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Marketing

Pedro Navio assume como CMO global da BRF

Executivo que deixou o comando da Red Bull, no ano passado, está há dois meses na empresa que vive um processo de reestruturação em seu comando


28 de março de 2017 - 16h39

Atualizada às 22h de 28/03

Luiz Gustavo Pacete e Mariana Stocco

 

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Pedro Navio (Crédito: Arthur Nobre)

O executivo Pedro Navio, que até dezembro do ano passado acumulava os cargos de CEO no Brasil e head para a América Latina da Red Bull, assumirá como Chief Marketing Officer (CMO) da BRF. Conforme Meio & Mensagem apurou, Navio está há dois meses na empresa em um processo de imersão e foi anunciado na noite desta terça-feira, 28.

Além de executivo, Navio também é investidor. Sua holding, a Play Capital, tem entre as empresas “investidas” a Pic-Me, de alimentação saudável, a Torcedores.com e a PiniOn, de pesquisas digitais. Em entrevista ao Meio & Mensagem, assim que saiu da Red Bull, Navio comentou sua decisão de deixar a empresa. “Ela foi tomada há dois anos e o motivo foi a necessidade de ter experiências de gestão em outros mercados”, disse.

A BRF não possuía a figura de um CMO. Em fevereiro de 2016, um ano após ocupar a função de general manager da BRF, Flavia Faugeres, que também era vice-presidente de marketing e inovação da companhia, deixou a empresa. Suas atribuições foram distribuídas em várias áreas: Rafael Ivanisk ficou responsável por vendas e marketing e Leonardo Byrro passou a cuidar de planejamento e distribuição.

Ivanisk deixará a companhia por decisão pessoal e Leonardo Byrro assume a VP de Supply, função anteriormente vinculada à VP de Operações. Alexandre Almeida, ex-CEO da Itambé, chega à BRF para assumir a liderança de negócios e, segundo a empresa, “conduzir o processo de integração e dar sequência às iniciativas prioritárias já em curso”.

Navio assume o marketing da BRF em um dos momentos mais desafiadores para a companhia que vive o reflexo da Operação Carne Fraca e já havia colocado em curso um processo de reestruturação diante de resultados não satisfatórios aos acionistas. Na semana passada, a empresa anunciou a criação de um grupo certificador de qualidade para “reatestar a adesão da companhia aos padrões internacionais de qualidade”.

Juntamente com o grupo certificador foi criado o Comitê Especial de Resposta, liderado por Luiz Fernando Furlan, ex-ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e conselheiro da BRF. O comitê especial de resposta acompanhará a situação atual da companhia. Ainda na semana passada, a empresa reforçou que “não compactua com práticas ilícitas e refuta qualquer insinuação em contrário. Caso seja verificado qualquer ato incompatível com a legislação aplicável, a BRF tomará as medidas cabíveis com o rigor necessário”, disse a companhia em nota.

Carreira na Red Bull

Pedro Navio entrou na Red Bull como estagiário em 2001, quando cursava comunicação na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Passou pelas áreas de vendas e marketing até assumir, em 2009, o comando da subsidiária brasileira e ir para a operação da América Latina em 2011. Ele foi o único estrangeiro a fazer parte do board global da Red Bull.

Na gestão de Navio, a operação brasileira saltou da 12º posição mundial para a quarta, com uma forte estratégia de construção de marca e desenvolvimento de projetos de patrocínio esportivo. Nessa área, a empresa acumula cases como a realização do Air Race, evento que reuniu um milhão de pessoas no Rio de Janeiro, em 2009, além da criação do Red Bull Brasil, equipe de futebol fundada em 2007.

 

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