O que faz a diretoria de Felicidade da Heineken?

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O que faz a diretoria de Felicidade da Heineken?

Área anunciada na última quinta-feira, 18, foi consolidada na Heineken como estratégia de crescimento e transformação de cultura organizacional


19 de maio de 2023 - 10h56

Nessa quinta-feira, 18, a Heineken anunciou a criação da diretoria de felicidade. Sob a liderança da psicóloga e profissional de Recursos Humanos, Lívia Azevedo, a nova área visa dar foco à felicidade dentro da organização.

Em linhas gerais, a atuação mira na criação de ambientes mais positivos para que os 14 mil colaboradores da Heineken no Brasil tenham mais realizações não só dentro da empresa, mas também na vida pessoal.

Diretoria de felicidade Heineken

Livia Azevedo, diretora de felicidade da Heineken (Crédito: Divulgação)

Apesar de inusitado para o mundo corporativo, o nome da diretoria tem origem em embasamento científico. A felicidade está intrinsecamente ligada à psicologia positiva de Martin Seligman. “Felicidade é intencional, única e individual. Existe uma ciência por trás que estuda isso e de acordo com os levantamentos que fizemos acreditamos nisso e queremos colocá-la em prática, pois é de fato o que vamos buscar de forma intencional para nossas pessoas”, diz Lívia, salientando a importância no impacto de bons resultados dentro de uma corporação.

Anteriormente, a temática foi introduzida na Heineken em 2020 pelo presidente do grupo, Mauricio Giamellaro. À época, Lívia atuava como HR Business Partner para a área de vendas e distribuição.

Saindo da pandemia, em 2022, a empresa firmou parceria com uma consultoria para mergulhar na questão da felicidade e lançou, em junho, uma pesquisa sobre o tema. O escopo passou a ser atendido dentro de uma diretoria de Cultura Organizacional. “Começamos o movimento que o Maurício tinha trazido como interesse de colocar na estratégia da companhia e, no final do ano, tive a honra de passar a olhar para a felicidade”, conta a executiva.

A diretoria de Cultura Organizacional continua existindo e, dentro de RH, abraça os pilares de Recrutamento e Seleção, Learning, Treinamento e Cultura.

A novidade é composta por profissionais de recursos humanos e da área da saúde, como psicólogos e médicos. O trabalho será pautado na realização de uma pesquisa quinzenal de felicidade composta por 6 perguntas aos colaboradores, embasadas no modelo PERMA, que prega que o bem-estar está embasado em cinco pilares: emoção positiva, engajamento, relacionamentos positivos, propósito e realização. Os resultados dão vazão à atividades de sensibilização e treinamento de liderança, bem como um acompanhamento mais próximo dos funcionários da Heineken.

Entre as ações práticas está o envio de kit tools mensais à gestores sobre os pilares do método PERMA a fim de realizar o letramento das lideranças e propor formas de inserir a teoria no cotidiano. Ademais, a diretoria realiza os chamados Laboratórios de Felicidade, com intervenções para, assim, aumentar o score de felicidade das áreas. O score geral da Heineken Brasil é de 8.6.

“O movimento é grande no sentido das pessoas tomarem consciência de como elas estão no controle da felicidade e como tem a oportunidade de transformar emoções negativas em positivas. Todo o conhecimento que adquirimos nesse período estamos transformando em ações e letramento, e está dando certo”, comemora Lívia. Também sob o guarda-chuva do núcleo, está o programa Heineken Cuida, criado durante a pandemia e que fornece suporte psicológico, de educação financeira, entre outros.

Diretoria de Felicidade como estratégia

Em 2023, a estratégia da Heineken Brasil tem como pilar principal as pessoas e, dentro desse âmbito, há um destaque para felicidade, bem-estar, diversidade, equidade e inclusão. Como parte de um plano a longo prazo e uma integração com a área de growth, a ideia é continuar investindo na jornada para integrar os resultados de felicidade com índices numéricos da organização.

Além disso, o plano é fechar o ano com um score de 8 pontos e a área já estipula também metas de response rate. Após a implementação inicial, a próxima etapa no ano que vem será cruzar os dados de felicidade com metas da companhia de forma mais consistente, com alinhamento de KPIs da Heineken com parâmetros de felicidade dos colaboradores.

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