Nos EUA, Duolingo “apaga” perfis após críticas sobre uso de IA
Marca vem recebendo comentários negativos após seu CEO ter dito que a inteligência artificial começaria a fazer o trabalho dos humanos
Nos EUA, Duolingo “apaga” perfis após críticas sobre uso de IA
BuscarNos EUA, Duolingo “apaga” perfis após críticas sobre uso de IA
BuscarMarca vem recebendo comentários negativos após seu CEO ter dito que a inteligência artificial começaria a fazer o trabalho dos humanos
Meio & Mensagem
21 de maio de 2025 - 9h51
Único vídeo postado no canal em inglês da marca mostra um suposto “social mídia” fazendo críticas sobre a situação (Crédito: reprodução)
Com informações do Ad Age
O Duolingo, frequentemente considerado modelo de comunicação para as marcas no TikTok, está enfrentando uma espécie de “crise de identidade” nos Estados Unidos após ter anunciado a migração para um modelo de atuação que prioriza a inteligência artificial.
No último fim de semana, o Duolingo apagou o conteúdo de seus perfis no Instagram e no TikTok, nos Estados Unidos.
Querida nas redes sociais por seu humor e piadas, o Duolingo viu as críticas cresceram na internet desde o fim de abril, quando a empresa divulgou um e-mail de seu CEO, Luis von Ahn, em seu LinkedIn.
No texto, o executivo revelou que a empresa “gradualmente deixará de usar terceirizados para realizar trabalhos que a inteligência artificial pode executar” e que também começaria usar IA para processos de contratação e avaliação de performance.
A empresa não comentou oficialmente se a eliminação das postagens nas redes sociais é uma forma de responder às críticas. “Vamos dizer apenas que estamos experimentando o silêncio. Algumas vezes, a melhor forma de fazer barulho é desaparecendo primeiro”, declarou um porta-voz da companhia ao Ad Age.
No Brasil, os perfis do Duolingo nas redes sociais seguem normalmente com as postagens e publicações.
Já nos Estados Unidos, desde o dia 28 de abril, quando a notícia sobre a adoção do modelo de IA foi dada, milhares de usuários das redes sociais vem respondendo ao perfil do Duolingo com críticas a respeito da decisão da empresa.
Outros usuários criaram postagens para denunciar a substituição de trabalhadores por ferramentas de inteligência artificial, apesar de, no texto publicado, o CEO ter dito que “o Duolingo continuará sendo uma empresa que se importa profundamente com seus funcionários”.
A reação mais feroz veio do TikTok, onde o Duolingo perdeu mais de 400 mil seguidores nas últimas três semanas, de acordo com dados da plataforma de marketing de influência HypeAuditor.
Apesar de esse montante ser apenas uma fração perto dos 16,7 milhões de seguidores da página, os usuários sentiram-se vitoriosos quando a plataforma apagou as postagens na rede social no fim de semana. O mesmo foi feito no perfil do Instagram.
A eliminação das postagens é mais um movimento feito pela marca após o recente anúncio de morte – e posterior retorno – de Duo, a coruja mascote da empresa.
Desde que começou a apagar as postagens no perfil norte-americano, o Duolingo alterou sua “bio” algumas vezes.
No domingo, 18, um perfil chamado @duoling.is.back apareceu no TikTok e começou a postar vídeos da coruja Duo, feitos com IA generativa. Algumas pessoas acreditaram que se tratava de uma nova conta oficial da marca, porém, o porta-voz da empresa garantiu que a conta não tem qualquer ligação com a empresa.
Apesar de deletar seu conteúdo no TikTok e Instagram, o Duolingo manteve sua conta no YouTube intacta e continuou postando normalmente no X e no Threads.
Já Nessa terça-feira, 20, o perfil da marca no Instagram postou um vídeo em que uma pessoa, usando uma máscara da famosa coruja, diz ser parte do time de social media da marca e começa a fazer denúncias de que as coisas não estariam indo bem. Veja:
Compartilhe
Veja também
Decathlon inaugura loja com novo conceito em São Paulo
Unidade oferecerá experiência de compra mais fluida, tecnológica e acolhedora, além de refletir compromisso com a sustentabilidade
Claro dá nome a uma das salas Cinépolis do JK Iguatemi
Parceria também oferecerá 50% de desconto em ingressos para clientes da operadora em todas as salas da rede no País em qualquer dia da semana