Marketing

Cerveja perde espaço para não-alcoólicos fora do lar

Energéticos, refrigerantes, sucos de fruta e bebidas quentes superaram a categoria em crescimento de ocasiões de consumo, indica Brand Footprint

i 4 de agosto de 2025 - 7h13

Copos de cerveja

Cerveja (crédito: IA com Adobe Firefly)

Principal categoria de bebidas alcoólicas do Brasil, a cerveja está ficando para trás de não-alcoólicos em termos de crescimento de ocasiões de consumo fora do lar. Os dados são do estudo Brand Footprint 2025 da Worldpanel by Numerator publicado com exclusividade por Meio & Mensagem. Assinante do jornal tem acesso ao conteúdo aqui.

No período de agosto a dezembro do ano passado, o setor de bebidas registrou crescimento de 48% em ocasiões de consumo. O resultado foi puxado, especialmente, por bebidas não-alcoólicas: pela ordem, energéticos (97%), refrigerantes (88%), vinhos/destilados/licor/outros (37%), sucos de fruta (26%) e bebidas quentes (26%). Cerveja (21%) apareceu no final da lista.

Não à toa, no ranking das 15 marcas de bebidas mais escolhidas pelos consumidores fora do lar, nove são marcas de não-alcoólicos. Coca-Cola e Fanta lideram, seguida por Brahma, a primeira cerveja do ranking. Veja a lista completa abaixo.

 

Top 15 marcas de bebidas mais escolhidas
pelos consumidores fora do lar
Marca CRP (em milhões)
Coca-Cola 806,8
Fanta 161,2
Brahma 113,9
Pepsi 109,4
Antarctica Guaraná 98,0
Antarctica 93,8
Crystal (água) 88,6
Skol 76,0
Del Valle 70,9
Sprite 56,5
Heineken 52,4
Itaipava 33,4
Monster 32,2
Minalba 29,8
Budweiser 28,9

Fonte: Worldpanel / Jan-Dez de 2024

“Qual é o papel da cerveja na ocasião? Talvez seja isso que a indústria precisa redescobrir. A cerveja tem seu papel na socialização, mas qual é a razão existencial de estar aqui? Menos caloria? Sabor? Gerar felicidade, confraternização? Sabor diferente, prazer? A cerveja precisa entender o seu valor e como conviver com questões que, acredito, ainda não estão enxergando”, analisa David Fiss, diretor de novos negócios da Worldpanel by Numerator.

O ranking é desenvolvido a partir do cálculo do Consumer Reach Points (CRPs), que identifica o número de vezes que uma marca é escolhida pelos consumidores. O indicador multiplica o número de indivíduos de um país pelo percentual de compradores (penetração) de uma determinada marca e pelo número de interações (frequência) com a marca em um ano.

Desempenho das cervejas

O total do consumo fora do lar avançou 22% em ocasiões de consumo no ano passado e a cerveja alcançou 63% de penetração, com alta de 20% em ocasiões de consumo. As principais motivações são gosto pelo sabor (43%), matar a vontade e hábito (14% cada). O gasto médio anual com cerveja fora do lar é de R$ 145, com frequência de quatro vezes ao ano.

Na primeira edição do ranking Brand Footprint de cerveja, Brahma, com o peso do chope, principalmente em São Paulo, e Antarctica, forte no mercado carioca, lideram o levantamento. Skol fecha o Top 3 de marcas da Ambev, todas no tier de preço mainstream. Veja a lista completa abaixo.

 

Top 15 marcas de cervejas mais escolhidas pelos
consumidores brasileiros fora do lar
Marca CRP (em milhões) Tier de preço
Brahma 113,9 Mainstream
Antarctica 93,8 Mainstream
Skol 76,0 Mainstream
Heineken 52,4 Premium
Itaipava 33,4 Mainstream
Budweiser 28,9 Premium
Bohemia 14,6 Premium
Petra 11,5 Economy
Original 8,5 Premium
Crystal 8,5 Economy
Devassa 5,8 Mainstream
Amstel 4,8 Premium
Baden Baden 3,9 Premium
Eisenbahn 3,3 Premium
Lokal 2,7 Economy

Fonte: Worldpanel / Jan-Dez de 2024

Das 15 principais marcas de cerveja, dez cresceram CRP. Bud, Petra, Original, Devassa e Eisenbahn foram as únicas que tiveram recuo no indicador. O trabalho multicanal e o efeito do delivery foram fatores que contribuíram para ampliar o CRP. Bud, Bohemia, Antarctica e Heineken foram os destaques em termos de delivery. Em termos de conquista de novos consumidores, Skol e Antarctica lideram. O top 5 inclui, ainda, três marcas economy: Crystal, Lokal e Kaiser.

O estudo também analisou as marcas e categorias de melhor desempenho nas diversas faixas etárias. Os refrigerentes têm boa presença em todas as gerações, liderando com Coca-Cola em todas elas: Alpha, Gen Z, Gen Y, Gen X e Boomer. As cervejas têm melhor resultado entre os mais velhos. Veja lista abaixo.

 

Marcas de bebidas mais escolhidas pelos
consumidores brasileiros fora do lar de acordo com a geração
Posicão/Geração Alpha Gen Z Gen Y Gen X Boomer
Coca-Cola Coca-Cola Coca-Cola Coca-Cola Coca-Cola
Crystal Antarctica Fanta Fanta Fanta
Guarana Antartica Del Valle Pepsi Brahma Pepsi
Del Valle Brahma Brahma Guarana Antartica Guarana Antarctica
Pepsi Guarana Antartica Guarana Antartica Antarctica Brahma

Fonte: Worldpanel / Brand Footprint 2025 / Total Brasil / Jan-Dez 2024