Mulheres ocupam 45% dos cargos em marketing nos EUA

Buscar

Mulheres ocupam 45% dos cargos em marketing nos EUA

Buscar
Publicidade

Marketing

Mulheres ocupam 45% dos cargos em marketing nos EUA

Relatório da Association of National Advertisers (ANA) mostra, no entanto, que companhias continuam atrasadas quando o assunto é promover asiáticos, latinos e negros


29 de março de 2018 - 12h31

 Por 

 

(crédito: Rawpixel/Pexels)

As mulheres respondem por quase metade das principais funções de marketing em grandes empresas, incluindo atividades nos setores de serviços bancários – que possuem mais figuras femininas como líderes do que homens –, de acordo com um novo relatório da Association of National Advertisers (ANA). Porém, as companhias continuam atrasadas quando o assunto é promover asiáticos, latinos e negro para cargos de marketing.

O relatório anual “CMO scorecard”, realizado pela ANA, registra a composição de cargos de diretores de marketing ou daqueles equivalentes a diretores de marketing em 747 empresas, que vão de Apple a Verizon. A pesquisa constata uma discriminação de gênero de 45% de mulheres para 55% do sexo masculino. Mas, apenas 13% das principais posições não são ocupadas por pessoas brancas. Desse número, 5% são asiáticos, 4% são hispânicos/latinos e 3% são negros.

Isso significa que a liderança, responsável por supervisionar os orçamentos das maiores e mais influentes companhias dos Estados Unidos, é mais branca do que a população no geral. Os negros representavam 13,3% dos habitantes dos Estados Unidos em 1º de julho de 2017, segundo o U.S. Census Bureau. A população é formada, ainda, por 17,8% de hispânicos e 5,7% de asiáticos.

A entidade planeja produzir o relatório anualmente para acompanhar o progresso. “Por muito tempo, confiamos em deduções e insinuações ao invés de em fatos e dados concretos”, diz Bob Liodice, CEO da ANA. “Agora, nós já plantamos nossa participação no terreno e assim podemos começar a rastrear nossa evolução anualmente. Porém, conhecer esses resultados é apenas o primeiro passo. Precisamos de compromisso total em toda a nossa indústria para cria uma mudança duradoura”.

O relatório inclui detalhes reveladores sobre como o gênero e a composição racial são diferentes entre os setores. Dos 88 CMOs nos departamentos de serviços bancários e financeiros, 47 são mulheres e 41 são homens. A figura feminina também registrou uma representação igual ou maior em esportes e entretenimento (27 mulheres e 18 homens) e bens de consumo (21 e 21). Os homens superam as mulheres em tecnologia (23 e 27) e alimentos e bebidas (25 e 52).

A representação de asiáticos, latinos e negros em papéis de diretores de marketing foi baixa em todo o quadro, porém, é surpreendentemente escassa nas indústrias de esportes e entretenimento, onde essa parcela de indivíduos é minoria entre atletas e artistas. Quando se trata de CMOs nesses setores, há apenas um afro-americano, um hispânico e um asiático, segundo o relatório.

Veja os dados completos do “CMO scorecard”:

Bancos e serviços financeiros (88 CMOs)
Mulheres: 47
Homens: 41

Brancos: 82
Asiáticos: 4
Negros/afro-americanos: 2

Alimentos e bebidas (77 CMOs)
Mulheres: 25
Homens: 52

Brancos: 65
Hispânicos/latinos: 6
Asiáticos: 3
Negros/afro-americanos: 3

Tecnologia (50 CMOs)
Mulheres: 23
Homens: 27

Brancos: 44
Asiáticos: 4
Hispânicos/latinos: 2

Esporte e lazer (45 CMOs)
Mulheres: 27
Homens: 18

Brancos: 42
Asiáticos: 1
Negros/afro-americanos: 1
Hispânicos/latinos: 1

Bens de consumo (42 CMOs)
Mulheres: 21
Homens: 21

Brancos: 32
Asiáticos: 6
Negros/afro-americanos: 3
Hispânicos/latinos: 1

(*) Tradução: Victória Navarro

Crédito da foto do topo: Lukas/Pexels

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    O Boticário patrocina Festival Folclórico de Parintins

    Marca do Grupo Boticário estará presente no Bumbódromo, nas festas dos bois Caprichoso e Garantido e em festas de rua

  • Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Projeto quer capacitar publicitários das periferias

    Edição 2024 do PerifaCriativa já conta com Ampfy, Suno United Creators, Agência Solano Trindade, Greenpark, BR Media, JNTO, Vitrio e Fillet como empresas madrinhas