Marketing
De cada dez líderes em marketing, só uma é mulher
Dado está em novo livro de Andréia Roma e Tatyane Luncah, que traz 39 relatos de executivas em cargos estratégicos do setor
De cada dez líderes em marketing, só uma é mulher
BuscarDe cada dez líderes em marketing, só uma é mulher
BuscarDado está em novo livro de Andréia Roma e Tatyane Luncah, que traz 39 relatos de executivas em cargos estratégicos do setor
Thaís Monteiro
29 de novembro de 2018 - 6h09
Apesar do debate sobre representação e equidade de gênero estar cada vez mais quente, a comunicação de empresas e marcas com o público-alvo ainda é decidida por homens. Isso acontece porque, de acordo com a empreendedora Tatyane Luncah, as mulheres ocupam 12% dos cargos de diretoria de marketing — proporção menor do que a representatividade de mulheres como CEO de empresas na pesquisa Panorama Mulher 2018, que é de 15%. O percentual de 12% é resultado da reunião de dados de pesquisas da ABA e da Ampro, de conversas com o mercado, feita por Tatyane.
Junto à também empreendedora Andréia Roma, Tatyane é coordenadora do livro Mulheres do Marketing, que será lançado pela Editora Leader em 12 de dezembro, na Livraria Cultura do Shopping Iguatemi, em São Paulo. A obra reúne depoimentos de 39 mulheres que ocupam cargos de liderança no marketing de empresas como Avon, Coca-Cola, Disney Brasil, Globosat, Marisa, Nestlé, Samsung, Johnson & Johnson e Visa. As profissionais relatam como chegaram à posição que estão e um pouco de sua trajetória pessoal.
A intenção é empoderar as mulheres leitoras e instruir caminhos possíveis para que elas alcancem posições de destaque. “Existem muitas mulheres que fazem faculdade de marketing. Em uma sala de aula, por exemplo, 60% são mulheres. No mercado de trabalho, entre supervisoras, analistas e coordenadoras, o número de mulheres chega a 70% em um departamento de uma empresa. Já em cargos de diretoria, são apenas 12% que conseguem alcançar”, constata Tatyane.
As mulheres que comandam grandes marcas
“O positivo de ter tantas executivas no livro é que cada uma vai compartilhar seu case, que é sua história real, e vai levar um aprendizado para o leitor. Essas histórias vão ajudar a pessoa a identificar aonde ela está na sua jornada até um cargo de liderança ou outro objetivo e como chegar a ele a partir dos relatos de quem já está la”, conta a executiva.
**Crédito da imagem no topo: Frimages/iStockCompartilhe
Veja também
Beatriz Reis é vendedora por um dia da Casas Bahia
Na ação, influenciadora passou o dia na loja da varejista em Osasco distribuindo cupons de desconto e interagindo com os clientes
J&J investe no riso para debater depressão
Falar Inspira Vida — a série: histórias para rir e refletir é inspirada no formato stand-up e usa linguagem leve e descontraída para abordar o tema