PepsiCo aumenta investimento em marketing
Lucro cai, mas orçamento global de marketing subiu 11% no primeiro trimestre
Lucro cai, mas orçamento global de marketing subiu 11% no primeiro trimestre
Meio & Mensagem
19 de abril de 2013 - 12h41
Por Natalie Zmuda, do Advertising Age (*)
Os resultados do primeiro semestre divulgados pela PepsiCo nesta quinta-feira 18 mostraram que o lucro da gigante de snacks e bebidas caiu 5% em relação ao mesmo período do ano passado, mas também revelaram um grande salto nos investimentos em marketing e publicidade.
Os gastos com marketing e publicidade globalmente subiram 11% no primeiro trimestre, comparado com o primeiro trimestre de 2012, de acordo com o relatório da empresa. Isso contraria um grande número de multinacionais que têm sido conservadoras com seus orçamentos de marketing atualmente.
A PepsiCo continua a aumentar seus investimentos em marketing para as marcas-chave como Pepsi, Gatorade, Lay’s e Quaker. Em 2012, ela prometeu adicionar de US$ 500 milhões a US$ 600 milhões globalmente em suas principais marcas, uma promessa que a empresa diz ter mantido. O salto global no primeiro trimestre segue um pico de 30% de aumento nos investimentos em mídia mensurada nos EUA no último ano, chegando a um total de US$ 834 milhões, de acordo com o Kantar Media.
Durante uma conferência com analistas, Hugh Johnston, diretor financeiro, reiterou que gastos em publicidade e marketing irão compor no mínimo 5,7% das vendas, equiparando os investimentos de 2012.
Indra Nooyi, presidente da PepsiCo, afirmou que o programa de produtividade da companhia, de US$ 3 bilhões, está abrindo espaço para investimentos adicionais de marketing. A empresa planejou economizar US$ 900 milhões este ano.
“Com a produtividade que estamos desbloqueando, somos capazes de investir em drivers de crescimento como publicidade e lançamentos de produtos e, simultaneamente, melhorar as margens”, disse Nooyi a analistas.
(*) Tradução: Roseani Rocha
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