crystal (água) | 88,6 |
Skol | 76,0 |
Del Valle | 70,9 |
Sprite | 56,5 |
Heineken | 52,4 |
Itaipava | 33,4 |
Monster | 32,2 |
Minalba | 29,8 |
Budweiser | 28,9 |
Fonte: Worldpanel / Jan-Dez de 2024
“Qual é o papel da cerveja na ocasião? Talvez seja isso que a indústria precisa redescobrir. A cerveja tem seu papel na socialização, mas qual é a razão existencial de estar aqui? Menos caloria? Sabor? Gerar felicidade, confraternização? Sabor diferente, prazer? A cerveja precisa entender o seu valor e como conviver com questões que, acredito, ainda não estão enxergando”, analisa David Fiss, diretor de novos negócios da Worldpanel by Numerator.
O ranking é desenvolvido a partir do cálculo do Consumer Reach Points (CRPs), que identifica o número de vezes que uma marca é escolhida pelos consumidores. O indicador multiplica o número de indivíduos de um país pelo percentual de compradores (penetração) de uma determinada marca e pelo número de interações (frequência) com a marca em um ano.
Desempenho das cervejas
O total do consumo fora do lar avançou 22% em ocasiões de consumo no ano passado e a cerveja alcançou 63% de penetração, com alta de 20% em ocasiões de consumo. As principais motivações são gosto pelo sabor (43%), matar a vontade e hábito (14% cada). O gasto médio anual com cerveja fora do lar é de R$ 145, com frequência de quatro vezes ao ano.
Na primeira edição do ranking Brand Footprint de cerveja, Brahma, com o peso do chope, principalmente em São Paulo, e Antarctica, forte no mercado carioca, lideram o levantamento. Skol fecha o Top 3 de marcas da Ambev, todas no tier de preço mainstream. Veja a lista completa abaixo.
Top 15 marcas de cervejas mais escolhidas pelos consumidores brasileiros fora do lar |
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Marca | CRP (em milhões) | Tier de preço |
Brahma | 113,9 | Mainstream |
Antarctica | 93,8 | Mainstream |
Skol | 76,0 | Mainstream |
Heineken | 52,4 | Premium |
Itaipava | 33,4 | Mainstream |
Budweiser | 28,9 | Premium |
Bohemia | 14,6 | Premium |
Petra | 11,5 | Economy |
Original | 8,5 | Premium |
Crystal | 8,5 | Economy |
Devassa | 5,8 | Mainstream |
Amstel | 4,8 | Premium |
Baden Baden | 3,9 | Premium |
Eisenbahn | 3,3 | Premium |
Lokal | 2,7 | Economy |
Fonte: Worldpanel / Jan-Dez de 2024
Das 15 principais marcas de cerveja, dez cresceram CRP. Bud, Petra, Original, Devassa e Eisenbahn foram as únicas que tiveram recuo no indicador. O trabalho multicanal e o efeito do delivery foram fatores que contribuíram para ampliar o CRP. Bud, Bohemia, Antarctica e Heineken foram os destaques em termos de delivery. Em termos de conquista de novos consumidores, Skol e Antarctica lideram. O top 5 inclui, ainda, três marcas economy: Crystal, Lokal e Kaiser.
O estudo também analisou as marcas e categorias de melhor desempenho nas diversas faixas etárias. Os refrigerentes têm boa presença em todas as gerações, liderando com Coca-Cola em todas elas: Alpha, Gen Z, Gen Y, Gen X e Boomer. As cervejas têm melhor resultado entre os mais velhos. Veja lista abaixo.
Marcas de bebidas mais escolhidas pelos consumidores brasileiros fora do lar de acordo com a geração |
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Posicão/Geração | Alpha | Gen Z | Gen Y | Gen X | Boomer |
1º | Coca-Cola | Coca-Cola | Coca-Cola | Coca-Cola | Coca-Cola |
2º | Crystal | Antarctica | Fanta | Fanta | Fanta |
3º | Guarana Antartica | Del Valle | Pepsi | Brahma | Pepsi |
4º | Del Valle | Brahma | Brahma | Guarana Antartica | Guarana Antarctica |
5º | Pepsi | Guarana Antartica | Guarana Antartica | Antarctica | Brahma |
Fonte: Worldpanel / Brand Footprint 2025 / Total Brasil / Jan-Dez 2024