Assinar

O salto de Marcos do gol para os negócios

Buscar

O salto de Marcos do gol para os negócios

Buscar
Publicidade
Marketing

O salto de Marcos do gol para os negócios

A despedida dos gramados pelo goleiro, ídolo com uma imagem sem rejeição entre as torcidas, abre oportunidades para as marcas


12 de janeiro de 2012 - 10h30

Desde o início do mês, o mundo do futebol se rendeu a um fato aguardado havia tempos, mas nem por isso menos surpreendente (principalmente pela extensão que teve). Quando o Palmeiras anunciou que Marcos, seu goleiro-mito, após quase 20 anos defendendo o clube, se retirava de campo, uma comoção se espalhou pelas redes sociais e pela mídia tradicional. O que chamou atenção foi que não apenas os torcedores do time alviverde demonstraram sua tristeza e respeito por aquele que se acostumaram a chamar de “São Marcos”. Mesmo os rivais históricos, os corintianos, renderam homenagens ao atleta, um dos nomes ligados à conquista do pentacampeonato do Brasil na Copa do Mundo, em 2002.

Ao explicar os motivos de sua retirada em coletiva de imprensa, realizada nesta quarta-feira, 11, Marcos admitiu: não tinha mais condições de ficar em forma. E, como sua regra de vida era entrar em campo para dar 100% de sua performance, o goleiro concluiu que não atingiria mais essa meta. Melhor, portanto, seria a aposentadoria.
A decisão vinha sendo pensada havia algum tempo (depois de tantas contusões e lutas contra a balança e perda de agilidade e impulso), mas foi em 2011 que o sinal de alerta começou a acender de verdade. Marcos se preparou para o momento de “pendurar as luvas”. Havia ainda a expectativa de que ele pudesse disputar o Campeonato Paulista, que começa no dia 21 de janeiro. Mas o corpo cobrou as décadas de dedicação ao esporte.

Ídolo com forte carisma, tanto que não tem rejeição entre as torcidas – uma característica que atraiu marcas –, Marcos agora poderá se dedicar mais a projetos de marketing esportivo e mesmo a planos na área social. O goleiro tem como patrocinadores pessoais Topper (contrato renovado em setembro passado até janeiro de 2015), Della Via (válido até este primeiro semestre) e Case, do Grupo Fiat (até o final de 2012). “Muita gente está me procurando. Mas vou descansar três semanas e aí verei os projetos”, disse. Segundo Juan Brito, ex-gerente de marketing do Palmeiras e que atualmente responde pelos acordos do atleta, Marcos já vinha sendo sondado por algumas empresas, mas o burburinho em torno de sua aposentadoria aumentou o interesse e as propostas se intensificaram. Por sinal, a marca Tenys Pé fechou acordo para apoiar o anúncio de sua despedida à imprensa.

Apesar da repercussão e desse maior interesse pelo goleiro, o momento é de planejamento. O Palmeiras está com diversos projetos que exploram a boa imagem de Marcos. O presidente do clube, Arnaldo Tirone, explicou que não seria imaginável abrir mão daquele que considera o maior ídolo palmeirense. E afirmou que entre abril e junho esses projetos devem ser apresentados. Uma das medidas já acertadas é que o site do clube terá espaço para a presença digital do agora ex-jogador, como site e acesso ao perfil de Marcos no Facebook. Além disso, mais produtos serão licenciados e livros estão sendo preparados (um deles com assinatura do jornalista Paulo Vinícius Coelho). Uma das expectativas é pela partida de despedida, que não tem data marcada, mas o próprio goleiro adiantou que poderia ser uma reedição dos embates Palmeiras x Corinthians na Libertadores de 1999 (quando o clube alviverde foi campeão) e de 2000, marcados pela eliminação do rival nos pênaltis, ou da decisão do mesmo torneio com o Deportivo Cali.

Pelo lado do Palmeiras, o clube corre para definir uma nova função para o ídolo. Oficialmente, o contrato se encerra no final deste ano. Uma cláusula já previa uma participação de Marcos em outras atividades. O departamento jurídico do time e mais os representantes do goleiro estudam o que essa função pode ser. Outro ponto a ser estudado no aspecto jurídico se refere aos produtos que levam a marca do “santo”. A Topper está com a nova linha que leva a assinatura de Marcos. A Adidas, patrocinadora do Palmeiras, também já conta com uma camisa que faz homenagem ao mito. De todo modo, a Topper continuará apostando forte na imagem de Marcos, tornando-o embaixador da marca.

Outra novidade é que Marcos, dono da clínica de fisioterapia São Marcos, na capital paulista – será embaixador da Nova Arena, o estádio do Palmeiras que está sendo construído pela WTorre. A informação ainda não foi confirmada de forma oficial. Mas o fato é dado como certo.

wrapswraps

Publicidade

Compartilhe

Veja também

  • Skala e Lola From Rio: a fusão que cria gigante de R$ 2 bilhões

    Skala e Lola From Rio: a fusão que cria gigante de R$ 2 bilhões

    Marcas do segmento de produtos capilares formarão uma única empresa, sob o comando do Advent International, fundo que adquiriu a Skala em 2024

  • Estadão inaugura site dedicado a animais de estimação

    Estadão inaugura site dedicado a animais de estimação

    Portal foi lançado nesta sexta-feira, 6, e reúne conteúdos jornalísticos, dicas de cuidados, alimentação saudável, análises de mercado e mais